Início do Conteúdo
Ana Paula Lima

Ana Paula Lima

O programa Idioma sem Fronteiras (IsF), do governo federal, está recebendo inscrições para aulas gratuitas e presenciais de inglês na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Serão ofertadas turmas nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo. O período de inscrições vai até o próximo dia 14 de março, na página do My English Online (MEO) - que é o curso on line de inglês ofertado pelo IsF. Após acessar a área restrita, clique no botão azul "Aulas Presenciais".

 
Os interessados precisam apresentar ou resultado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), obtido pelo IsF, ou resultado do teste de nivelamento do MEO. 
 

Abaixo os locais, dias, horários, níveis e tipos de cursos ofertados na UFCA:

 
Curso: TOEFL ITP preparatório Nível B1 - campus Juazeiro do Norte.
Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.
 
Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível B1 - campus Barbalha.
Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.
 
Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível A2 - campus Juazeiro do Norte.
Horário: às terças-feiras, das 13h às 17h30.
 
Curso: Interações cotidianas em Língua inglesa Nível A1 - campus Brejo Santo.
Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.
 
Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível A2 - campus Crato.
Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.
 
Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível B2 - campus Juazeiro do Norte.
Horário: às quintas-feiras, das 13h às 17h30.
 
 

Idioma sem Fronteiras

 
O IsF é um programa do governo federal que objetiva internacionalizar o ensino superior brasileiro. Entre suas várias ações, está a promoção de cursos presenciais de idiomas em diversas instituições federais de ensino cadastradas. Uma delas é a UFCA, que realiza as formações por meio do Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA).
 
 

Serviço

Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA)
Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
(88) 3221-9245
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu, no dia 12 de fevereiro, mais uma colação de grau especial. Na UFCA, o último evento do tipo havia sido no dia 22 de janeiro, quando doze estudantes anteciparam a conclusão de seus cursos - a maioria para ingressar em programas de mestrado. Já a colação especial da última terça-feira reuniu oito concludentes. Sete deles também passaram em seleções de mestrado e outro recebeu propostas de emprego na iniciativa privada.
 
A colação de grau especial exige um motivo significativo de seus participantes que justifique a impossibilidade de aguardo da cerimônia formal de colação de grau, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas. 
 
Dos sete estudantes aprovados em cursos de mestrado, seis são egressos do curso de Biblioteconomia. São eles: Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Arysa Cabral Barros, Bárbara Larissa Alexandre Filgueira, Fabíola da Silva Costa, Hemerson Soares da Silva e Victória Lopes Félix. Com exceção de Victória - que vai ingressar no Mestrado em Ciências da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - todos vão cursar o Mestrado Profissional em Biblioteconomia oferecido pela própria UFCA. 
 
Já o egresso do curso de Engenharia de Materiais Carlos Henrique Barbosa Queiroz foi aprovado no Mestrado oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
Fechando a lista dos participantes da última colação especial está o egresso do curso de Engenharia Civil Carlos Henrique de Araújo Pereira, que recebeu uma proposta de emprego de uma construtora em Tauá. Segundo o estudante, ele também analisa propostas de construtoras locais.
 
 

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9327
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A coordenação do curso de Especialização em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) abriu novo edital para ingresso na formação. Antes, a seleção ofertava 30 vagas, mas só 8 foram preenchidas. Assim, as 22 restantes serão oferecidas pelo novo edital: 4 para pessoas surdas, 15 para ouvintes e 3 para servidores da UFCA.
 
Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento, acompanhados de pelo menos uma das seguintes comprovações específicas na área de Tradução e Interpretação da Libras:
 
- Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras (PROLIBRAS – MEC)
- Certificação de Curso Técnico em Tradução e Interpretação da Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 1.200h/a
- Certificação de Curso de Formação em Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 240h/a.
 
Nos dois últimos casos, a seleção para a Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA vai aceitar declarações que comprovem a frequência de candidatos em formações ainda em andamento, com carga horária já cursada de pelo menos 240h/a.
 
As inscrições vão até amanhã (14), pela internet, na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA)
 
 

Especialização em Tradução e Interpretação de Libras

A formação objetiva qualificar profissionais com conhecimento em Libras para atuação como tradutores e intérpretes dessa língua. Ao todo, o curso tem duração prevista de 18 meses, com aulas práticas e teóricas, previstas para ocorrerem às sextas-feiras (das 18 às 22h) e, quinzenalmente, aos sábados (das 8h às 12h e das 13h às 17h). As aulas estão previstas para começar no próximo dia 15 de março, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.
 
 

Serviço

Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras
Sala 51, Bloco C, Piso Inferior - campus Juazeiro do Norte
(88) 3521-9531
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
*Atualizada às 12h17
 
Começou nesta segunda-feira (11) o período de inscrições para o Segundo Encontro de Avaliação Institucional da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O encontro vai ocorrer no próximo dia 14 de março, das 9h às 17h, no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha. Os interessados deverão se inscrever pela internet, na página do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia do encontro.
 
A realização do Segundo Encontro de Avaliação Institucional da UFCA está a cargo da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação da universidade, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Cimai-Proplan/UFCA). Segundo a titular da  Divisão de Informações e Fomento da Cimai-Proplan/UFCA, professora Jaqueline Dourado, o encontro é voltado para a comunidade acadêmica da UFCA e também para representantes das chamadas Instituições de Ensino Superior (IES): "isso porque todas as IES precisam obrigatorialmente ter uma comissão própria de avaliação. Então, para as outras instituições convidadas, discutir o tema é sempre interessante, já que [instalar uma comissão de avaliação] é algo que ainda precisa ser efetivado", explica. 
 
De acordo com a Cimai-Proplan/UFCA, confirmaram presença representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA)  e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ainda segundo a coordenadoria, os inscritos da comunidade acadêmica no campus Juazeiro do Norte - que concentra maior número de pessoas - poderão se deslocar até o campus Barbalha em um ônibus destacado pela universidade.
 
 
 

Serviço

Segundo Encontro de Avaliação Institucional da UFCA

Quando: dia 14 de março de 2019, das 9h às 17h
Onde: Auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA)
Endereço: Rua Divino Salvador, 284 - Alto do Rosário, Barbalha-CE

 
Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA)
Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai-Proplan/UFCA)
(88) 3221.9355 ou 3221.9350
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Já podem ser consultadas as listas de inscritos externos nas disciplinas livres que serão ofertadas neste semestre pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA). A Pró-Reitoria divulgou, nesta segunda-feira (11), os nomes dos interessados em cursar as disciplinas Direitos Humanos; Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira e Tópicos Especiais em Cidades. Além dessas, a Procult/UFCA vai ofertar a disciplina "História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)", mas apenas para estudantes da universidade.
 
A Procult ressalta que, após a inscrição pela internet, as(os) interessadas(os) deverão também confirmar a solicitação de matrícula presencialmente, de 14 a 18 de fevereiro, na sala 204, Bloco I, campus Juazeiro do Norte, em horário comercial. Os participantes externos vão receber certificado, emitido pela Pró-Reitoria, reconhecendo presença em “Curso de Cultura”.
 
Todas as formações serão ministradas no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Abaixo, detalhes das disciplinas oferecidas:

 

História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)

40 vagas (apenas para o público interno da UFCA)
Carga horária: 64 horas
Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h,
Professora: Amanda Teixeira da Silva 
 

Direitos Humanos

30 vagas para estudantes da UFCA e outras 10 vagas para o público externo
Carga horária: 32 horas
Aulas: às segundas-feiras, das 14 às 18h
Professor: João Adolfo Ribeiro Bandeira 
 

Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira

25 vagas voltadas para alunos da UFCA e 10 outras vagas para o público externo
Carga horária: 64 horas
Aulas: às terças-feiras, das 14 às 18h
Professor: Reginaldo Ferreira Domingos 
 

Tópicos Especiais em Cidades

Carga horária: 64 horas         
Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h         
Professores: Ricardo Rigaud Salmito, Raniere Moreira, Ary Ferreira da Silva
 
 

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221-9245
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciou o processo de formação de um Grupo Técnico de Trabalho de Gestão da Sustentabilidade (GTTGS). O grupo é um dos cinco elementos estruturais para a efetivação da Política de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, aprovada em 21 de junho de 2018 pelo então Conselho Superior Pro tempore (hoje, Conselho Universitário).

A formação do grupo será encabeçada pela Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (CGS-Proplan/UFCA). De acordo com a Política de Sustentabilidade, o GTTGS deve ser composto por membros representantes da estrutura organizacional e acadêmica da UFCA.

Segundo a Chefe da Divisão de Logística Sustentável da CGS-Proplan/UFCA, Thamara Martins, serão ofertadas 12 vagas: 3 para estudantes da UFCA, 5 para docentes e 4 para servidores técnico-administrativos. Os interessados devem se inscrever no processo para a composição do grupo, pela Plataforma Forms, até o próximo dia 20 de fevereiro.

Ainda segundo Thamara, que também professora do curso de Engenharia Civil, na área de Saneamento, a intenção é que o GTTGS seja composto por grupos diversificados, para contemplar as várias dimensões da sustentabilidade: “Um estudante de Música ou um de Jornalismo podem ter interesse na área da sustentabilidade e é importante que eles possam participar, para que sejam levantadas hipóteses diversas no planejamento de ações do GTTGS. O mais importante para ser um componente do grupo é se identificar com o tema”, disse.

 

Grupo de Trabalho

O GTTGS será um grupo de caráter consultivo que terá por função auxiliar a implementação da Política de Gestão da Sustentabilidade, planejando ações e fornecendo todo suporte técnico necessário para as futuras decisões do Comitê de Governança (CG) na área. O Comitê é um órgão consultivo e deliberativo da gestão universitária, a quem caberá aprovar as diretrizes para o desenvolvimento da Gestão da Sustentabilidade na instituição.

De acordo com Thamara Martins, as ações pensadas pelo GTTGS serão analisadas pela CGS-Proplan/UFCA, que só então levará os planos do grupo técnico para deliberação do Comitê de Governança. De lá, se aprovadas, as propostas seguirão para as instâncias responsáveis pela execução dessas ações, efetivando assim o planejamento do grupo de trabalho: “os recursos financeiros necessários para a execução dessas ações, por exemplo, serão buscados com base no planejamento desse grupo técnico de trabalho. Então, o GTTGS é de suma importância para a ampliação do processo de sustentabilidade no campus", acredita.

 

Serviço

Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)
Sala 304, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9352
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Terça, 05 Fevereiro 2019 11:31

Plataforma e-Books ganha novas publicações

A Plataforma e-Books, que reúne publicações eletrônicas relacionadas à atividade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ganhou novos oito exemplares digitais. As novas publicações são anais de encontros e congressos, cartilhas e coletâneas de artigos. Os novos itens já estão disponíveis para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 22 publicações digitais.

A plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books.

Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor.

 

Números ISBN e ISSN

Todos os livros eletrônicos oficiais recebem uma identificação internacional: o International Standard Book Number (ISBN). O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, é a Agência Brasileira ISBN a responsável por atribuir o ISBN a uma publicação, supervisionada pela Biblioteca Nacional em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes – organização sem fins lucrativos de apoio à pesquisa e à leitura. A identificação internacional difere a publicação oficial eletrônica de uma publicação comum, exportada de editores de texto sem formalidade.

Especificamente as publicações seriadas, como as revistas científicas, recebem outra identificação: o International Standard Serial Number (ISSN), mantido pela ISSN Network – uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris. No Brasil, quem atribui o código ISSN a uma publicação seriada é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

 

Serviço

Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA)
Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9325
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Sexta, 01 Fevereiro 2019 14:40

Aprovado Plano de Compras da UFCA para 2019

O Comitê Gestor de Governança, Riscos e Controles da Universidade Federal do Cariri (UFCA) aprovou, no último dia 23 de janeiro, o Plano de Compras da instituição para 2019. O plano reúne os materiais e serviços demandados pelos setores da universidade para a execução das suas respectivas atividades.

Entre os materiais solicitados estão livros nacionais e estrangeiros (requisitados pelo Sistema de Bibliotecas – Sibi), telescópios (requisitados pela Pró-Reitoria de Extensão – Proex), materiais e instrumentos musicais (requisitados pelo Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte – Iisca), equipamentos para grafia em Braille (requisitados pela Secretaria de Acessibilidade – Seace), câmara frigorífica (requisitada pelo Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade – CCAB), manequins simuladores (requisitados pela Faculdade de Medicina – Famed) e selos de autenticidade de diplomas (requisitados pela Pró-Reitoria de Graduação – Prograd).

Já os serviços demandados reúnem pedidos como contratação de apoio administrativo, de vigilância e de limpeza/conservação (todas requeridas pela Pró-Reitoria de Administração – Proad), de apoio a eventos (requerida pelo Cerimonial e Apoio a Eventos – Ceape e pela Diretoria de Articulação e Relações Institucionais – Diari) e de manutenção de equipamentos de laboratório (requerida pelo Centro de Ciências e Tecnologia – CCT).

De acordo com a Proad/UFCA, o valor total estimado dos processos de aquisição de materiais e equipamentos contidos no Plano de Compras 2019 é de cerca de R$ 5 milhões. Já o total estimado para contratação de serviços previstos no plano de compras é aproximadamente R$ 12 milhões.

 

TED

Ainda segundo a Proad/UFCA, a universidade não tem orçamento suficiente para comprar todos os equipamentos demandados pelos setores e, assim, algumas solicitações foram listadas para possível deferimento via Termo de Execução Descentralizada (TED). O termo é regulamentado pelo Decreto nº 6.170, de 25 de julho de 2007, que prevê a transferência de recursos ou a descentralização de créditos oriundos do Orçamento Fiscal e do Orçamento da Seguridade Social da União. Por este dispositivo, a UFCA pode pleitear recursos para a compra de determinados itens junto ao Ministério da Educação (MEC).

Entre os itens a serem adquiridos pela UFCA com recursos do TED estão equipamentos de uso hospitalar (Famed), equipamentos de laboratório (Famed, CCT, CCAB e Instituto de Formação de Educadores – IFE), estação meteorológica (CCAB) e mesas para o refeitório universitário (requisitadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – Prae). As despesas a serem custeadas com possíveis recursos do TED estão orçadas em R$ 2,5 milhões.

 

Serviço

Pró-Reitoria de Administração
Coordenadoria de Apoio às compras (CAC-Proad/UFCA)
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz – Centro, Juazeiro do Norte-CE
3º andar, sala 16 - Centro Multiuso (Vapt-Vupt)
(88) 3221.9229
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 Atualizada no dia 01.02.2019, às 10:47

A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) vai ofertar quatro disciplinas livres no semestre 2019.1. As disciplinas "História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)"; "Direitos Humanos; Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira" e "Tópicos Especiais em Cidades" serão todas ministradas no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Com exceção de “História do Brasil Contemporâneo”, as disciplinas citadas vão permitir matrícula do público externo. As inscrições começam nesta quinta-feira (31) e seguem até o próximo dia 4 de fevereiro. Estudantes da UFCA devem solicitar matrícula pelo Sistema de Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA). Já a comunidade externa deve se inscrever por formulário eletrônico

Além da inscrição pela internet, as(os) interessadas(os) deverão também confirmar a solicitação de matrícula presencialmente, de 14 a 18 de fevereiro, na sala da Procult/UFCA (204, Bloco I), em horário comercial. Os participantes externos vão receber certificado, emitido pela Pró-Reitoria, reconhecendo presença em “Curso de Cultura”. Abaixo, detalhes das disciplinas oferecidas:

 

História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)

40 vagas (apenas para o público interno da UFCA)
Carga horária: 64 horas
Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h,
Professora: Amanda Teixeira da Silva

 

Direitos Humanos

30 vagas para estudantes da UFCA e outras 10 vagas para o público externo
Carga horária: 32 horas
Aulas: às segundas-feiras, das 14 às 18h
Professor: João Adolfo Ribeiro Bandeira

 

Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira

25 vagas voltadas para alunos da UFCA e 10 outras vagas para o público externo
Carga horária: 64 horas
Aulas: às terças-feiras, das 14 às 18h
Professor: Reginaldo Ferreira Domingos

 

Tópicos Especiais em Cidades

Carga horária: 64 horas         
Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h         
Professores: Ricardo Rigaud Salmito, Raniere Moreira, Ary Ferreira da Silva

 

Serviço

Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221-9245
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Atualizada no dia 30.01.2019, às 14:16 
 
No último dia 22 de janeiro, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu colação de grau especial para que doze estudantes antecipassem a aquisição dos seus respectivos diplomas. A colação de grau especial ocorre quando a(o) formanda(o) necessita colar grau antecipadamente, sem a cerimônia formal, por motivos específicos, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas. Dos doze participantes, onze foram aprovados em programas de Mestrado de diferentes universidades do país e outro precisou antecipar a conclusão do curso para participar de uma seleção para professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).
 
Antes da última colação especial, o recém-formado engenheiro de materiais pela UFCA Raí Felipe Pereira Junior teve a conclusão do seu curso oficializada em colação especial no dia 13 de dezembro do ano passado. Com o diploma, Raí vai ingressar no Mestrado em Ciências dos Materiais no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro. 
 
Ja na colação especial do último dia 22, concluíram seus cursos quatro estudantes de Agronomia, dois de Engenharia de Materiais, cinco de Engenharia Civil e um de Jornalismo. 
 
De acordo com o Vice-Reitor da UFCA e também titular da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), Juscelino Pereira, apesar de não ter o mesmo charme da colação de grau convencional, a colação de grau especial sinaliza que os graduandos participantes tiveram destaque nas suas formações: "na maioria das vezes, o mercado de trabalho ou a entrada em programas de pós-graduação são os fatores que aceleram o processo de obtenção do diploma do estudante. A UFCA tem um histórico substancial na formação de profissionais qualificados que ingressam nos melhores programas de pós-graduação do país", relata.
 

Engenharias

Na colação especial de 22 de janeiro, a egressa da UFCA Vanessa Ermes Santos concluiu sua formação em Engenharia de Materiais e também vai cursar Mestrado em Ciências dos Materiais no IME, ao lado de Raí Felipe. Outra engenheira de materiais formada na ocasião, Maria Nicheilly Pontes Araújo cursará Mestrado na mesma área que Raí e Vanessa, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). 
 
Já Mateus Nogueira Silva, agora formado em Engenharia Civil, vai ingressar no Mestrado de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Outros dois recém-formados engenheiros civis na UFCA também vão cursar Mestrado na UFC: Levi de Brito Ximenes, na área de Saneamento Ambiental, e Vicente de Sousa Lima Neto, na área de Recursos Hídricos. Paloma Morais, egressa do mesmo curso, foi aceita no Mestrado da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos.
 
Entre os novos engenheiros civis que colaram grau em 22 de janeiro, Thiago Luiz foi o único que participou da colação especial para participar de uma seleção de professores. O jovem pretende ser professor do IF Sertão-PE, campus Ouricuri, do curso técnico em Edificações.
 

Agronomia

Formado pelo curso de Agronomia da UFCA na última colação de grau especial, Antonio Alves Pinto conquistou vaga no Mestrado de Ciências do Solo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Jadson Araujo da Silva e José Ailton Cruz Macêdo, também novos agrônomos pela UFCA, anteciparam o fim das formações para participar do Mestrado em Fitopatologia na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Marcelo Moura Chaves, também reconhecido agrônomo na última colação especial, foi aprovado para o Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
 

Jornalismo

Único da lista que se dedica às Ciências Humanas, o jornalista Francisco Robson Pereira Roque foi aprovado no Mestrado Profissional em Jornalismo oferecido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e também precisou colar grau antecipadamente.
 
De acordo com o Vice-Reitor Juscelino, a aprovação de egressos da UFCA em programas de Mestrado oferecidos por instituições renomadas é parte do objetivo estratégico da universidade de formar profissionais protagonistas em suas áreas: "Formar pessoas capazes de participar de ações transformadoras da sociedade é um dos principais retornos que a UFCA quer oferecer para a população. Sempre que vejo uma gama de estudantes em colação de grau especial, por motivos nobres como os aqui elencados, percebo que temos cumprido este objetivo", acredita.
 

Serviço

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9327
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 15