Início do Conteúdo
Ana Paula Lima

Ana Paula Lima

 
Interessados em artes cênicas terão a oportunidade de participar de um curso de teatro oferecido na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por iniciativa de uma ação do Centro de Estudos Musicais do Cariri, ligado ao Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte da UFCA (Cemuc-IIsca/UFCA), qualquer pessoa que queira participar da formação artístisca, seja ligada à UFCA ou não, poderá se inscrever no Curso Prático de Teatro. As inscrições estão abertas, por meio de formulário eletrônico, até o próximo dia 25 de abril.
 
Serão ofertadas duas turmas, cada uma com 25 vagas. A primeira turma terá encontros às terças-feiras, de 10h às 12h, com início previsto para o próximo dia 30 de abril. Já a segunda turma deve iniciar seus trabalhos no dia 2 de maio, com encontros às quintas-feiras à tarde, entre 14h e 16h. Todas as aulas serão no campus Juazeiro do Norte, em espaço a definir.
 
O Curso Prático de Teatro é uma ação do Laboratório Cênico do Cemuc-IIsca/UFCA, criado em 2017. Naquele ano, o Laboratório Cênico realizou o musical infantil A Lenda do Beija Flor e, agora em 2019, pretende montar um novo espetáculo. No ano passado, o Laboratório inscreveu o projeto "Sonho de Uma Noite de Verão" no Edital 10/2018/PROCULT, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O edital - que selecionou ações culturais de iniciativa da comunidade acadêmica para apoio - aprovou a proposta, idealizada pela servidora e também estudante de Jornalismo da UFCA, Cleiviane Vasconcelos, sob tutela do professor do IIsca/UFCA, Márcio Mattos. Sonho de Uma Noite de Verão é uma obra clássica do dramaturgo inglês William Shakespeare, escrita no fim do século XVI. 
 
A frequência em pelo menos 75% das atividades do curso será certificada com carga horária de 20h. 
 

Serviço

Curso Prático de Teatro
Inscrições: até 25 de abril de 2019
Informações: Laboratório Cênico (Cemuc-IIsca/UFCA)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
 

*Atualizada em 22/04/2019, às 20:52

 

O Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Cariri (Caem-CCT/UFCA) promove amanhã (23) uma roda de conversa sobre sofrimento psíquico na universidade. O evento será na área entre os blocos A e C do campus Juazeiro do Norte, das 13h às 14h. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Vão mediar a roda de conversa o psicólogo Lusimário Oliveira e a estudante de Psicologia no Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão), Isaura Caroline.

A roda de conversa - “O sofrimento psíquico na universidade: produtividade, corpo e gênero” - compõe o projeto Inovação e Tecnologia em Engenharia de Materiais (Item), do Caem-CCT/UFCA. A iniciativa, sob o título “Momento Item”, pretende promover eventos - como rodas de conversa e palestras - a cada dois meses, abordando temas variados de interesse tanto da comunidade acadêmica quanto do público externo à universidade. A roda de conversa desta terça-feira será a primeira edição do projeto.

 

Serviço

Roda de conversa “O sofrimento psíquico na universidade: produtividade, corpo e gênero”
Quando: dia 23 de abril de 2019, às 13h
Onde: Entre os blocos A e C do campus Juazeiro do Norte

Informações:
Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (Caem-CCT/UFCA)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .edu.br

O curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Cariri (UFCA) - com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e do Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRCCE) - promove, na próxima segunda-feira (22), o Primeiro Encontro de Ciências Contábeis da UFCA, que será a aula magna do curso. Aula magna é a aula inaugural de um curso superior recém-criado. O curso de Ciências Contábeis está entre as quatro novas formações anunciadas pela UFCA em 2018 e começou suas atividades neste semestre.
 
O encontro, cujo tema será “Contabilidade: Desafios e Perspectivas”, será realizado das 18h às 21h30 no Auditório Bárbara de Alencar do campus Juazeiro do Norte (Sala 89, Bloco E).
 
Foram convidados para o evento a contadora especialista em Finanças Públicas e Direito Tributário,  Augusta Barbosa, e o empresário especialista em Gestão de Negócios e Conselheiro do CFC, Lourival Alves Cavalcante. A fala de Augusta terá como tema “A evolução Contábil e a mulher contadora nos últimos 10 anos”. Já Lourival debaterá sobre “Sistema Contábil Brasileiro e o futuro da profissão Contábil”. 
 

Graduação em Ciências Contábeis

O Bacharelado em Ciências Contábeis faz parte do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) e tem duração entre 8 e 12 semestres. As aulas são presenciais, ministradas no período noturno no campus Juazeiro do Norte. O coordenador do curso é o professor Marcone Venâncio da Silva.
 

Serviço

Curso de Graduação em Ciências Contábeis
Sala 84, Bloco E, Piso Superior – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9548
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Começa hoje (15) o período de inscrições para estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participarem do Programa de Intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal. Os interessados devem se candidatar até o próximo dia primeiro de maio, pela plataforma Forms.
 
De acordo com o edital, o convênio entre a UFCA e a instituição portuguesa prevê a isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades), mas os candidatos ao intercâmbio precisam custear as demais despesas, como obtenção de passaporte e visto, passagens aéreas, alojamento, alimentação e seguro-saúde.
 
Para as candidaturas aprovadas, o intercâmbio na Universidade do Porto será entre setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Os candidatos devem ter concluído, na data de inscrição, no mínimo 25% e no máximo 85% do currículo previsto para o seus respectivos cursos de graduação; não ter mais que 12 créditos de reprovações no histórico escolar e ter Média de Conclusão (MC) maior ou igual a 7,0.
 
Segundo a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), a aprovação no processo seletivo da UFCA não garante o intercâmbio do aluno, cabendo exclusivamente à Universidade do Porto a aprovação final do candidato.
 

Serviço

Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA)
Sala 402, Bloco I - campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221-9455
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
Começa na próxima terça-feira (16) o período de inscrições para o segundo lote dos programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos, oferecidos pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) a seus estudantes de graduação. O Auxílio Emergencial concede, por até 4 meses, R$ 400,00 mensais para os estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário-mínimo que não recebem apoio financeiro da UFCA. Já o Auxílio Óculos concede R$ 450,00 a estudantes também em vulnerabilidade socioeconômica para aquisição de óculos com lentes corretivas, para que o beneficiário não tenha queda no desempenho acadêmico pela simples ausência de óculos.
 
Os interessados devem se inscrever nos programas pela plataforma Forms até o próximo dia 24 de abril. Essa data também limita o prazo para entrega dos documentos necessários à inscrição. Os candidatos de Juazeiro do Norte podem entregar esses documentos na sala da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA). Já os inscritos dos demais campi devem procurar a Secretaria de Documentação e Protocolo (Sedop/UFCA) para entregá-los. Conforme cronograma, o resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 15 de maio. Especificamente os beneficiários do Auxílio Óculos deverão comprovar a aquisição do acessório, pela plataforma Forms, em até 30 dias úteis contados a partir do recebimento do benefício.
 

Serviço

Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis 
Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (Caie-Prae/UFCA)
Sala 201, Bloco I – campus Juazeiro do Norte
(88) 3221.9364
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 

Logo mais, às 19h desta sexta-feira (12), o auditório Bárbara de Alencar do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai receber mais uma edição do projeto Conversas Filosóficas. O doutorando em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Rafael Santos, é o convidado desta edição, cujo tema será "Discurso Religioso e Autoridade Política em Espinosa".

 

Conversas Filosóficas

O Conversas Filosóficas é um evento mensal resultado de uma iniciativa do curso de Filosofia da UFCA em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA e o Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB). Desde 2015, o projeto já abordou temas como Vidas em Romaria, Neoliberalismo, o Mundo como Vontade e Representação e Canções politicamente engajadas.

 

Serviço

Conversas Filosóficas
Quando: 12 de abril de 2019, às 19h
Onde: Auditório Bárbara de Alencar (sala 89) – campus Juazeiro do Norte


Informações: Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA)
(88) 3221.9245
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou, nesta sexta-feira (12), edital de seleção simplificada para professores substitutos. As oportunidades são para os campi Barbalha e Juazeiro do Norte. Em Barbalha, funciona a Faculdade de Medicina (Famed/UFCA) e, em Juazeiro do Norte, o Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (Iisca/UFCA) e o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT/UFCA).

As inscrições começam na próxima segunda-feira (15), pela plataforma Forms, e seguem até o próximo dia 30 de abril. O dia, local e horário das provas serão publicados posteriormente, no Calendário de Provas.

Vagas

Ao todo, 3 vagas estão sendo ofertadas. A Famed/UFCA terá uma delas. O(a) selecionado(a) vai atuar nos setores de Clínica Médica/Geriatria/Semiologia/Internato, em regime laboral de 20h semanais, e deverá comprovar graduação em Medicina e ainda residência em Clínica Médica.

O CCT/UFCA vai receber um novo professor de Química Geral, cujo regime de trabalho será de 40h. Os candidatos precisam ter graduação em Química.

O IIsca/UFCA, por sua vez, vai receber um professor de Música, para atuar nas áreas de Cordas Graves Friccionadas e Educação Musical. O regime de trabalho do(a) selecionado(a) será de 20h semanais. A vaga exige graduação em Música.

Serviço

Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA)
Coordenadoria de Admissão e Dimensionamento
Rua Divino Salvador, nº 284, bairro Rosário, Barbalha-CE
(88) 3221-9303
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nesta quinta-feira (11), às 18h30, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove a terceira edição do seu Encontro Temático sobre Autismo. O evento - com palestras sobre o autismo em crianças e adolescentes - será no Auditório Beata Maria de Araújo, no campus Juazeiro do Norte. Este ano, a programação também abordará o ingresso de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Ensino Superior.
 
São esperados a presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Cariri (AMA Cariri), Ana Moésia Magalhães; os professores do Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão) Renata Kalina Alves e Herlón Ribeiro Cortez - que desenvolveram um aplicativo que auxilia crianças autistas a se comunicarem, o AutA, disponível no google play - a psicóloga Célia Gonçalves, que desenvolve trabalho com as famílias de autistas; a consteladora familiar sistêmica Ana Cláudia Nobre e a psicóloga professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Estefânea Gusmão, coordenadora do Núcleo de Avaliação Psicológica em Saúde (NapsiS-UFC). Todos vão compor uma mesa redonda cujo tema será "Diferentes perspectivas sobre o universo autista".
 
Segundo a pedagoga da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA), Aldevânia Pereira, os encontros temáticos sobre autismo na UFCA tiveram início em 2017, por iniciativa do professor do curso de Administração da UFCA, Milton Jarbas: "Ele descobriu que tem um filho com autismo e, buscando mais informações sobre o TEA, também percebeu que não há muito conhecimento na região sobre esse tema. Ele então procurou a Prae/UFCA para promover eventos sobre autismo, e nós prontamente abraçamos a ideia", disse.
 
Nos encontros temáticos anteriores, foram debatidos o autismo especificamente em crianças e as leis e direitos de autistas.
 

Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2019

Anualmente celebrado no dia 2 de abril, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de dezembro de 2007, para a conscientização global acerca do TEA. Em 14 de abril de 2018, a então presidente em exercício do Brasil, Cármen Lúcia, na época presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sancionou a lei que institui o dia 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo no país.
 
Na UFCA, desde dezembro do ano passado, as fachadas dos campi estão sendo iluminadas com cores alusivas a diferentes campanhas de saúde. Durante todo o mês de abril, os blocos do campus Juazeiro do Norte e também o prédio do campus Barbalha serão iluminados com a cor azul, referente ao autismo.
 

Serviço

Terceiro Encontro Temático da UFCA sobre Autismo
Quando: dia 11 de abril de 2019, às 18h30
Onde: Auditório Beata Maria de Araújo - campus Juazeiro do Norte
 
Informações: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis
(88) 3221.9362
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) – grupo de pesquisa interdisciplinar na Universidade Federal do Cariri (UFCA) com foco em questões urbanorregionais, sustentabilidade e políticas públicas – divulgou, nesta segunda-feira (8), edital de um concurso para produção e escolha de um logotipo para o projeto.
 
O logotipo escolhido será adotado como a marca oficial do Laboratório, com sede no campus da UFCA em Juazeiro do Norte, onde funciona o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA). O trabalho será usado nas mais variadas peças e meios de comunicação, impressos ou digitais, a critério do Laurbs.
 
 Poderão participar do concurso quaisquer pessoas físicas ou jurídicas interessadas em criar o logotipo do Laurbs em conformidade com o edital.
 
Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá preencher o Termo de Cessão dos Direitos Autorais, anexo ao edital, e enviá-lo - junto aos arquivos digitais referentes ao logotipo (também especificados no edital) - pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os arquivos deverão ser enviados até o dia 8 de maio de 2019.
 
O(a) idealizador(a) do melhor trabalho receberá R$ 200,00 e um certificado registrando o primeiro lugar no concurso. A premiação será entregue em evento de lançamento do Laurbs, previsto para junho de 2019.
 

Serviço

Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs-CCSA/UFCA)
Campus Juazeiro do Norte - UFCA
(88) 3221.9541 (secretaria CCSA/UFCA)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Termina hoje (8) o prazo de inscrições para o minicurso "Elaboração e desenvolvimento de escalas de mensuração", ofertado pelo Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA). O objetivo do minicurso é apresentar conceitos de mensuração por meio de escalas e suas aplicações nos estudos de Administração, além de apresentar o software científico SPSS e suas funcionalidades básicas. Os interessados devem preencher formulário eletrônico para participar.
 
A formação será realizada em dois dias: amanhã (9) e no próximo dia 16 de abril, das 14h30 às 17h30. Nas duas datas, o minicurso ocorrerá no Auditório Bárbara de Alencar do campus Juazeiro do Norte (sala 89, Bloco E, piso inferior). 
 
O minicurso será facilitado pelo professor da UFCA Roberto Ramos, mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2009) e graduado em Administração pela mesma instituição (2001).
 

Serviço

Programa de Educação Tutorial - curso de Administração da UFCA (PETADM-UFCA)
Sala 72 - Bloco C, piso superior
(88) 3752 7219 (coordenação do curso)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 20