Início do Conteúdo
Uma equipe de servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) visitou, na tarde desta sexta-feira (30), a Escola de Ensino Fundamental e Médio Simão Ângelo, em Penaforte, na divisa entre Ceará e Pernambuco. A escola realizou a sua primeira Feira das Profissões, da qual - além dos estudantes locais - participaram representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas.   Os estudantes da escola organizaram exposições de cursos diversos, como Jornalismo, Medicina, Biologia, Engenharia Civil, Farmácia, Matemática e Letras. Um grupo escolhido pela coordenação da escola participou de uma apresentação da UFCA, exposta pelo professor Alessandro Soares, do Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA).   Na ocasião, foi exibido um vídeo de apresentação da UFCA, explanados quais são os cursos de graduação que a universidade oferece e mencionadas as oportunidades de bolsas e de assistência estudantil. Entre o grupo de estudantes que participou da apresentação, os cursos de maior interesse citados foram Música, História, Psicologia (ainda não ofertado pela UFCA) e Medicina.  
Foi lançado nesta sexta-feira (30) edital para seleção de novos bolsistas para o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE). Pelo edital, serão ofertadas 25 vagas remuneradas e outras 25 voluntárias. Podem se inscrever estudantes matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com 12h semanais disponíveis para atividades da bolsa, que não tenham integralizado mais de 80% dos créditos do curso até 2018.2 e que não sejam bolsistas de outros programas da universidade.   As inscrições começam no próximo dia 8 de dezembro e seguem até 8 de fevereiro de 2019, pela plataforma Forms. No ato de inscrição, é preciso anexar histórico escolar (SIGAA) e um memorial, cuja confecção é especificada no anexo I do edital.   Os selecionados para bolsas remuneradas terão, cada um, auxílio mensal de R$ 400,00, com vigência de março a dezembro de 2019. O resultado final da seleção deve ser divulgado no dia 28 de fevereiro.     Serviço   Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino - CFOR (88) 3221 - 9267
A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Cariri (Prograd/UFCA, antiga Pró-Reitoria de Ensino) lançou, nesta quinta-feira (29), edital para implementação ou renovação de Projetos de Monitoria do Programa de Iniciação à Docência (PID), nas modalidades "monitoria remunerada" e "monitoria voluntária". As inscrições de projetos começam nesta sexta-feira (30) e vão até o dia 4 de janeiro de 2019, no cadastro unificado de ações acadêmicas. Toda a documentação necessária está listada no edital.   Poderão submeter projetos de iniciação à docência professores efetivos da UFCA com regime de trabalho de 20h, 40h ou 40h dedicação exclusiva, que estejam em pleno exercício do magistério. Os docentes interessados deverão encaminhar seus projetos de iniciação à docência solicitando vagas para monitoria(s) remunerada(s) e/ou voluntária(s).   Ao todo, o edital oferta 128 bolsas, divididas igualmente entre monitoria remunerada e monitoria voluntária. Para os estudantes que participarem de projetos do PID como bolsistas remunerados, será concedida bolsa no valor de R$ 400,00 mensais, durante nove meses, com início no mês de abril de 2019. É proibida a acumulação de bolsas concedidas pela UFCA a discentes com quaisquer outras bolsas vinculadas a órgãos públicos municipais, estaduais ou federais, sob pena de ressarcimento dos valores recebidos.   Serviço   Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) Coordenadoria para o Fortalecimento da Qualidade de Ensino - CFOR (88) 3221 - 9267 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizará seu primeiro encontro no próximo dia 27 de novembro, às 9h, no auditório Beata Maria de Araújo do campus Juazeiro do Norte. Com a palestra “Perspectivas sobre o Mestrado e Doutorado profissional em Matemática”, ministrada pelo Prof. Dr. Hilário Alencar e Prof. Dr. Krerley Oliveira, ambos da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o encontro irá abordar o histórico do PROFMAT, a sua relação com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e seus caminhos e dificuldades para a implantação do doutorado profissional na universidade. O intuito do I Encontro PROFMAT, é divulgar os trabalhos dos estudantes, desenvolvidos com o objetivo de aprimorar o ensino da matemática básica nas escolas. O evento também terá também sessão técnica com os ex-alunos do mestrado que irão relatar suas experiências na pós-graduação e como o mestrado profissional em matemática refletiu em suas vidas.   As inscrições estão sendo realizadas on-line, gratuitamente, clique aqui para se inscrever.   
A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Cariri (PROEN/UFCA) está realizando consulta pública sobre proposta de resolução que cria honrarias de distinção acadêmica. Na resolução, são listados os requisitos mínimos para que a o estudante da UFCA possa receber dignidades acadêmicas como Cum Laude, Magna Cum Laude e Summa Cum Laude.   As honrarias serão permitidas de acordo com o desempenho dos estudantes durante a graduação, bem como a atuação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, cultura e outros. A titulação será concedida ou não após avaliação de uma comissão específica de cada curso.   A consulta permite que servidores, estudantes, terceirizados e sociedade em geral se manifestem em relação à aprovação dos artigos, além de inscrição de comentários ao texto. O formulário da consulta ficará disponível até o dia 18/11 às 14:00h.   Acesse a proposta original.    Serviço Pró-Reitoria de Ensino (PROEN/UFCA) Tel: 3221-9269    
O exame de acesso ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal do Cariri (Profmat/UFCA) se aproxima. Com duração de três horas, a seleção consistirá em uma única prova, marcada para o próximo dia 20 de outubro, às 14h, em diferentes salas do bloco I do campus Juazeiro do Norte da UFCA.   Os candidatos deverão acessar às salas de prova até às 13h50 do dia 20, conforme previsto em edital. Ao todo, 181 candidatos estão inscritos para participar da seleção. Se você é um deles, confira a sua sala de aplicação. Serviço Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional na Universidade Federal do Cariri (Profmat/UFCA) Coordenação: Profa. Dra. Maria Silvana Alcântara Costa  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  O Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (IISCA/UFCA) recebe, nesta terça (25/09), a professora Paula Sibilia, da Universidade Federal Fluminense (UFF). A professora irá falar sobre o seu livro “Redes ou Paredes: A Escola em Tempos de Dispersão”, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte às 19 horas. O evento é aberto ao público. Paula Sibilia é ensaísta e pesquisadora. Dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando particularmente as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas. É autora dos livros "O Homem Pós-Orgânico" e "O Show do Eu" e é uma das mais importantes pensadoras da cultura no Brasil hoje.   A palestra faz parte de um ciclo de debates propostos pelo IISCA para discutir sobre questões de cultura, arte, ensino e outros temas que permeiam o cotidiano acadêmico e da sociedade. De acordo com o professor Luís Celestino Jr, vice-diretor do Instituito, a proposta do ciclo é fomentar o debate entre os membros da comunidade acadêmica como forma de enxergar a universidade para além do seu âmbito administrativo. Os encontros devem acontecer mensalmente com especialistas de diversas áreas.   Ainda na tarde de hoje (24/09), a professora participará também de uma roda de conversa com os estudantes dos cursos que fazem parte do IISCA sobre pesquisa em comunicação, cultura e artes, na sala G112 às 14h.    .  
A Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Cariri (PROEN/UFCA), em atendimento ao Plano de Dados Abertos da UFCA, deu início à divulgação de dados da graduação no portal https://dados.ufca.edu.br. A publicação e posterior manutenção das informações de maneira atualizada e precisa só foi possível após a migração de informações da Universidade Federal do Ceará (UFC) para UFCA e implantação do SIGAA.   Inicialmente são disponibilizadas informações da graduação sobre cursos, matrizes curriculares, estruturas curriculares, componentes curriculares e turmas oferecidas, tendo como próximos passos a avaliações de novos conjuntos de dados para publicação e a verificação da acurácia e qualidade dos dados já disponibilizados.
A Pró-Reitoria de Ensino (Proen), divulgou, nesta terça-feira (10), o resultado parcial da Chamada pública para seleção de preceptores e residentes no âmbito do Programa de Residência Pedagógica na Universidade Federal do Cariri (UFCA).   Referente ao EDITAL PROEN 09/2018, o resultado encontra-se disponível na página de seleções de ações acadêmicas no portal da UFCA. O link para recursos também está disponível na página, ou pode ser acessado através da plataforma forms da Universidade.     
O Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB), divulgou edital referente ao Programa de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O edital 05/2018/CCAB, trata da abertura das inscrições para Bolsas de Monitoria Voluntária do Programa de Iniciação à Docência (PID) para o Curso de Agronomia, com vigência para os semestres letivos de 2018.1 e 2018.2. As inscrições ocorrem de  09 a 19 de julho. A monitoria terá a duração de dez meses e o monitor exercerá suas atividades em regime de 12 (doze) horas semanais, com orientação de um professor. Confira todas as seleções de bolsistas e estagiários no portal da UFCA. 
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 15