Início do Conteúdo
Danielle Feitosa

Danielle Feitosa

Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras

Unidade Acadêmica responsável: Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte - IISCA

 

Coordenação do curso:

Prof. Roger Lineira Prestes - coordenador

Prof. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira - vice-coordenador

(Portaria CONSUNI 560/2018)

 

Objetivos do curso:

Oportunizar a formação de profissionais para atuarem como tradutores e interpretes da Língua Brasileira de Sinais, nos diferentes espaços da sociedade, contribuído para a aprendizagem, o uso e a difusão de Libras, promovendo a qualificação de profissionais e ampliando a sua inserção no mercado de trabalho e na escola.

 

Perfil do egresso:

Profissionais para atuarem como tradutores e interpretes da Língua Brasileira de Sinais, nos diferentes espaços da sociedade.

 

Forma de ingresso no curso: 

Processo seletivo, por meio de edital aberto especificamente para este fim.

 

Requisitos:

Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento, e que sejam profissionais tradutores e intérpretes em Libras inseridos no contexto da sociedade, a partir das suas práticas nos mais diversos âmbitos (profissionais, tradutores e intérpretes, e atuação em Libras).

 

Processo seletivo para pós-graduação lato senso: Curso de Especialização em Libras

Edital 07/2018/IISCA

Retificação I

Retificação II

Resultado final

Sexta, 25 Janeiro 2019 09:49

Calendário do estudante

 

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), a partir de amanhã (15) está com as inscrições abertas até o dia 25 de janeiro, para estudantes estrangeiros com interesse em participar do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes - 2019).

Para concorrer a uma das 7 vagas oferecidas, o candidato precisa ser discente do Programa Estudante Convênio Graduação (PEC-G), estar regularmente matriculado na UFCA e ter concluído pelo menos o primeiro semestre, apresentar histórico com Média de Conclusão (MC), frequência mínima de 75% em cada disciplina cursada no semestre anterior e estar com cadastro atualizado na SCI.  O valor de benefício é de R$ 622,00, durante o período de seis meses, de janeiro a junho. 

As inscrições são realizados por meio da plataforma FORMS UFCA. No dia 28 de janeiro será feita a análise da documentação e entrevista, caso precise. Já no dia 29 sairá o resultado da seleção podendo solicitar recurso no dia 30. Dia 31 será divulgado o resultado final da seleção.

Confira o edital.

Serviço

Secretaria de Cooperação Internacional

Campus de Juazeiro do Norte, Bloco I, Quarto Piso, Sala i402 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: 55 88 3321-9455

Horário de Funcionamento: 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00

Mais informações: http://portal.mec.gov.br/promisaes

Está aberto, de 07 de janeiro a 07 de fevereiro de 2019, o período para solicitação de Colação de Grau (com solenidade) referente ao semestre 2018.2. As solicitações se dão através da Plataforma Forms.

As Colações de Grau 2018.2 serão realizadas nas seguintes datas:

  • 08/03/2019- Campus Brejo Santo
  • 14 e 15/03/2019 – Campus Juazeiro do Norte
  • 22/03/2019 – Campus Icó.

O programa de extensão Enactus UFCA ganhou, no dia 14 de dezembro de 2018, o segundo lugar no prêmio Nufarm de Ética e Consciência no Agronegócio pelo projeto Bio+.

O evento acontece todo ano em Fortaleza (CE) e tem como objetivo premiar os três projetos, entre todos os times Enactus das universidades do Ceará, mais bem-sucedidos no desenvolvimento da produção agrícola sustentável, associado à assistência ética oferecida aos produtores rurais.

O projeto premiado, o Bio+, foi criado com o objetivo de promover autonomia econômica e social de comunidades rurais através da produção de alimentos orgânicos. Segundo Brenner Alexandre, vice-presidente do time, o Bio+ possui um Ciclo Vitae, metodologia desenvolvida pela Enactus UFCA para inserir tecnologias sociais em quintais e torná-los produtivos, sendo o ciclo formado por biodigestor, jardim filtrante e minhocário.

O prêmio é resultado do trabalho que vem sendo realizado no Sítio Boa Esperança e no Sítio Espinhaço, em Barbalha. O projeto já beneficiou diretamente o total de 12 famílias, e atualmente, além do ciclo, a Enactus deu início ao turismo ecológico nos sítios beneficiados, possibilitando aos interessados conhecer as tecnologias de perto.

Para 2019, o líder do projeto, Felipe Militão, pretende expandir o Bio+ para outras comunidades e cidades, com o intuito de conseguir parcerias para que o projeto seja replicado.

 

Para mais informações sobre o projeto, leia a matéria completa no UFCA Notícias de novembro.

A partir do dia 07 de janeiro, os estudantes selecionados para o semestre 2019.1 do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) que desejam obter a concessão de bolsas CAPES poderão entregar as documentações de acordo com as novas normas estabelecidas pelo Programa, além do Termo de Compromisso de Bolsista, para a turma de 2019.

Os interessados deverão realizar a entrega da documentação na sala da Secretaria do Mestrado (23C - Bloco A), de 07 de janeiro a 10 de janeiro, das 08h às 12h e das 14h às 17h. Caso algum candidato não consiga obter toda a documentação no prazo estabelecido, haverá um novo prazo de 14 a 18 de janeiro, nos mesmos horários.

Entre os requisitos para obtenção da bolsa, o candidato deverá comprovar efetiva docência de matemática na rede pública de ensino básico, comprovar aprovação em estágio probatório, possuir disponibilidade mínima de 20 horas semanais para decidar-se ao Profmat, entre outras listadas em anexo.

A concessão de bolsa não é garantida ao solicita-la, sendo a distribuição disponível a partir da cota disponibilizada pela CAPES.

 

Serviço:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Telefone: (88) 3221-9724

Quarta, 19 Dezembro 2018 12:42

Atos Decisórios CONSUNI

Atos Decisórios 

2019


  • ATO DECISÓRIO Nº 01/2019/CONSUNI - Homologa o Ato Decisório nº 01/CONSUNI, de 19 de dezembro de 2018, que prorroga, ad referendum, do Conselho Universitário, da UFCA, o prazo de duração das Bolsas do Programa de Aprendizagem Prática (PAP).


2018


  • ATO DECISÓRIO Nº 01/2018/CONSUNI - Prorroga, ad referendum, do Conselho Universitário, da Universidade Federal do Cariri, o prazo de duração das Bolsas do Programa de Aprendizagem Prática (PAP), desta Instituição de Ensino Superior.

 

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) foi oficialmente instalado nesta quarta-feira (28), em reunião extraordinária, onde tomaram posse 50 membros, representantes de todas as categorias da instituição. Até esta data o órgão da UFCA competente para deliberar sobre matérias de caráter administrativo, financeiro, orçamentário, acadêmico e de desenvolvimento de pessoal foi o Conselho Superior Pro tempore (Consup/UFCA).

Com a aprovação do Estatuto da UFCA, publicado no último dia 16 de novembro no Diário Oficial da União (DOU) pela portaria número 82, de 14 de novembro de 2018, o Estatuto próprio da UFCA entrou em vigência, e, com isto, deixou de ter como referência o estatuto da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo explicou o Reitor pró-tempore da UFCA, Ricardo Ness, o Conselho Universitário conta com as Câmaras de assessoramento Acadêmica e Administrativa, que também são órgãos deliberativos especializados, consultivos e normativos das Pró-Reitorias participantes. O regimento do Conselho Universitário disporá sobre a composição, funcionamento e competências das Câmaras. Após a publicação oficial de homologação do Estatuto, a Universidade deverá publicar, no prazo de 180 (cento e oitenta) dias, o seu Regimento Geral, contendo as regulamentações decorrentes do disposto no Estatuto.

Durante a reunião do Conselho, um dos pontos de pauta foi a designação de uma comissão eleitoral para conduzir o processo de eleição para a Reitoria. Será a primeira vez que a UFCA realizará eleições para a escolha de Reitor(a). Foi deliberada a abertura imediata das inscrições, de acordo com o edital apresentado pela comissão.  

Eleições

Para concorrer ao pleito, os candidatos devem ser docentes integrantes da Carreira de Magistério Superior, como Professor Titular ou Professor Associado 4, ou doutores (neste caso independente do nível ou da classe do cargo ocupado).

Os candidatos a Reitor(a) e a Vice-Reitor(a) da UFCA deverão se inscrever em chapas vinculadas, no Setor de Documentação e Protocolo (Sedop/UFCA), do campus Juazeiro do Norte. As inscrições serão efetuadas nos dias 29 e 30 de novembro, das 9h às 20h.

Para efetivar uma candidatura, são necessários os seguintes documentos:

- Formulário de Inscrição (Anexo I)

- Termo de compromisso (Anexo II)

- Cópia de Documento Oficial de Identificação e comprovante de Inscrição no CPF

- Currículo Lattes

- Carta de Apresentação à Comunidade

- Declaração expedida pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep/UFCA), com menção à titulação do candidato e à categoria dele no plano de carreira da instituição

A homologação das chapas inscritas será divulgada a partir das 13h da próxima segunda-feira (3), no portal da UFCA. A eleição para a composição da lista tríplice tem data prevista para 7 de dezembro de 2018. O local e o horário da eleição serão informados posteriormente, em ato convocatório do Consuni/UFCA.

Serviço

Inscrições para candidaturas à Reitoria e à Vice-Reitoria da UFCA

Onde: Setor de Documentação e Protocolo (Sedop)

Bloco A, sala 1, piso superior - campus Juazeiro do Norte UFCA

Prazo: dias 29 e 30 de novembro de 2018

Horário de atendimento: de 9h às 20h

Acesse os documentos pelos links abaixo:

Portaria

Edital

Resolução



 

«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 27