Início do Conteúdo
Ana Paula Lima

Ana Paula Lima

 
Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Cariri, o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP/ULisboa) vai ofertar vagas de Mestrado e Doutorado com seleção organizada pela UFCA. Ao todo, serão oferecidas 15 vagas de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas (MGPP/ULisboa) e 4 vagas de Doutorado em Administração Pública (DAP/ULisboa). Os cursos são pagos e presenciais, devendo os candidatos arcarem integralmente com os custos envolvidos. Pelo convênio com a UFCA, os selecionados poderão parcelar a formação em até 16 vezes.
 
Os interessados terão acesso a detalhes sobre a oportunidade em dois encontros presenciais: um em Juazeiro do Norte e outro em Fortaleza. O primeiro será na próxima terça-feira (25), às 15h30, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) de Juazeiro. Na capital do Estado, haverá encontro no dia 10 de julho, às 14h30, na sede da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace). A documentação necessária para a inscrição deve ser enviada para o endereço eletrônico do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA) até o próximo dia 15 de julho. O e-mail é o O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A divulgação do resultado da seleção está previsto para o 31 de julho.
 

Experiência Internacional

Para permitir a frequência nesses cursos sem que os estudantes morem em Portugal, a Universidade de Lisboa oferta cursos concentrados, com duração inferior a um mês, com matriz curricular idêntica a semestres do Mestrado e do Doutorado oferecidos. Assim, frequentando esses cursos condensados, o estudante terá acesso ao mesmo conteúdo abordado nos cursos de Pós-Graduação, de maior duração. Segundo o professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA, Jeová Torres, isso é possível porque, no ato de reconhecimento do Mestrado ou do Doutorado, valerá o conteúdo visto, não o tempo de curso: "Isso possibilita que o pós-graduando passe 3 períodos em Portugal (de cerca de mês, cada um) sem que ele precise morar um ano e meio lá", disse.
 
Dessa forma, a matrícula no Mestrado e no Doutorado do ISCSP/ULisboa deverá ser feita também com a inscrição nesses cursos especiais. No caso dos mestrandos, eles estarão matriculados também no Curso de Formação Especializado em Gestão de Políticas Públicas (CFEGPP), que possui as mesmas disciplinas do MGPP/ULisboa. Para os doutorandos, a inscrição será no Curso de Formação Avançada em Administração Pública (CFAAP), com a mesma matriz curricular do DAP/ULisboa. Ainda segundo Jeová, essa é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica da universidade: “[o ISCSP] É uma instituição de 116 anos de história, com reconhecimento da própria União Europeia na área de Administração Pública”, afirmou. De acordo com Jeová, além de contar com o acompanhamento de professores da UFCA, os pós-graduandos via convênio com a Federal do Cariri poderão cursar um dos semestres das suas formações presencialmente na UFCA: “A vantagem é ter professores [da UFCA] vinculados, acompanhando todas as disciplinas e as atividades dos estudantes. Vamos coorientar e também ministrar disciplinas”, explicou.
 

Serviço

Universidade Federal do Cariri
Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA)
Sala 92, Bloco C, Piso Inferior - Campus Juazeiro do Norte
(88) 3572-7200 / 7515
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Nos próximos dias 18 e 19 de junho, a partir das 9h, a Universidade Regional do Cariri (Urca) sedia o Seminário Nacional de Migração e Refúgio. Com tema “Cultura do Encontro e Construção de Políticas de Migração”, o evento será aberto ao público, no Salão de Atos da Universidade, na cidade do Crato.
 
Fruto de parceria entre o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste (SPM-NE) e o Comitê de Migração e Refúgio do Cariri, a iniciativa pretende proporcionar um espaço de formação para organizações e pessoas sensíveis à realidade de migrantes e refugiadas(os) no Brasil, articulando a construção e implementação de políticas públicas para migrantes, refugiados e solicitante de refúgios. A ação conta também com o apoio da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e das entidades internacionais filantrópicas Misereor e Puentes de Solidaridad.
 
Atualmente, o Cariri conta com 7 famílias venezuelanas, nas cidades de Crato (2), Juazeiro do Norte (4) e Barbalha (1). No Brasil, foram computadas, apenas nos primeiros sete meses do ano, 41.915 solicitações de refúgio, superando o total de todo o ano de 2017 (33.866 pedidos). Segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), entre os pedidos de 2017, 587 geraram reconhecimento de refúgio no Brasil. Outras 86.007 pessoas ainda esperam ser reconhecidas como refugiadas.
 
*Com informações do g1
 

Serviço

Seminário Nacional de Migração e Refúgio
Quando: 18 e 19 de junho, às 9h
Onde: Universidade Regional do Cariri (Urca)
Rua Cel. Antônio Luis, 1161, Pimenta - Crato-CE
(88) 3102.1212 / 3102.1204 
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) - autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que promove estudos periódicos sobre o sistema educacional brasileiro - identificou que 285 estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) têm duplo vínculo em cursos de Graduação de instituições públicas. Pela Lei Nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, uma mesma pessoa não pode ocupar duas vagas em cursos públicos de Graduação simultaneamente.
 
Agora, os estudantes identificados devem optar por um dos cursos públicos com os quais mantém vínculo. Na UFCA, a declaração de escolha deve ocorrer até a próxima segunda-feira (17). Segundo a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA), todos os 285 discentes da UFCA foram avisados por e-mail dos procedimentos necessários para a declaração.
 
Caso os estudantes identificados não declarem qual curso continuarão frequentando, a lei prevê duas hipóteses possíveis para as matrículas. Se o duplo vínculo for identificado em instituições diferentes, será mantida a matrícula mais recente. Caso o duplo vínculo seja na mesma instituição, seguirá ativa a matrícula mais antiga. A Prograd/UFCA ressalta que, sem a declaração de escolha, o discente com duplo vínculo não terá direito a utilizar os créditos do curso cancelado.
 

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Coordenadoria de Controle Acadêmico
Sala 205, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9267
 

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) estabeleceu, por meio da Resolução nº 45/CONSUNI, de 16 de maio de 2019, normas e procedimentos próprios para revalidação ou reconhecimento de diplomas de Graduação e de Pós-Graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por entidades estrangeiras de ensino superior. Antes, a UFCA seguia normativas da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente, para ter validade nacional, diplomas conquistados no exterior precisam ser revalidados por uma universidade brasileira pública, regularmente credenciada, que tenha curso reconhecido do mesmo nível/área ou equivalente.

Para iniciar o processo, os interessados deverão requerer a revalidação ou o reconhecimento, junto à instituição de interesse (que pode ser ou não a UFCA), pela Plataforma Carolina Bori  -  sistema criado pelo Ministério da Educação para gestão e controle de processos de Revalidação e Reconhecimento de diplomas estrangeiros no Brasil.

No caso dos pedidos de revalidação/reconhecimento por parte da UFCA, serão observados, inicialmente, depois de iniciado o processo na plataforma,  a adequação da documentação, a existência de curso ou programa de mesmo nível ou de área equivalente no âmbito da UFCA e o cabimento ou não da tramitação simplificada - pela qual a revalidação de diplomas é concluída em 60 dias e o reconhecimento, em 90 dias, a contar da data de abertura do processo.

Na UFCA, os processos de revalidação/reconhecimento de diplomas iniciados até o último dia 16 de maio ainda obedecerão à normativa da UFC. Após essa data, os processos já estarão sob vigência da nova resolução, exceto os diplomas de graduação em Medicina, que se subordinam ao Programa Revalida.

 

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Sala 205, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9267
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Prograd/PRPI)
Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9328
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 
As três unidades do Refeitório Universitário da Universidade Federal do Cariri (RU/UFCA) vão servir apenas almoço nesta sexta-feira (14). A UFCA mantém RUs nos campi Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte. Segundo a Coordenação das unidades, o jantar não será servido para evitar um possível desperdício de alimentos caso a adesão estudantil à paralisação de amanhã seja significativa. Ainda de acordo com a Coordenação, os RUs voltam a funcionar normalmente na segunda-feira (17). 
 
Em todo país, houve paralisações, nos últimos dias 15 e 30 de maio, em protesto contra bloqueios no orçamento discricionário de instituições federais de ensino superior, anunciados pelo governo federal em abril passado. Na UFCA, os bloqueios chegam a contingenciar 47% do orçamento da instituição. As manifestações vêm sendo promovidas por entidades de classe de professores e de estudantes de universidades federais, com adesão também do público geral.
 

Serviço

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA)
Sala 201, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221-9366
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Estudantes e professores do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Cariri (UFCA) obtiveram, juntos, aprovação de 39 trabalhos científicos na terceira edição do Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (Enepcp 2019). O evento, um dos maiores da área, será realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, entre os dias 27 e 30 de agosto deste ano.

O Vice-Diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e professor do curso de Administração Pública, Wendell Barbosa, comentou a aprovação dos trabalhos: “O curso de Administração Pública da UFCA foi eleito o melhor curso de Administração Pública do Nordeste e está entre os dez melhores do país. Esse grande volume de trabalhos aprovados indica um processo de amadurecimento do curso e a consolidação da contribuição acadêmica de professores e estudantes da UFCA no campo de Públicas”, disse.

Na sua terceira edição, o Enepcp vai pautar o tema “Democracia no século XXI e os desafios para a Gestão Pública” em conferências, mesas-redondas e sessões temáticas. Vão participar do evento pesquisadores, profissionais, professores e estudantes de Graduação e de Pós-Graduação no campo de Públicas.

Serviço

Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - Enepcp 2019
Quando: de 27 a 30 de agosto 
Onde: campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal-RN

Curso de Administração Pública - UFCA
Sala 37-A, Piso superior
(88) 3221-9743
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 
Hoje (7) é o último dia para candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 (Enem) se inscreverem na segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2019.2). O SiSU é a principal porta de entrada para ingresso em instituições públicas de educação superior no Brasil. A inscrição é feita exclusivamente pela internet, na página do SiSU, sem a cobrança de taxas. A inscrição no SiSU 2019.2 deve ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha da última edição do Enem. Caso o candidato não se lembre do número de inscrição ou da senha, pode recuperá-los na página do Enem 2018.
 
Na UFCA, serão ofertados, nesta edição, quatro cursos: Medicina (40 vagas), Administração (50 vagas), Engenharia Civil (50 vagas) e Engenharia de Materiais (50 vagas). Até às 9h50 desta sexta-feira, o curso de Medicina da UFCA contava com 4.824 inscritos no SiSU 2019.2. Administração, até o mesmo horário, tinha 2.197 inscritos; Engenharia Civil, 876 e Engenharia de Materiais, 615. Acesse o edital do SiSU na Universidade.
 
A solicitação de matrícula na UFCA, pela chamada regular do SiSU, vai ocorrer entre nos dias 12, 13 e 17 de junho de 2019, das 9h às 17h. Os pedidos de recurso serão formalizados no dia 26 de junho. Já os convocados da lista de espera terão os próximos dias 3, 4, 5, 8 e 9 de julho para solicitarem matrícula. O dia 18 de julho está reservado aos recursos.
 

Serviço

Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA)
Coordenadoria de Controle Acadêmico
Sala 205, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9267
 
 
Foi publicada, nesta quarta-feira (5), retificação do edital do concurso público da Universidade Federal do Cariri (UFCA) para provimento de cargos técnico-administrativos em educação. As mudanças ocorreram no Anexo I, no texto referente às prerrogativas necessárias ao provimento no cargo de Técnico de Laboratório - Área Biotério; e no Anexo II, no trecho que aborda o conteúdo programático para o cargo de Pedagogo.
 
O concurso público da UFCA vai selecionar novos 25 profissionais, em 18 cargos - de níveis médio ou superior. As provas estão previstas para o próximo dia 4 de agosto, a seres aplicadas nas cidades de Juazeiro do Norte, do Crato e, caso não existam espaços suficientes para realização das provas nessas duas cidades, em municípios com espaços adequados disponíveis. O certame está a cargo da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef), da Universidade Federal do Ceará (UFC).
 
O concurso da UFCA será válido por dois anos, a contar da data de publicação - no Diário Oficial da União - da homologação do resultado final. A validade pode ser prorrogada por igual período, a critério da instituição.
 

Serviço

Universidade Federal do Ceará 
Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef)
Campus do Pici - Bloco 710 – Sala B - Pici, Fortaleza-CE
+55 (85) 3217.1282
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Universidade Federal do Cariri
Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária - Juazeiro do Norte-CE (Sede)
+55 (88) 3221.9200
 
A ação sustentável “Troque uma garrafa pet por uma muda” ocorre nesta quinta-feira (6) no campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Interessados em trocar as garrafas plásticas por uma muda devem levar o material ao pático central do campus Juazeiro, entre 11h e 14h ou entre 17h e 19h de hoje. A iniciativa - da Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade da UFCA, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (CGS-Proplan/UFCA) - teve início ontem (5), no campus Barbalha. A troca é aberta à comunidade externa e não há limites de trocas por pessoa.
 
As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial da cidade do Crato (Semadt) e pelo Parque Ecológico das Timbaúbas, em Juazeiro do Norte. Ao todo, foram disponibilizadas 266 mudas - dentre elas, plantas medicinais e árvores endêmicas da região do Cariri. 
 
De acordo com Ingrid Mazza, Coordenadora da CGS-Proplan/UFCA, a sustentabilidade está enraizada nas ações da Universidade: "a gente visa ser uma universidade referência em educação para a sustentabilidade. A importância de ações, eventos e momentos como esse é que, cada vez mais, a gente possa incutir a ideia sustentabilidade na sociedade, começando com os nossos alunos e servidores”, afirmou.
 

Serviço

Ação Sustentável “Troque uma garrafa pet por uma muda”
Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade (CGS-Proplan/UFCA)
+55 (88) 3221-9352
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
 
A Secretaria de Cooperação  Internacional da Universidade Federal do Cariri (SCI/UFCA) divulga aos estudantes de Música da instituição o edital do programa de mobilidade na Academia de Música Gheorghe Dima (AMGD), na Romênia. Ao todo, são ofertadas duas vagas, no curso de Estudos Musicais Teóricos e Pedagógicos da AMGD (ministrado em inglês). O programa prevê a permanência do intercambista na instituição estrangeira por 6 meses - período que pode ser prorrogado, a critério do estudante, por mais um semestre.
 
Pela acordo entre a UFCA e a AMGD, os possíveis intercambistas terão direito à isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades na instituição de destino) e a alojamentos subsidiados, cujo aluguel deve custar cerca de € 60,00 ao mês ao intercambista. Outras despesas - como obtenção de passaporte, visto, passagens aéreas, alojamento diverso do subsidiado, alimentação e seguro saúde - deverão ser custeados integralmente pelos selecionados. 
 
Os interessados têm até o próximo dia 14 de junho de 2019 para efetuar sua inscrição, pela plataforma Forms. O resultado parcial está previsto para o dia 18 de junho e o final, para o dia 20 de junho. Depois disso, os candidatos seguem para as fases finais de seleção: de confirmação de interesse no intercâmbio, de levantamento de documentação exigida pela instituição romena, de aprovação da documentação e, só depois disso, de aceite do intercambista. 
 

Serviço

 
Secretaria de Cooperação Internacional
Sala 402, bloco I – campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9455
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Academia de Música Gheorghe Dima
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
+40-768.187260
 
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 24