Um ano sem o Reitor Ícaro! Campus da UFC- Cariri homenageia o saudoso Reitor Ícaro de Sousa Moreira

Domingo, 19 Abril 2009 09:55
Na reunião solene conjunta CEPE/CONSUNI realizada no dia 17 do corrente, em homenagem ao Reitor Ícaro de Sousa Moreira, foi aprovada a resolução n° 03 do Conselho do Campus da UFC no Cariri, integrante do Processo P14222/08-16, relatado pelo diretor do Campus, Prof. Ricardo Ness, propondo ao CONSUNI que as instalações da UFC em Juazeiro do Norte passem a denominar-se REITOR ÍCARO DE SOUSA MOREIRA.

Abaixo, na íntegra, o relato do diretor do Campus da UFC no Cariri ao CONSUNI:

"Magnífico Reitor, Presidente do CONSUNI, prezados Conselheiros, prezadas Conselheiras, é incontestável a legitimidade das homenagens que iremos hoje prestar ao Prof. Ícaro, todavia seria preferível não precisar fazê-las. A não realização dessas homenagens significaria a permanência do Ícaro Reitor entre nós. Significaria a permanência do grande administrador, do renomado cientista, do adorável mestre, do visionário, do defensor da excelência no ensino superior público e gratuito, do líder nato, do entusiasta, do vencedor. Com a sua partida ficaram um imenso vazio e as lições por ele ensinadas. Suas lições são o alento que nos impulsiona as novas conquistas. Toda mudança começou com ele, sua administração significou o rompimento com modelos arcaicos. Com seu arrojo iniciou a caminhada da Universidade Federal do Ceará rumo ao lugar entre as melhores. Foi assim aqui na sede, foi assim lá no interior. Aproveitando um momento político favorável, iniciou efetivamente a descentralização da Universidade Federal do Ceará. Visitava com frequência o campus no Cariri. Prometeu e cumpriu, visitar-nos com regularidade. Sempre chegava com seu entusiasmo peculiar. Cobrava, mas sabia ouvir. Era justo. O curso de Medicina em Barbalha passava por momentos difíceis. Reconheceu a qualidade do que se aprendia ali. Convencido, foi a Brasília ter com o Ministro Haddad, um grande admirador seu, e voltou com vagas para professores e recursos para reformar as instalações. Em Juazeiro acompanhava nos detalhes a obra da primeira etapa, que não viu concluída. Admirava a paisagem no entorno do Campus, com o Padre Cícero a sua direita, Juazeiro a sua frente, Crato bem ao fundo, a esquerda Barbalha e, emoldurando tudo, a bela Chapada do Araripe. Queria mandar mobiliar lá uma sala para fazer dela um refúgio seu. Que seria para descansar! Ora, com certeza não! No certo iria lá, aproveitando o bucolismo da paisagem, para pensar uma UFC ainda melhor. Foi assim, numa breve, mas intensa convivência, baseada no respeito e admiração que os professores, servidores e alunos do Campus da UFC no Cariri conheceram o Reitor Ícaro e com ele aprenderam que feliz é aquele que ama o seu trabalho e a perseguir perseverantes a excelência. Reitor Ícaro, saberemos honrar o seu legado! Senhor presidente, senhores Conselheiros, senhoras Conselheiras, aos oito dias do mês de maio de dois mil e oito, o Conselho do Campus da UFC no Cariri, aprovou por unanimidade a resolução nominando as instalações do Campus da UFC no Cariri, em Juazeiro do Norte, REITOR ÍCARO DE SOUSA MOREIRA. Dado o exposto, e em cumprimento ao artigo 2° da resolução N° 04/CONSUNI, de 18 de março de 2008, que dispõem sobre a nominação dos espaços físicos da Universidade Federal do Ceará, para homenagear os que mais se destacaram em defesa do seu desenvolvimento institucional, submetemos à aprovação desse Conselho Universitário a proposta da homenagem do Campus da UFC no Cariri ao saudoso Reitor Ícaro de Sousa Moreira.