Eduroam substituirá rede UFCA para conexão à internet até o fim de março

Segunda, 11 Março 2019 10:28
Eduroam substituirá rede UFCA para conexão à internet até o fim de março Divulgação: DTI/UFCA

Nesta segunda-feira (11), a Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Cariri (DTI/UFCA) inicia uma campanha de divulgação da conexão à internet via education roaming (eduroam) - um serviço de acesso sem fio à rede mundial de computadores desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Presente em mais de 100 territórios, de cinco continentes, a rede eduroam oferece acesso à internet em diferentes instituições do Brasil e do mundo com o mesmo login e a mesma senha utilizados na instituição de origem. Desde 15 de março de 2017, a UFCA oferece conexão à internet nos seus campi via eduroam. Assista a tutoriais de conexão à eduroam na UFCA para sistemas Android, IOS e Windows 10. A seguir, confira um vídeo de apresentação do serviço:

Com a campanha, a DTI objetiva que os usuários da atual rede UFCA migrem para a rede eduroam antes da desativação da primeira, prevista para o fim deste mês. Segundo o Coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da DTI/UFCA, Taciano Pinheiro, a conexão via eduroam é segura e simples: "[Para se conectar], basta que servidores e colaboradores terceirizados usem as suas respectivas credenciais do Sipac [Sistema Integrado de de Patrimônio, Administração e Contratos] ou, no caso dos estudantes, do Sigaa [Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas]. Quem não tem acesso a nenhum desses dois sistemas vinha utilizando a rede UFCA_Visitantes, na qual não haverá mudanças", disse.

Eduroam

A iniciativa teve início em 2002, na Europa, chegando ao Brasil no segundo semestre de 2012. Para ser uma instituição provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe): uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP). "A adesão [da UFCA] à rede eduroam junto à RNP não gerou custos financeiros diretos. Investimos em equipamentos de rede sem fio, switches, cabeamento de rede, racks - que são gastos  necessários em qualquer rede sem fio, independente se utiliza ou não a eduroam", explica Taciano.

Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA)
Sala 404, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9400