PROEX realiza primeiro encontro dos Programas Institucionais de Extensão

Quarta, 08 Outubro 2014 14:31

A Pró-Reitoria de Extensão–PROEX, da Universidade Federal do Cariri – UFCA, realizou, na tarde desta terça-feira, sete de outubro, a primeira reunião ordinária com os participantes dos Programas Institucionais de Extensão–PIEs, na Reitoria, em Juazeiro do Norte.

O Pró-Reitor de Extensão, Eduardo Vivian Cunha, abriu o encontro ressaltando a importância singular da integração entre UFCA e os quatro eixos de estudos que compõem os PIEs: relação entre universidade e escola básica (ensino médio e/ou fundamental); trabalho, renda e economia solidária; tecnologias socioambientais e saúde comunitária. O professor finalizou sua fala afirmando estar “feliz com a quantidade de pessoas presentes”.

Os Programas Institucionais de Extensão são abertos a professores, técnico-administrativos, estudantes e membros externos da UFCA. Um dos objetivos dos programas é “incentivar a transversalidade e a interdisciplinaridade nas ações de extensão e fomentar o protagonismo de todos os públicos participantes”, avaliou o pró-reitor.

Eduardo Vivian explicou que o PIEs se dividirá em duas grandes etapas. “A primeira inicia-se com a divisão dos grupos para que eles fechem alguns pontos convergentes e elaborem uma agenda de trabalho”. Ele acrescentou que os eixos terão completa autonomia em relação ao desenvolvimento de seus temas e ao que o programa deve contemplar.

A segunda fase terá início a partir de 2015, já com a execução do que fora definido pelos quatro grupos e discutido com a Pró-Reitoria de Extensão ao longo de encontros que serão realizados nos meses de outubro e novembro de 2014. Nesta fase, o edital prevê que os PIEs terão direito a bolsas de extensão, passagens aéreas e diárias para eventos, material de consumo e função gratificada para o coordenador da equipe.