Início do Conteúdo

Uma nova publicação digital passou a integrar a Plataforma eBooks, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA). O Decênio UFCA  apresenta o histórico de 10 anos do curso de Administração, Administração Pública, Agronomia e Música, com o intuito de relembrar e comemorar a existência da primeira década dos cursos citados. Além disso, a publicação também comemora a expansão e interiorização da rede pública federal universitária no Cariri, com a criação da UFCA.   O novo item já está disponível para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 23 publicações digitais.    Plataforme eBooks   A plataforma eBooks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books.   Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor.   Serviço Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA) Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9325 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Nesta segunda-feira (11), a Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal do Cariri (DTI/UFCA) inicia uma campanha de divulgação da conexão à internet via education roaming (eduroam) - um serviço de acesso sem fio à rede mundial de computadores desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. Presente em mais de 100 territórios, de cinco continentes, a rede eduroam oferece acesso à internet em diferentes instituições do Brasil e do mundo com o mesmo login e a mesma senha utilizados na instituição de origem. Desde 15 de março de 2017, a UFCA oferece conexão à internet nos seus campi via eduroam. Assista a tutoriais de conexão à eduroam na UFCA para sistemas Android, IOS e Windows 10. A seguir, confira um vídeo de apresentação do serviço:     Com a campanha, a DTI objetiva que os usuários da atual rede UFCA migrem para a rede eduroam antes da desativação da primeira, prevista para o fim deste mês. Segundo o Coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da DTI/UFCA, Taciano Pinheiro, a conexão via eduroam é segura e simples: "[Para se conectar], basta que servidores e colaboradores terceirizados usem as suas respectivas credenciais do Sipac [Sistema Integrado de de Patrimônio, Administração e Contratos] ou, no caso dos estudantes, do Sigaa [Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas]. Quem não tem acesso a nenhum desses dois sistemas vinha utilizando a rede UFCA_Visitantes, na qual não haverá mudanças", disse.   Eduroam A iniciativa teve início em 2002, na Europa, chegando ao Brasil no segundo semestre de 2012. Para ser uma instituição provedora do serviço, o único requisito é estar homologada na Comunidade Acadêmica Federada (CAFe): uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras gerenciada pela Rede Nacional de Pesquisas (RNP). "A adesão [da UFCA] à rede eduroam junto à RNP não gerou custos financeiros diretos. Investimos em equipamentos de rede sem fio, switches, cabeamento de rede, racks - que são gastos  necessários em qualquer rede sem fio, independente se utiliza ou não a eduroam", explica Taciano.   Serviço Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI/UFCA) Sala 404, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9400 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou o edital 01/2019/PRPI/FUNCAP, do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), que trata da seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de iniciação à pesquisa científica ou tecnológica coordenados por servidores da UFCA, em qualquer área do conhecimento. Idealizado como componente de uma política institucional de fomento e amparo à pesquisa, o edital foi viabilizado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) visando a concessão de bolsas a estudantes de graduação para participação em projetos de iniciação científica ou tecnológica na UFCA.  Para submeter propostas ao edital é necessário ser pesquisador(a) portador(a) do título de doutor(a), devidamente cadastrado em seu currículo Lattes e fazer parte do quadro permanente de servidores da UFCA, em efetivo exercício, seja como docente em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas, ou como servidor técnico-administrativo, também em regime de 40 horas. Maiores informações em http://prpi.ufca.edu.br ou pelo e-mail  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Terça, 05 Fevereiro 2019 11:31

Plataforma e-Books ganha novas publicações

A Plataforma e-Books, que reúne publicações eletrônicas relacionadas à atividade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ganhou novos oito exemplares digitais. As novas publicações são anais de encontros e congressos, cartilhas e coletâneas de artigos. Os novos itens já estão disponíveis para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 22 publicações digitais. A plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books. Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor.   Números ISBN e ISSN Todos os livros eletrônicos oficiais recebem uma identificação internacional: o International Standard Book Number (ISBN). O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, é a Agência Brasileira ISBN a responsável por atribuir o ISBN a uma publicação, supervisionada pela Biblioteca Nacional em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes – organização sem fins lucrativos de apoio à pesquisa e à leitura. A identificação internacional difere a publicação oficial eletrônica de uma publicação comum, exportada de editores de texto sem formalidade. Especificamente as publicações seriadas, como as revistas científicas, recebem outra identificação: o International Standard Serial Number (ISSN), mantido pela ISSN Network – uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris. No Brasil, quem atribui o código ISSN a uma publicação seriada é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).   Serviço Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA) Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9325 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no último dia 11, o resultado preliminar da Chamada Pública 09/2018, que concederá bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) a estudiosos de destaque em todo país. Nessa edição, mais um docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi reconhecido com uma bolsa PQ do CNPq. Com seu trabalho no estudo físico-químico de fósseis das Bacias do Araripe e do Parnaíba, o professor do Centro de Ciencias e Tecnologia (CCT/UFCA) João Hermínio da Silva se tornou o quarto pesquisador da UFCA a conquistar uma bolsa do tipo. Antes, os professores Sami Jorge Michereff, do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA); Paulo Renato Alves Firmino e José Euclides Gomes da Silva (ambos do CCT/UFCA) já haviam conquistado o reconhecimento. De acordo com a descrição do último edital de bolsas PQ, o objetivo do programa é "valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento e incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade".  "A nossa universidade é nova e isso [a concessão da bolsa] vai demonstrando a nossa qualidade. Eu sou egresso da UFC [Universidade Federal do Ceará] e comecei esse estudo quando vim para o Cariri com uma bolsa DCR [Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional] pela Urca [Universidade Regional do Cariri]", explica o professor Hermínio. As bolsas DCR são concedidas pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), em parceria com o CNPq, a doutores com experiência comprovada na execução e coordenação de projetos científico-tecnológicos e de inovação, para uso em despesas de logística e infraestrutura laboratorial. Análise de fósseis Hermínio explica que, na prática, seu trabalho consiste em coletar fósseis das Bacias do Araripe e do Parnaíba para compreensão e descoberta de recursos naturais locais: "Esse projeto tem uma grande importância científica para os estados do Ceará e do Piauí, pois essas bacias abrigam uma intensa concentração fossilífera em grande estado de preservação. Nós utilizamos técnicas de espectroscopia e microscopia para fazermos interpretações paleoambientais. Nosso propósito atual é tentar encontrar 'DNA' em um fóssil", relata. Após as análises, os materiais coletados das bacias são tombados e entregues a algum laboratório. A equipe do professor tem cerca de 15 pesquisadores – entre estudantes de iniciação científica, de mestrado e de doutorado, de áreas como Biologia, Geologia, Química e Engenharias. Com o trabalho nas bacias, eles já publicaram artigos sobre peixes, camarão, plantas, coprólitos e insetos: “Publicamos nosso primeiro artigo com fragmentos ósseos de um dinossauro terópoda da Formação Ipubi. Mais recentemente, publicamos o artigo Trowing light on an uncommon preservation of blattodea from the Crato Formation (Araripe Basin, Cretaceous), Brasil, na Revista Brasileira de Paleontologia: Trata-se de um fóssil de 115 milhões de anos", explica. Com a conquista da bolsa PQ, Hermínio acredita que o trabalho do grupo de pesquisadores dos fósseis tende a aumentar: "Todos aqueles que realizam quaisquer tipo de pesquisas desejam sim ser bolsistas do CNPq. Então, para nós, a responsabilidade aumenta mais ainda”, finaliza. Serviço Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Coordenadoria de Pesquisa  Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9327 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA) Sala 16, bloco A – campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9200 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quinta, 13 Dezembro 2018 12:20

Errata: Chamada Universal do CNPq

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve não nove, mas dez projetos aprovados na Chamada Universal 2018: um edital de incentivo financeiro à pesquisa, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Pela Chamada Universal, o CNPq apoia financeiramente, todos os anos, projetos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovador do país, em qualquer área do conhecimento. O resultado da Chamada 2018 foi divulgado no último dia 5 de dezembro.     Em publicação anterior, foram divulgados apenas os projetos aprovados na faixa A do edital, categoria que prevê o repasse de até R$ 30 mil para cada iniciativa contemplada. A Chamada Universal do CNPq prevê outras duas faixas: a B, de até R$ 60 mil, e a C, de até R$ 120 mil. Ao todo, serão distribuídos R$ 200 milhões, entre 5.572 projetos de pesquisa aprovados em todo Brasil. Os recursos serão liberados em até três parcelas.    Na UFCA, além dos nove projetos aprovados na faixa A, foi aprovada no edital do CNPq, na faixa B, a pesquisa "Avaliação dos efeitos do canal mitocondrial de potássio sensível ao ATP: sobre a Hipertrofia Cardíaca em corações de camundongos submetidos à restrição calórica", do bioquímico Heberty Di Tarso Fernandes Facundo, professor da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA).    Na lista a seguir, os projetos da UFCA contemplados pela Chamada Universal 2018 do CNPq:    Faixa B   1. "Avaliação dos efeitos do canal mitocondrial de potássio sensível ao ATP: sobre a Hipertrofia Cardíaca em corações de camundongos submetidos à restrição calórica", proposto pelo professor da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), Heberty Di Tarso Fernandes Facundo.   Faixa A   1. "Taxonomia do filo porifera para o Estado do Ceará: inventário faunístico", proposto pelo professor do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), George Santos;    2. "Biossensores eletroquímicos estruturados com proteínas redox de cogumelos silvestres", proposto pelo professor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA), Thiago Mielle;    3. "Flexibilização das relações de trabalho na economia do compartilhamento: um estudo no nordeste brasileiro", proposto pelo professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Jeová Torres;    4. "Web semântica e web pragmática: estudo de representação e recuperação de informação em acervos informacionais digitais", do professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Denysson Axel;    5. "Consumo colaborativo e economia criativa na região do Cariri", da professora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Beatriz Gondim;    6. "Mapeamento da maturidade tecnológica e da demanda tecnológica da região do Cariri", do professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/UFCA), Elias Pereira;    7. "Biogeoquímica de metais traço em estuário sob clima semiárido: contribuição para monitoramento das mudanças ambientais no Delta do rio Parnaíba", do professor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA), Francisco José de Paula.    Outros dois projetos foram aprovados na faixa A, propostos pelos professores Francisco Wirley, do Instituto de Formação de Educadores, em Brejo Santo, e José Euclides Gomes, do curso de Engenharia Civil da UFCA.    Serviço Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) St. de Habitações Individuais Sul - Blocos A, B, C, D - Lago Sul, Brasília - DF (61) 3211-9000 cnpq.br    
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Federal do Cariri (PRPI/UFCA) divulgou, nesta quinta-feira (1º), o aditivo ao edital N°03/2018/PRPI, de apoio aos Programas de Pós-graduação da UFCA.    O edital, lançado no último dia 4 de julho, prevê recursos da ordem de R$ 100 mil, como forma de auxílio a custeios gerais, distribuídos entre as seguintes categorias: auxílio financeiro a estudantes - exceto  bolsistas (R$ 20 mil); diárias para docentes (R$ 20 mil); passagens para docentes (R$ 40 mil); aquisição de material de consumo (R$ 10 mil); e serviços de terceiros, pessoa jurídica - exceto para cobrir contratos de longa duração, vínculo empregatício ou contratações fora das atividades fins da pós-graduação (R$ 10 mil). O valor máximo a ser solicitado por proposta é de R$ 25 mil.   Serviço Divisão de Apoio aos Programas Stricto Sensu (DAPSS)  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   (88) 3221.9656
Destinado ao financiamento de projetos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) o edital Nº 05/2018/PRPI, publicado nesta sexta (26), tem como função subsidiar despesas de custeio necessárias à condução de projetos da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Projetos de agências de fomento nacional ou internacional também poderão ser contempladas, desde que o projeto seja coordenado por servidor efetivo da UFCA, com título de doutor, em regime de 40 horas ou dedicação exclusiva. Somente coordenadores dos projetos de pesquisa poderão concorrer e cada servidor poderá submeter apenas uma proposta. O valor máximo a ser concedido por projeto será de dez mil reais anuais, somados os resultados de todos os editais de Apoio a Projetos de Pesquisa publicados em 2018. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento do formulário online, disponível na página da PRPI . O período de submissão das propostas vai de 26 de outubro a 01 de novembro e o resultado preliminar será divulgado no dia 05 de novembro. Mais informações pelo telefone (88) 3221-9325 ou e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna público o resultado preliminar do processo seletivo para os projetos submetidos ao Edital Nº 02/2018/PRPI – Chamada PIICT/Funcap, disponível na página de ações acadêmicas da UFCA.  O período para recursos segue até às 23:59 do dia 08 de agosto de 2018, conforme Aditivo II do referido edital. Mais informações pelo e-mail: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para a 29ª edição do Prêmio Jovem Cientista, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Serão distribuídos aos ganhadores R$ 775 mil em prêmios e bolsas de estudo para instituições, doutores, mestres e estudantes de nível superior e nível médio. Os trabalhos devem ser apresentados dentro do tema da edição deste ano, que é "Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social". Um dos objetivos é incentivar iniciativas voltadas para o desenvolvimento de tecnologias para educação, economia colaborativa e criativa, redes de negócio e empreendedorismo sustentável. Nas categorias "Mestre" e "Doutor", podem concorrer estudantes de mestrado, mestres, estudantes de doutorado e doutores que tenham menos de 40 anos de idade em 31 de dezembro de 2018. Já para a categoria "Estudante do Ensino Superior", podem concorrer estudantes que estejam frequentando cursos de graduação ou que tenham concluído a graduação a partir de 1º de janeiro de 2017 e que tenham menos de 30 anos de idade, também em 31 de dezembro de 2018. Por fim, a categoria "Estudante do Ensino Médio" é destinada alunos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Ensino Médio, profissional ou tecnológico que tenham menos de 25 anos de idade, em 31 de dezembro de 2018. Há ainda a categoria "Mérito Institucional'', que premia uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos qualificados, apresentados respectivamente nas categorias "Mestre e Doutor'' e "Estudante do Ensino Superior'' e "Estudante do Ensino Médio''. Premiações Categoria Doutor 1º lugar - R$ 35.000,00 2º lugar - R$ 25.000,00 3º lugar - R$ 18.000,00 Para ganhador(es) que estiver(em) cursando doutorado, bolsa com duração máxima de 48 meses e valor mensal R$ 2.200,00. Para ganhador(es) que tiver(em) concluído o doutorado, bolsa com duração de 6 a 12 meses, prorrogáveis por até 12 meses e valor mensal de R$ 4.100,00.   Categoria Mestre 1º lugar - R$ 35.000,00 2º lugar - R$ 25.000,00 3º lugar - R$ 18.000,00 Para todos os ganhadores, bolsa com duração máxima de 24 meses no valor mensal de R$ 1.500,00   Categoria Estudante do Ensino Superior: 1º lugar - R$ 18.000,00 2º lugar - R$ 15.000,00 3º lugar - R$ 12.000,00 Para todos os ganhadores, bolsa com vigência de 12 meses renovável uma única vez pelo mesmo período no valor mensal de R$ 400,00   Categoria Estudante do Ensino Médio: 1º lugar: Notebook 2º lugar: Notebook 3º lugar: Notebook Para todos os ganhadores, bolsa com vigência máxima de 12 meses no valor mensal de R$ 100,00   Categoria Mérito Institucional R$ 40.000,00 - Instituição de Ensino Superior R$ 40.000,00 - Instituição de Ensino Médio   Mais informações: http://www.jovemcientista.cnpq.br/   (Fonte: Prêmio Jovem Cientista – e-mail:  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )  
«IniciarAnt12345PróxFim»
Pagina 1 de 5