UFCA disponibiliza edital 2019.1 do Sisu em Libras

Terça, 29 Janeiro 2019 10:54

A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (Seace/UFCA) traduziu - da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) - o edital 2019.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFCA. Com isso, a comunidade surda - que tem o português como segunda língua - poderá compreender todas as  informações pertinentes ao ingresso de novos estudantes na UFCA descritas no edital. De acordo com a intérprete de Libras da Seace/UFCA, Rute Leandro, a tradução do edital do Sisu em Libras segue a Lei Brasileira de Inclusão: "essa lei determina que instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas ou privadas, traduzam completamente o edital de processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos, inclusive retificações", explica.

Além de Rute, participaram da tradução o professor do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFCA, Roger Prestes, e os intérpretes de Libras da universidade Francisco Andrade e Ana Maria Fernandes. Assista à tradução no vídeo abaixo:

Curso de Letras-Libras

A disponibilidade do edital do Sisu 2019.1 em Libras é especialmente importante dada a oferta inédita, na UFCA, da Licenciatura em Letras-Libras, que é um dos novos cursos lançados pela instituição este ano. No caso específico do curso de Letras-Libras, voltado para a formação de professores de Libras, a UFCA optou por aumentar em 20% as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência: "o público prioritário desse curso são as pessoas surdas. Então, é importante que elas compreendam, na sua primeira língua, como será o processo de ingresso", afirma Rute. As notas do Enem são usadas pelo Sisu para selecionar estudantes para as instituições de ensino superior que aderiram à seleção, em substituição aos antigos vestibulares.

Além da Licenciatura, a UFCA também oferta, a partir de 2019, uma Especialização em Tradução e Interpretação de Libras. O resultado da seleção do curso tem divulgação prevista para 15 de fevereiro e as aulas devem começar em 15 de março.

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Coordenadoria de Controle Acadêmico
Sala 205, Bloco I - campus Juazeiro do Norte