Inaugurado hoje (30), Jardim Sensorial já recebe visitantes

Terça, 30 Outubro 2018 16:55
Inaugurado hoje (30), Jardim Sensorial já recebe visitantes Emanoella Callou DCOM/UFCA

Na manhã de hoje (30) foi inaugurado o Jardim Sensorial no campus Crato da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A ação foi desenvolvida pelo projeto “Grupo Sementes do Amanhã” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFCA e visa a utilização do espaço para experiências sensoriais em contato com a natureza.

Adaptado para integrar especialmente as pessoas com deficiência visual, o jardim está aberto para visitação constante no Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), ocupando um espaço que não tinha uso anteriormente. Os demais visitantes puderam explorar os sentidos durante a visita e se colocar no lugar das pessoas com deficiência visual, usando vendas nos olhos ao circular pelo jardim.

De acordo com a professora Cláudia Araújo, coordenadora do projeto, a ideia inicial surgiu da vontade de reaproveitar materiais da construção de um novo bloco no campus e assim o jardim foi desenvolvido. No espaço encontramos piso tátil com brita, bambu e madeira, hortas verticais com garrafas PET e canos de PVC entre  outros. Além da recomposição de uma paisagem antes ociosa, o espaço trabalha a inclusão, se apresentando como um espaço lúdico para explorar todos os sentidos.

O evento recebeu a visita da comunidade acadêmica, de estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Juazeiro do Norte. Segundo Cláudia, a função do espaço é também a sensibilização dos estudantes e da comunidade local com relação à inclusão e ao meio ambiente: "Nós, como Universidade Pública, temos essa missão, de integrar a comunidade incluindo todas as pessoas", disse.

Confira as fotos:

Jardim Sensorial