Início do Conteúdo

Sexta, 19 Outubro 2018 17:14

Aprovada Política de Comunicação da UFCA

Escrito por
O Conselho Superior Pro tempore da Universidade Federal do Cariri (Consup/UFCA) aprovou, nesta quinta-feira (18), a Política de Comunicação da instituição. Elaborada por servidores técnico-administrativos, professores e discentes do campo da Comunicação - após diálogo com os demais integrantes da comunidade acadêmica, estabelecido por meio de fóruns - o documento estabelece diretrizes, objetivos, normas e procedimentos para os processos comunicacionais da universidade. O cumprimento da Política será acompanhado pela Diretoria de Comunicação da UFCA (DCOM), que é responsável pela gestão da comunicação institucional da universidade e pelo assessoramento em comunicação do público interno.   Na prática, a comunidade acadêmica terá parâmetros - recomendados pela DCOM e aprovados pela gestão universitária - para executar suas ações em comunicação, o que envolve desde a confecção de cartazes ao gerenciamento de conteúdo na internet relacionado à UFCA. O objetivo da Política é que todas as ações de comunicação, de todos os agentes da comunidade acadêmica, estejam em consonância com a missão, com a visão e com os valores da UFCA - o que fortalece a reputação da universidade e contribui para o alcance de objetivos da instituição.   Segundo o diretor da DCOM, Gabriel Souza, a Política de Comunicação é um instrumento vital para a UFCA: "A tarefa de desenvolver a Política começou no primeiro semestre de 2017. Esse documento é de extrema importância para a instituição, pois - além de estar previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional - serve para estabelecer os princípios, os públicos e os procedimentos que a UFCA deve seguir relacionados à Comunicação", disse. A coordenadora de Jornalismo Institucional da UFCA, Emanoella Callou, afirma que a Política será revisada semestralmente e que o próximo passo da DCOM é promover reuniões com os setores e unidades da UFCA, para tratar das diretrizes do texto aprovado: "a Política de Comunicação da UFCA destaca a importância da Comunicação nos processos estratégicos da universidade. Com ela, esperamos que a universidade trabalhe cada vez mais alinhada com seus valores e princípios", afirmou.   Consup   O Conselho Superior Pro tempore da UFCA é um órgão deliberativo, normativo e consultivo, com competência para deliberar sobre matérias de caráter administrativo, financeiro, orçamentário e de desenvolvimento acadêmico e de pessoal. O Consup é presidido pelo Reitor Pro Tempore da UFCA, Ricardo Lange Ness. Saiba mais sobre a composição do Consup.  
A Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte, receberá amanhã (20) o evento “O Céu na Terra do Padre Cícero: Observação Astronômica Pública”. A partir das 18h, a comunidade terá acesso a equipamento próprio para visualização ampliada de corpos celestes. A observação, gratuita e aberta ao público, será uma oportunidade para todas e todos que tenham interesse em astronomia.   A ação integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), promovida por diversas instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é aproximar a academia da comunidade. Estão à frente da iniciativa o Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte, e a Universidade Federal do Cariri (UFCA).
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA), divulgou o resultado do lote 12 do programa Auxílio Emergencial e o lote 10 do programa Auxílio Óculos. Acesse aqui os resultados. Para que possa ser efetivada a concessão dos auxílios, os estudantes deferidos deverão: 1. Entregar cópia do cartão do banco ou de extrato de conta corrente em nome do estudante; 2. Entregar Termo de Compromisso (apenas para auxílio emergencial)  3. Apresentar originais (para conferência): - Das Carteiras de Trabalho e Previdência Social do candidato e de todos os membros do núcleo familiar - Do documento de identificação do candidato e de todos os membros do núcleo familiar, caso não tenham apresentado as cópias da Carteira de Trabalho, no processo seletivo.   A conferência é necessária para que possa ser efetivada a concessão do benefício e ocorrerá nos campi a seguir: Campus Juazeiro do Norte: Data: 05 a 19 de novembro Segunda : 8h às 11h e 13:30 às 20h. Terça a sexta: : 8h às 11h e 13:30h às 17h Local: PRAE (sala 201, bloco I)    Campus Brejo Santo: Data: 05 a  19 de novembro Horário: 17h às 22h Local: Sedop    O beneficiário que deixar de entregar o Termo de Compromisso e/ou os documentos originais para conferência, nos locais citados e dentro do prazo, ficará com o pagamento do benefício suspenso.    Auxílio Óculos  Após receberem o benefício, os estudantes contemplados com o Auxílio Óculos terão que comprovar a aquisição de óculos, por meio de nota fiscal em nome do beneficiário, no prazo de até 30 dias  úteis.  Indeferidos  Os estudantes indeferidos podem interpor recurso até 22 de outubro pela plataforma forms. Se o indeferimento  foi em razão de documentação incompleta, poderá realizar nova inscrição também pela Plataforma Forms e entregar a documentação pendente, entre 24 e 31 de outubro de 2018.    Dúvidas sobre o resultado: Serviço Social – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221.9364 Saiba mais sobre os Programas de Assistência Estudantil da Prae. Acesse a documentação para solicitação dos auxílios.
O Conselho Superior Pró-Tempore da Universidade Federal do Cariri (Consup/UFCA), reunido nesta quinta-feira, 18 de outubro, aprovou a publicação de nota em defesa do Estado Democrático de Direito e contra a violência. O Conselho é o órgão superior deliberativo e consultivo da UFCA em matéria de política e de planejamento, atualmente composto por trinta e seis membros entre gestores e representantes do corpo docente, servidores técnico-administrativos e estudantes. Leia na íntegra:   UFCA pela construção de uma sociedade mais justa, humana e apartada da violência Diante do quadro de ameaças ao Estado Democrático de Direito, de desrespeito à dignidade humana e do discurso de ódio que toma corpo no seio da nossa sociedade, a Universidade Federal do Cariri não poderia se furtar a manifestar, de forma veemente, seu repúdio a todos os posicionamentos geradores de violência de cunho político-partidário, racista, homofóbico, misógino e contra culturas minoritárias que têm crescido no período anterior ao segundo turno eleitoral no Brasil. Como universidade pública, a UFCA manifesta-se contrária à condução do país pelo caminho do afastamento da garantia dos direitos individuais, bem como daqueles adquiridos pelos trabalhadores. Defendemos os interesses de uma nação brasileira soberana com o fortalecimento da sua economia, da sua ciência, da sua tecnologia e da sua inovação, com respeito ao meio ambiente e às manifestações culturais. Ressaltamos ainda, como instituição de ensino, nossa defesa pelo Estado Democrático de Direito e pelos princípios fundamentais da soberania, da cidadania, da dignidade  humana, do pluralismo político e dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. É oportuno lembrar que a República Federativa do Brasil considera que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, e garante aos brasileiros e estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. A UFCA, como instrumento para a consolidação da democracia que é, solidariza-se com as instituições de ensino que foram palco de ataques a pessoas e ao patrimônio e lamenta pelos inúmeros casos de violência por motivação política que se espalham no país.  Que as instituições de ensino superior possam, neste momento crítico, fortalecer-se enquanto espaços de livre debate e liberdade de expressão, protegidos de qualquer tipo represália e violência. Diante das marcas de opressão  que vêm se materializando em nossa sociedade, informamos que, independente do resultado das eleições, permaneceremos vigilantes, exercendo de forma autônoma - conforme nos garante a Constituição Federal - a crítica social pela defesa da democracia, dos direitos humanos, da inclusão social e da educação pública, gratuita e de qualidade, sempre que necessário. Conselho Superior Pró-Tempore da UFCA 18 de Outubro de 2018
O projeto Cine Sustentável exibirá mais uma vez o filme "A Lei da Água" na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Exibido no último dia 4 no campus Juazeiro do Norte, será a vez do campus Brejo Santo receber a iniciativa. Amanhã (19), o documentário, com 1h19 de duração, será exibido no Cine Teatro Professor Júlio Macedo, na Avenida Antônio Florentino, próximo ao Liceu Professor José Teles de Carvalho, a partir das 16h30.    A inscrição no Cine Sustentável é gratuita e deve ser feita no site do evento. A presença no Cine será certificada com carga horária de 2h.Após a exibição do filme, haverá debate sobre o tema principal da obra. Além disso, serão enviados para os inscritos formulários on line para que os participantes possam enviar suas considerações acerca da sustentabilidade no campus Brejo Santo em 2018. Os participantes terão 48h para responder. Essa atividade resultará numa carta pública intitulada: A visão do campus Brejo Santo acerca do momento atual da Sustentabilidade no campus e na região em 2018.  Cine Sustentável A exibição do documentário Lei da Água objetiva proporcionar uma reflexão sobre sustentabilidade a partir de temas como crise hídrica no Brasil, preservação de florestas e impactos do novo código florestal na alteração dos recursos naturais atualmente disponíveis.    O Cine Sustentável é promovido pela Divisão de Educação para Sustentabilidade, pertencente à Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS). A CGS, por sua vez, integra a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).    Serviço   Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan/UFCA) Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS) Divisão de Educação para Sustentabilidade \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221-9352  
O curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA) atingiu conceito 4, de um máximo de 5, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), aplicado em 2017. Os resultados foram divulgados no último dia 9 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que promove a prova desde 2004. Com o conceito 4, o curso da UFCA está entre as 23 melhores formações em Engenharia Civil do Nordeste.   De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Civil da UFCA, Flávio Augusto, o resultado no Enade reflete o empenho conjunto de servidores, professores e alunos: "Ficamos felizes com o resultado. Sentimos que estamos contribuindo com o crescimento e desenvolvimento da região do Cariri. Possuímos uma equipe de docentes composta, em sua maioria, por doutores que atuam em sua área de pesquisa e formação. Nossos alunos, além de adquirirem uma visão crítica e ativa sobre a Engenharia, participam de programas de extensão e empresa júnior. Temos tido retorno positivo tanto dos formandos quanto das empresas que recebem nossos estudantes para estágio", disse.   Enade   O Enade, obrigatório para estudantes de cursos de graduação públicos e privados, em todo o Brasil, avalia o desempenho de concluintes em relação aos conteúdos propostos, às habilidades e às competências desenvolvidas durante as formações. Todos os cursos superiores ofertados no Brasil foram divididos em 3 grupos. Assim, a cada ano, um desses grupos é submetido ao exame. O conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes nas provas.   Em 2018, o conjunto de cursos que deverá prestar o Enade abrange 4 formações oferecidas pela UFCA: Administração, Administração Pública, Design e Jornalismo. O curso tecnólogo em Design de Produto, no entanto, já não recebe mais novos alunos e o bacharelado - que vai substituí-lo em definitivo quando os últimos estudantes do curso tecnólogo se formarem - foi criado este ano e, portanto, ainda não tem estudantes concluintes.   Saiba mais sobre o Enade 2018  
Com o tema "O pensar-fazer do jornalismo: o mundo do trabalho e a comunicação digital",  a terceira edição da Semana de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) começa hoje (16), às 19h, no auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte. A programação segue até o próximo dia 18 de outubro, com o objetivo de repensar o fazer jornalístico em tempos de hiperconectividade.  O evento reunirá palestras, cine clubes, debates e lançamento de revistas, incluindo produções do curso de jornalismo da UFCA. Nas ocasiões, serão discutidos temas como a produção, a circulação e a configuração de notícias digitais e, ainda, direitos trabalhistas do jornalista na era digital.   Revista Bárbaras Na programação de abertura, a UFCA lança a revista experimental Bárbaras, que dá visibilidade a histórias de vida de mulheres no Cariri. Resultado de um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), o nome da revista é uma homenagem à revolucionária e ativista política Bárbara de Alencar. Ela, natural de Exu-PE, é conhecida por liderar uma revolução na Vila Republicana do Crato e foi considerada a primeira presa política do Brasil, torturada numa prisão de Fortaleza no contexto da Revolução Pernambucana de 1817.   Entre as histórias na revista, há também a narração da trajetória de vida da integrante do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), Valéria Carvalho, e da integrante de movimentos sindicais rurais, Fátima Alves.   Todo o evento é gratuito e aberto ao público. A inscrição nas atividades será realizada antes do início de cada uma delas. Os participantes que obtiverem o mínimo de 12h no evento terão presença certificada. Confira a programação  
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), divulgou, na última sexta-feira,12, Nota Pública contra a violência, em defesa da democracia.  A entidade representa oficialmente as universidades federais na interlocução com governo e sociedade. Leia abaixo a nota  na íntegra, ou acesse na página da Andifes.    Nota Pública da Andifes contra a violência, em defesa da democracia A sociedade brasileira encontra-se dividida, vivendo hoje um processo eleitoral decisivo para seu destino. Como sabemos, episódios de violência relacionados a eleições ocorrem em cada pleito, sendo todos eles condenáveis, pois trazem componentes de violência ao que deveria ser momento de reflexão e debate. Neste pleito, entretanto, estamos constatando um perigoso agravamento do conflito, que compromete a própria natureza da decisão democrática. Primeiro, mais que o debate, é o conflito que se estende como nunca a toda a sociedade, empobrecendo a argumentação e diminuindo o valor mesmo do convívio democrático e das garantias próprias de um estado democrático de direito. Segundo, episódios de intolerância e violência (física ou simbólica) são hoje constatados até no ambiente de nossas universidades, que, como espaço essencialmente democrático, devem ser lugar natural do embate de ideias, da diversidade, da argumentação, e não de agressão e intolerância. A ANDIFES vem assim externar seu firme repúdio à cultura do ódio e da violência, que ora ameaça a sociedade e as universidades públicas, por meio de constrangimentos, ameaças e agressões. Em particular, no espírito e na letra da Constituição Federal, são deploráveis os ataques motivados por racismo, homofobia e toda ordem de preconceito que atinja direitos e liberdades individuais, não devendo qualquer cidadão com responsabilidade pública lavar as mãos e alegar neutralidade diante dessas ações, nem dos discursos eivados de violência que as suscitam. A ANDIFES junta-se, enfim, a todos os dirigentes e membros da comunidade acadêmica que ora envidam esforços por defender a democracia e por reforçar os laços de solidariedade em nossas instituições universitárias, que, como instituições públicas, gratuitas e inclusivas, são um exemplo de participação e decisão coletiva, bem como lugar de produção de conhecimentos, formação de cidadãos e defesa ativa dos direitos humanos, servindo assim à redução de desigualdades e à ampliação de direitos em nosso país.    
Os Jogos Universitários da Universidade Federal do Cariri (UFCA) serão realizados no período de 22 a 25 de novembro de 2018 nos campi Crato e Juazeiro do norte. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT/UFCA), com o intuito de estimular a integração entre os membros da comunidade acadêmica, proporcionar aos participantes experiências esportivas de caráter de lazer, além de congregar as ações esportivas desenvolvidas por estudantes bolsistas ao longo do ano.  Neste ano, as modalidades em disputa serão: basquetebol, futsal, handebol adaptado 5x5 e voleibol (misto), nas modalidades de quadra e tênis de mesa,  xadrez (misto) e atletismo (100m rasos), nas modalidades individuais. O período de inscrições terá início em 10 de outubro e encerra-se em 1º de novembro de 2018. A inscrição das equipes e atletas será realizada por meio de formulário eletrônico. As equipes/atletas deverão ainda doar 1kg de alimento não perecível por atleta, a fim de apoiar atividades de entidade beneficente a ser escolhida junto aos representantes das equipes.   Acesse o regulamento da competição. Mais informações pelo e-mail: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .Documentos úteis: Termo de autorresponsabilidade Termo de responsabilidade Modelo de recurso Ficha de inscrição
As inscrições para os cursos presenciais de inglês do Programa Inglês Sem Fronteiras - IsF/UFCA foram prorrogadas até 15 de outubro de 2018. Poderão se inscrever apenas quem possuir resultado do TOEFL ITP feito pelo Programa IsF ou se já tiver feito o teste de nivelamento do “My English Online (MEO)”.  Se o estudante não fez o TOEFL ou ainda não está no MEO, é possível inscrever-se no MEO e fazer o teste de nivelamento para se inscrever nas aulas presenciais. Serão ofertadas turmas nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Para inscrever-se nas aulas presenciais, acesse o site do IsF, faça seu login no sistema e clique no botão azul "aulas presenciais".   Serviço Programa Idioma sem Fronteiras (IsF/UFCA)  e-mail:  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 249