Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute sobre desenvolvimento sustentável

Quinta, 15 Outubro 2015 16:47
A Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), promove a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, nos dias 19 e 20 de outubro, com o tema "Luz, ciência e vida". O evento, que ocorre em todo o Brasil, é realizado sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia. Pela primeira vez, a UFCA participa com atividades.

No dia 19, das 15h às 17h, haverá a palestra "Oportunidades de parcerias em pesquisa entre a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE)", com o professor André Galembeck, diretor do CETENE. No dia 20, das 9h às 11h, será realizada a mesa redonda "Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável do Cariri". O debate contará com a participação dos professores André Galembeck, Celme Torres (pró-reitora de Pesquisa e Inovação da UFCA) e Allysson Pinheiro (pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da URCA).

Todas as atividades ocorrerão no auditório do campus da UFCA em Juazeiro do Norte. Os interessados podem se inscrever no momento das palestras. Haverá emissão de certificado aos  participantes.

O professor Francisco José de Paula Filho, coordenador de Inovação da PRPI, disse que o evento será uma oportunidade de manter contato com o CETENE e firmar possíveis parcerias. A instituição, com sede em Recife (PE), atua nas áreas de Biotecnologia, Microeletrônica, Nanotecnologia e atende às universidades e empresas de todo o Nordeste.

Ele ressaltou ainda a participação da UFCA no evento nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “É um momento para refletir o andamento das pesquisas na UFCA, o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação e também como podemos contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.

Semana

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi estabelecida pelo Decreto nº 5.101, de 8 de junho de 2004. Conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizar atividades de divulgação científica em todo o País.

Este ano a escolha do tema da Semana se baseia em decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A iniciativa mundial pretende destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.