Professores da UFCA são aprovados em programa de bolsas em pesquisa da Funcap

Quarta, 23 Março 2016 15:37
Seis professores da Universidade Federal do Cariri foram selecionados entre 250 propostas no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). A iniciativa visa promover a atuação de pesquisadores doutores com boa produtividade científica em desenvolvimento e inovação tecnológica em instituições de ensino superior ou pesquisa, localizadas em cidades do interior do Ceará.

Os professores selecionados foram: Maria do Socorro Vieira dos Santos, da Faculdade de Medicina; Juan Carlos Alvarez-pizarro e Antônio Nélson Lima da Costa (Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade); João Hermínio da Silva e Francisco José de Paula Filho (Centro de Ciências e Tecnologia) e Francisco Nascimento Pereira Junior (Instituto de Formação de Educadores). As propostas passaram por análise criteriosa das Câmaras de Assessoramento Técnico-Científico da Funcap, que considerou critérios como qualidade, regularidade e volume da produção científico-tecnológica.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Francisco José de Paula Filho, “é estratégico para a universidade ter professores bolsistas de produtividade nos programas da FUNCAP e do CNPq, porque eles se tornam representantes da instituição no sistema de ciência e tecnologia do Estado e do País”.

Ainda conforme o pró-reitor, a aprovação dos professores possibilita à UFCA buscar financiamentos para projetos, visto que aumenta o poder da universidade na captação de recursos em editais das agências de fomento à pesquisa. Os grupos de pesquisa e os programas de graduação também podem ser beneficiados com o aumento do número de bolsistas de produtividade. “Quanto mais bolsistas de produtividade a universidade tem, significa dizer que está crescendo seu nível de desenvolvimento científico e tecnológico”, compara o pró-reitor Francisco José de Paula.

As cinquenta e nove propostas aprovadas no edital serão financiadas com valor global estimado em R$ 5,4 milhões, recursos oriundos do Fundo de Inovação Tecnológica. Os professores aprovados pela Funcap se juntam aos de produtividade em pesquisa do CNPq, professores Luiz Alberto Ribeiro Mendonça, da área de Águas Subterrâneas e Poços Profundos, e Paulo Renato Alves Firmino da área de Pesquisa Operacional, ambos do Centro de Ciência e Tecnologia.

Lido 2050 vezes