Quinta, 04 Julho 2019 14:52
UFCA recebe Pró-Reitora de Extensão da UFC para palestra sobre integralização da extensão Foto: Emanoella Callou Dcom/UFCA

Convidada pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA), a professora doutora Márcia Maria Tavares Machado, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Cariri (UFC), palestrou no último dia 03 de julho, sobre como o processo de integralização da extensão foi realizado na UFC.

Márcia falou sobre a extensão na UFC e de como a integralização foi implantada na Universidade, seguindo o que foi estipulado na estratégia 7, da Meta 12, do Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei Federal nº 13.005/2014) e na Resolução do Conselho Nacional de Educação que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira (Resolução CNE/CES 7/2018, publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 49 e 50). Para Márcia, a Universidade Federal do Cariri é uma co-irmã da Universidade Federal do Ceará, pois as duas têm realidades muito parecidas.

A professora afirma que o objetivo da palestra foi mostrar os desafios que a UFC enfrentou. “Na UFC nós temos o exercício de construir o diálogo sobre a integralização de uma forma muito participativa com os coordenadores de unidades acadêmicas, como também com os professores e técnicos administrativos. Viemos aqui justamente ouvir os servidores e tentar tirar um pouco dessa ansiedade inicial de uma mudança, já que todo começo se torna um pouco mais difícil”, diz Márcia. Ela afirma também que é por esse motivo que é necessária a partilha das experiências, visando a construção  de um currículo já integrado dentro da formação com a pesquisa e a extensão universitárias.

A coordenadora de Políticas Extensionistas da UFCA, Francilda Alcântara, afirma que as expectativas sobre a integralização são as melhores possíveis. “A integralização da extensão é um instrumento para que a extensão possa ganhar ainda mais visibilidade, e que ela possa ter o mesmo prestígio que a pesquisa. A integralização foi pensada para que, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, que ela tenha o devido espaço, o devido valor, dentro de todos os cursos. Aqui na UFCA o que a gente observa é que ela já acontece em todos os cursos e é muito forte na universidade, então na verdade a integralização vai só formalizar aquilo que acontecia e não estava formalizado dentro do currículo.”

A Extensão

Segundo o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino, a Pesquisa e a Cultura de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade.

A Extensão é uma via de mão dupla que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, e terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade.

Além de instrumentalizadora desse processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social.

A Integralização da Extensão na UFCA

A integralização começou em abril de 2018, e há um cronograma com atividades previstas até o fim deste ano, como palestras, visitas aos Núcleos Docentes Estruturantes e conversas com estudantes, docentes e técnicos-administrativos. Em 2020, os PPCs modificados para contemplar a integralização serão enviados para a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) e a expectativa é que em 2021 a integralização já possa ser vivida na prática.

O processo de integralização consiste na inserção de ações de extensão nos currículos de todos os cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri, perfazendo um percentual mínimo de 10% (dez por cento) da carga horária total do curso.

A integralização da extensão é elemento fundamental e necessário no processo de formação do futuro profissional do(a) estudante em conformidade com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto no artigo 207 da Constituição Federal de 1988, que visa aprimorar a qualidade dos cursos de graduação e contribuir para a disseminação de conhecimentos pautados na dialogicidade, interdisciplinaridade e na aproximação entre sociedade e universidade.

Palestra de Integralização da Extensão

Pró-Reitoria de Extensão – Universidade Federal do Cariri – UFCA

Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha S/N – Bairro Cidade Universitária

Juazeiro do Norte – Ceará – CEP: 63000-000 – Bloco “i”, Sala i202 (2º Andar)