Início do Conteúdo

  Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a partir das 9h, a Universidade Regional do Cariri (Urca) sedia o Seminário Nacional de Migração e Refúgio. Com tema “Cultura do Encontro e Construção de Políticas de Migração”, o evento será aberto ao público, no Salão de Atos da Universidade, na cidade do Crato.   Fruto de parceria entre o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri, a iniciativa pretende proporcionar um espaço de formação para organizações e pessoas sensíveis à realidade de migrantes e refugiadas(os) no Brasil, articulando a construção e implementação de políticas públicas para migrantes, refugiados e solicitante de refúgios. A ação conta também com o apoio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e das entidades internacionais filantrópicas Misereor e Puentes de Solidaridad.   Atualmente, o Cariri conta com 7 famílias venezuelanas, nas cidades de Crato (2), Juazeiro do Norte (4) e Barbalha (1). No Brasil, foram computadas, apenas nos primeiros sete meses do ano, 41.915 solicitações de refúgio, superando o total de todo o ano de 2017 (33.866 pedidos). Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), entre os pedidos de 2017, 587 geraram reconhecimento de refúgio no Brasil. Outras 86.007 pessoas ainda esperam ser reconhecidas como refugiadas.   *Com informações do g1   Serviço Seminário Nacional de Migração e Refúgio Quando: 18 e 19 de junho, às 9h Onde: Universidade Regional do Cariri (Urca) Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Pimenta - Crato-CE (88) 3102.1212 / 3102.1204  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
No próximo dia 30 de maio, o projeto de pesquisa “Geofilosofia e convivência com o semiárido”, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vai promover palestra sobre a importância de ações de Pesquisa, Ensino, Extensão e Cultura no ensino médio. O evento, aberto ao público, será na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Amália Xavier, na cidade do Juazeiro do Norte, às 14h30.    Organizada pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte da Universidade Federal do Cariri (IIsca/UFCA) , a palestra contará com a participação de duas Pró-Reitoras da UFCA: Laura Hévila (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPI/UFCA) e Fabiana Lazzarin (Extensão - Proex/UFCA). As Pró-Reitoras vão apresentar a importância da articulação entre ensino médio e ensino superior no âmbito regional.   O projeto  “Geofilosofia e convivência com o semiárido” - encabeçado pela PRPI e pela Proex - é cadastrado como componente do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Acadêmica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A iniciativa conta com dois bolsistas de ensino médio e quatro bolsistas voluntários de Extensão da UFCA (dois deles do curso de Filosofia e dois, do curso de Administração Pública).     Serviço Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Amália Xavier  Rui Barbosa, 468 - Santa Tereza, Juazeiro do Norte - CE (88) 31021101.   Informações:   Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IIsca/UFCA) Sala 17, Bloco I - Campus Juazeiro do Norte (88) 3572-7243 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
O campus Crato da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu, nesta sexta-feira (10),  72 estudantes do 2° e 3° anos do ensino fundamental do Colégio Eldorado, no Crato. Eles visitaram o Jardim Sensorial, projeto que estimula o contato com a natureza por meio de sentidos que não a visão. Com exceção de pessoas com deficiência visual, os visitantes são vendados para que explorem a sensibilidade. Além do Jardim, os estudantes também conheceram outros espaços do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), como  os laboratórios de Anatomia e Fisiologia dos animais domésticos, as áreas de experimentos de grãos e ainda as máquinas e implementos agrícolas. Segundo a coordenadora do projeto, professora Cláudia Araújo, a visita dos estudantes é importante para que eles tenham percepção consciente sobre a natureza, “as crianças têm uma flexibilidade de absorver a educação e a conscientização ambiental. Então isso é uma forma de trabalhar com a conscientização ambiental e com a consciência social com as crianças”, afirma a professora. O jardim foi construído por meio de restos de materiais de construção e com doação de materiais recicláveis. Ele foi inaugurado em outubro do ano passado, no campus Crato da UFCA por meio do projeto “Grupo Sementes do Amanhã” vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA). E para os interessados em realizar uma visita basta entrar em contato por meio do endereço eletrônico \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Serviço Jardim Sensorial Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB) Campus Crato e-mail : \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. fone: 3221-9502
 A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários – (ITEPS), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), seleciona estagiários voluntários para atuar nas ações do programa, de acordo com edital divulgado nesta segunda (15).   O estágio destina-se a estudantes de nível superior, de diversas áreas de atuação e instituições de nível superior da Região para atuar em ações da Incubadora. O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento da economia solidária no Cariri através da atuação articulada entre pesquisa, extensão e ensino e da incubação de cinco grupos de economia solidária na Região. Os empreendimentos incubados no projeto atuam nos seguintes eixos de Agroecologia, Comercialização Solidáriae Cultura e Sustentabilidade. O edital irá selecionar voluntários para dar apoio aos projetos de cada eixo, realizando atividades de acompanhamento nas atividades em campo, participando de reuniões e elaborando relatórios técnicos parciais e final das atividades realizadas. Além disso serão selecionados voluntários para atuar nos setores de Comunicação e Administrativo, realizando atividades de apoio geral à incubadora. A carga horária será de 12 semanais horas e o período de vigência da bolsa voluntária será de maio a dezembro de 2019. As inscrições deverão ser realizadas através da plataforma forms.ufca.edu.br até o dia 22 de abril. Para mais informações acesse o edital completo.                  
O Programa de extensão Edifique Ações, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas para selecionar 50 (cinquenta) estudantes da rede pública de ensino, concludentes e/ou egressos do ensino médio da Região do Cariri, para o Edificar, um  curso intensivo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cursinho é completamente gratuito e destinado exclusivamente para alunos de escolas públicas. A ação surgiu do interesse de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em contribuir com o desenvolvimento socioeducativo e a formação cidadã de estudantes da Região. As aulas acontecerão de segunda à sexta, das 18h às 21h40, no campus da UFCA – Juazeiro do Norte, ministradas por professores voluntários (estudantes de graduação da UFCA). O processo seletivo, regido pelo Edital 02/2019, pode ser acessado na página do programa.  As inscrições serão realizadas no período de 13/04/2019 a 22/04/2019, pelo formulário online.  Serviço Edifique Ações \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.      
O Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) – grupo de pesquisa interdisciplinar na Universidade Federal do Cariri (UFCA) com foco em questões urbanorregionais, sustentabilidade e políticas públicas – divulgou, nesta segunda-feira (8), edital de um concurso para produção e escolha de um logotipo para o projeto.   O logotipo escolhido será adotado como a marca oficial do Laboratório, com sede no campus da UFCA em Juazeiro do Norte, onde funciona o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA). O trabalho será usado nas mais variadas peças e meios de comunicação, impressos ou digitais, a critério do Laurbs.    Poderão participar do concurso quaisquer pessoas físicas ou jurídicas interessadas em criar o logotipo do Laurbs em conformidade com o edital.   Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá preencher o Termo de Cessão dos Direitos Autorais, anexo ao edital, e enviá-lo - junto aos arquivos digitais referentes ao logotipo (também especificados no edital) - pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os arquivos deverão ser enviados até o dia 8 de maio de 2019.   O(a) idealizador(a) do melhor trabalho receberá R$ 200,00 e um certificado registrando o primeiro lugar no concurso. A premiação será entregue em evento de lançamento do Laurbs, previsto para junho de 2019.   Serviço Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs-CCSA/UFCA) Campus Juazeiro do Norte - UFCA (88) 3221.9541 (secretaria CCSA/UFCA) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quarta, 27 Março 2019 12:37

Time Enactus na UFCA completa 10 anos

Na próxima sexta feira (29), a Enactus na Universidade Federal do Cariri (Enactus UFCA) vai promover evento para celebrar seus 10 anos de existência. Fundada nos Estados Unidos em 1975, a Enactus (antes conhecida como SIFE - sigla para o termo em inglês Student In Free Enterprise) é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a inspirar estudante de 36 países a melhorar o mundo por meio do empreendedorismo social. A rede envolve mais de 1.730 instituições.   Programação Pela manhã, a programação envolverá roda de conversa, no auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte, com início previsto para as 9h30, cujo tema será “Empreendedorismo: desenvolvimento social através de ações empreendedoras”. Também pela manhã, o pátio do campus vai receber uma feira com produtos do projeto Redae, que atua na comercialização e divulgação de produtos agrícolas cultivados por outro projeto, o Bio+. Este fomenta práticas e tecnologias de baixo custo para que famílias rurais produzam hortaliças e frutas de forma sustentável.   Pela tarde, haverá minicursos e oficinas em espaços do campus Juazeiro e visita técnica ao sítio Boa Esperança, em Barbalha, onde o Bio+ atua. Outra feira está prevista para ocorrer no pátio: a de parceiros e artesãs do projeto Mulecas, que auxilia a inserção de mulheres no mercado de trabalho com oficinas de artesanato. Encerrando a programação, à noite, estão previstas solenidade em comemoração aos 10 anos do time, roda de conversa e coffee break - todos no auditório Beata.   Os interessados em participar devem se inscrever na página do evento, na qual também é possível acessar detalhes da programação.   Rede Enactus na UFCA Com 10 anos, a Enactus UFCA foi o primeiro time da rede criado no estado e é mais antiga que a própria UFCA. A instituição, antes um campus avançado da Universidade Federal do Ceará (UFC), alcançou sua autonomia há apenas 6 anos, em 2013. A Enactus UFCA já teve seu trabalho reconhecido por organizações como The Youth Assembly (ONU), Walmart Brasil, Nufarm Brasil, Cargill, e o Ministério do Meio Ambiente Brasileiro.   Serviço Enactus UFCA Sala 73, Bloco E - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9229 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Terça, 26 Março 2019 14:18

Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti

Em cumprimento a uma determinação do Ministério do Planejamento, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) criou um Comitê de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti - que transmite a Degue, a Chikungunya e o Zika Vírus. Conforme o Decreto Nº 8.662, de 1º de fevereiro de 2016, todos os órgãos públicos federais do país devem implementar medidas rotineiras de prevenção e de eliminação de focos do mosquito. Na UFCA, o comitê deverá realizar atividades internas e externas para combater a proliferação do inseto.   Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de casos prováveis de Dengue no Ceará cresceu 41,1% no início de 2019, na comparação com os primeiros meses de 2018. Até o dia 2 de fevereiro, o estado notificou 505 casos da doença. No mesmo período de 2018, foram registrados 358 casos de dengue. O Ceará não registrou óbitos em decorrência da doença neste ano.   Em janeiro passado, a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) solicitou aos setores da UFCA que indicassem dois nomes (titular e suplente) para compor o Comitê de Enfrentamento ao Aedes Aegypti. A Portaria que oficializou a criação do comitê foi publicada em 8 de fevereiro deste ano, com 39 nomes indicados.   Esse grupo terá como missão disseminar informações e práticas educativas capazes de sensibilizar a comunidade acadêmica - e também a comunidade externa - quanto aos riscos de doenças provocadas pelo mosquito. A Dengue provoca náuseas, vômitos, manchas e/ou irritação na pele, dor muscular, dor nas articulações, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos. A Chikungunya, por sua vez, costuma provocar febre, dor nas articulações com início agudo, fadiga, inchaço nos gânglios e náusea. Já a Zika causa irritação na pele com pequenas erupções, coceira, febre, aumento do fluxo sanguíneo nos olhos (sem secreção) e dor e/ou inchaço nas articulações.   Serviço   Pró-Reitoria de Extensão Sala 202, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9286 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A comunidade acadêmica poderá sugerir propostas que contribuiam com a inserção de ações de extensão nos currículos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Segundo a Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA), as sugestões serão feitas por meio do preenchimento de um formulário, disponível na plataforma Forms até o próximo dia 4 de abril. As propostas aprovadas vão compor uma minuta, que vai estabelecer os procedimentos pedagógicos e administrativos para que os cursos de graduação efetivem a presença da extensão nos seus respectivos currículos.   A medida é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas Extensionistas (Cpex-Proex/UFCA) para cumprir as determinações de documentos nacionais que discorrem sobre políticas para a educação, como o Plano Nacional de Educação (2014-2024), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - LEI 9.394/96), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino superior e o Plano Nacional de Extensão (PNE). Este último exige que 10% da carga horária total da matriz curricular dos cursos de graduação correspondam a ações de extensão (PNE, Meta 12.7).   Conforne a Cpex-Proex/UFCA, a participação da comunidade acadêmica da UFCA na composição da minuta de extensão será importante para atender as especificidades de cada um dos cursos de graduação. O documento, atualmente em construção, será concluído após as considerações da comunidade.   Serviço   Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA) Coordenadoria de Políticas Extensionistas (Cpex-Proex/UFCA) Bloco I, sala 202 – campus Juazeiro do Norte Telefone: (88) 3221-9287 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
O programa Idioma sem Fronteiras (IsF), do governo federal, está recebendo inscrições para aulas gratuitas e presenciais de inglês na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Serão ofertadas turmas nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo. O período de inscrições vai até o próximo dia 14 de março, na página do My English Online (MEO) - que é o curso on line de inglês ofertado pelo IsF. Após acessar a área restrita, clique no botão azul "Aulas Presenciais".   Os interessados precisam apresentar ou resultado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), obtido pelo IsF, ou resultado do teste de nivelamento do MEO.    Abaixo os locais, dias, horários, níveis e tipos de cursos ofertados na UFCA:   Curso: TOEFL ITP preparatório Nível B1 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível B1 - campus Barbalha. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível A2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às terças-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Interações cotidianas em Língua inglesa Nível A1 - campus Brejo Santo. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível A2 - campus Crato. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível B2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às quintas-feiras, das 13h às 17h30.     Idioma sem Fronteiras   O IsF é um programa do governo federal que objetiva internacionalizar o ensino superior brasileiro. Entre suas várias ações, está a promoção de cursos presenciais de idiomas em diversas instituições federais de ensino cadastradas. Uma delas é a UFCA, que realiza as formações por meio do Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA).     Serviço Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221-9245
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 13