PRPI participa de encontro estadual de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação

Segunda, 21 Março 2016 17:26
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPI), esteve presente na última quinta, 17, em encontro, que reuniu os Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação das quatro instituições federais de ensino superior do Ceará - Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

O encontro aconteceu no Centro de Tecnologia da UFC, em Fortaleza, após a Aula Magna de abertura dos cursos de pós-graduação da universidade. O principal objetivo da reunião entre os Pró-reitores é a criação de um fórum estadual, articulado entre as universidades, que debata, proponha e desenvolva ações de pesquisa e pós-graduação em nível regional.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFCA, professor Francisco José de Paula Filho, representante da instituição no encontro, a criação do fórum facilita a efetivação de ações coletivas e fortalece a representatividade. “Por estarmos nascendo agora, enquanto UFCA, fica difícil ocuparmos espaços de representatividade, precisamos trabalhar conjuntamente.”

A iniciativa de criar o fórum estadual é recente, surgida durante encontro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) em 04 de março, também realizado em Fortaleza.

Atualmente, existe, em âmbito nacional, o Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP). A proposta do fórum estadual é de ser semelhante ao FOPROP, exceto os objetivos que tratariam de especificidades regionais. Os próximos encontros serão bimestrais, com data e locais ainda não definidos.