Dia C da Ciência movimenta a IV Mostra UFCA com observação em telescópio e palestras científicas

Quarta, 25 Outubro 2017 18:44
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Dia C da Ciência, mobilização nacional que envolveu as instituições de ensino superior com o objetivo de mostrar à sociedade a importância da produção de pesquisas, foi realizado dentro da programação da IV Mostra UFCA. Neste dia 25, seguindo calendário nacional, as atividades, realizadas no campus Juazeiro do Norte, contaram com observação das estrelas em telescópios, oficina de Astrofotografia, exibição de filmes, além de palestras científicas. As ações foram organizadas pelo Núcleo de Divulgação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI) da UFCA.

Das 18h às 21h, no estacionamento do campus, ocorreu sessão pública de observação astronômica, com telescópios à disposição da comunidade para observação dos astros. No mesmo momento, aconteceu a oficina de Astrofotografia, com os professores Ariel Adorno de Sousa (Universidade Federal de Rondônia) e Wilami Teixeira da Cruz (Instituto Federal do Ceará, Juazeiro do Norte).

No período da tarde, no auditório principal do campus Juazeiro do Norte, foi realizada a mesa redonda  “Matemática no Cariri: Desafios e Experiências”, mediada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFCA, professor Juscelino Pereira Silva, que contou com a participação do professor Mário de Assis Oliveira (Universidade Regional do Cariri), da professora Maria Silvana Alcântara Costa (Universidade Federal do Cariri) e do professor Flávio França Cruz (Universidade Regional do Cariri).

Na oportunidade, os convidados traçaram uma perspectiva da história do ensino em Matemática na região do Cariri. O professor Mário de Assis falou sobre o processo de contratação de docentes na Universidade Regional do Cariri, que passou a ter mais professores da região, à medida em que os estudantes se formavam no curso. Mário também salientou que o investimento em graduação é de longo prazo, mas traz resultados duradouros.

A professora Silvana destacou a falta de investimentos em melhorias no ensino básico como um problema que afeta o ensino superior. Segundo ela, “uma boa educação básica ajuda e muito na formação do estudante de graduação”. A professora falou também das experiências com o Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), programa em rede nacional que a UFCA faz parte. Ressaltou ainda a necessidade de se criar cursos de pós-graduação em Matemática da própria região para capacitação dos profissionais.

Reforçando que o papel da Universidade é modificar a comunidade em que está inserida, o professor Flávio França Cruz abordou os desafios de se implantar a pesquisa em Matemática no Cariri. Segundo o professor, um dos maiores obstáculos é a falta de incentivo para as competições de matemática, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, cujo papel é fomentar a participação estudantil no setor de pesquisas.

Logo depois da mesa, houve ainda a palestra Uma Viagem do Passado ao Futuro: Caminho das Estrelas, em que o professor Ariel Adorno de Sousa (UNIR) abordou a história do surgimento dos astros e o início da Astronomia.

Manhã

A manhã iniciou com palestra sobre a importância da Física no estudo de Paleontologia, proferida pelo professor João Hermínio da Silva (UFCA). Após a palestra, o professor Hebert di Tarso Fernandes Facundo (UFCA) apresentou as perspectivas do ensino superior em Ciência e Tecnologia na palestra “Construindo Uma Vida Acadêmica Em Ciência e Tecnologia”.

O professor contou sobre suas experiências como doutorando nos EUA, além de falar do seu projeto de pesquisa na área da Cardiologia, cuja parte prática foi totalmente concebida nos laboratórios do campus de Medicina da UFCA. Segundo o docente, o fato de experimento ter sido feito com os recursos da própria universidade demonstra o potencial dos estudos em Ciência e Tecnologia na UFCA.

As atividades da manhã finalizaram com a exibição do documentário “O Mistério da Matemática”, por meio do projeto Cine Ciência. Coordenado pelo professor José Euclides Gomes da Silva, do Centro de Ciência e Tecnologia da UFCA, o projeto, vinculado à Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), tem como objetivo a divulgação científica através de recursos audiovisuais.

Dia C da Ciência

Realizado em instituições de todo o Brasil, por iniciativa do Colégio de Pró-Reitores de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), o Dia C da Ciência teve como objetivo promover um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para mostrar à comunidade a importância das pesquisas e como influenciam o cotidiano de todo cidadão.

A data, 25 de outubro, foi escolhida por estar inserida dentro da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A expectativa é que a atividade passe a ser realizada anualmente, sempre no período da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, criando então a cultura do Dia C.

Veja imagens do Dia C da Ciência na UFCA:

IV Mostra UFCA: Dia C da Ciência

Lido 1963 vezes