Início do Conteúdo
*Atualizada em 23/02/2019, às 15h30   A Universidade Federal do Cariri (UFCA) está entre as 120 melhores instituições de ensino do Brasil, segundo os critérios da última edição do Webometrics Ranking of World Universities, publicada em janeiro. O ranking é elaborado pelo Laboratório de Cibermétricas, um grupo de pesquisa do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o maior órgão público de pesquisa da Espanha. Desde 2004, o levantamento é publicado duas vezes por ano, em janeiro e em julho, considerando a presença das instituições avaliadas na internet, o volume de informações on line disponível sobre elas e a quantidade de artigos científicos de seus pesquisadores entre os 10% mais citados em 26 áreas do conhecimento.   No Ceará, a UFCA é a quarta instituição melhor posicionada na pesquisa, à frente da Universidade Regional do Cariri (Urca - na 124ª posição), da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva - na 171ª posição), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira  (Unilab - na 179ª posição), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - na 205ª posição) e do Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão - na 274ª posição). Pelo ranking, a primeira, a segunda e a terceira melhores universidades cearenses são, nesta ordem, a Universidade Federal do Ceará (UFC), na 11ª posição, a Universidade Estadual do Ceará (Uece), na 62ª posição, e a Universidade de Fortaleza (Unifor), na 73ª.   O Webometrics Ranking of World Universities listou 1.384 instituições brasileiras. Delas, a primeira da lista é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O laboratório avaliou mais de 28 mil instituições em todo o mundo. Considerando todas elas, a UFCA está na posição 3.679. Na América Latina, a UFCA é a 299ª melhor posicionada.   Serviço Ranking Web of Universities Cybermetrics Lab - CSIC Albasanz, 26-28 28037 Madrid - Espanha \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) divulgou, nesta quinta (21), a abertura da Chamada para avaliadores de projetos de Cultura e Esporte.  O edital pretende cadastrar servidores para comporem o banco de avaliadores Ad Hoc, a fim de avaliar os projetos do edital de seleção de ações culturais de iniciativa da comunidade acadêmica (edital 10/2018/Procult), e de projetos de esportes (edital 09/2018/Procult).    Poderão se inscrever, para atuar como avaliadores, os servidores, docentes e técnico- administrativos, pertencentes ao quadro efetivo das instuições de Ensino Superior com ensino superior completo e currículo lattes atualizado.    Acesse aqui o edital de Chamada para avaliadores.   Acesse o Formulário de Inscrição.
A unidade de Auditoria Interna da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove, nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro, o Café com Auditoria 2019, oferecendo treinamento aos gestores e também aos servidores lotados na auditoria interna da instituição. O  evento terá a participação do auditor Jeferson Alves dos Santos da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), de Minas Gerais. Confira:   Tema: Gestão de Risco e Controles Internos Participantes: Gestão administrativa e acadêmica Data: 27/02/19 e 28/02/19 Local: sala  i103 - Bloco I, campus Juazeiro do Norte Horário: das 8h às 12h e das 13 às 17h.    Tema: Atuação da Unidade de Auditoria Interna Participantes: Membros da Unidade de Auditoria Interna da UFCA Data: 1º/03/2019 Local: sala  405 - Bloco I, campus Juazeiro do Norte Horário: das 8h às 12h e das 13 às 17h.   
A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou, nesta terça-feira (19), termo aditivo ao Edital 10/2018/Procult, que altera os prazos para recebimento de propostas de Ações de Iniciativa da Comunidade Acadêmica para concessão de Bolsas de Cultura para o ano de 2019. Confira as alterações no cronograma. 
O programa Idioma sem Fronteiras (IsF), do governo federal, está recebendo inscrições para aulas gratuitas e presenciais de inglês na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Serão ofertadas turmas nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo. O período de inscrições vai até o próximo dia 14 de março, na página do My English Online (MEO) - que é o curso on line de inglês ofertado pelo IsF. Após acessar a área restrita, clique no botão azul "Aulas Presenciais".   Os interessados precisam apresentar ou resultado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), obtido pelo IsF, ou resultado do teste de nivelamento do MEO.    Abaixo os locais, dias, horários, níveis e tipos de cursos ofertados na UFCA:   Curso: TOEFL ITP preparatório Nível B1 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível B1 - campus Barbalha. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível A2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às terças-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Interações cotidianas em Língua inglesa Nível A1 - campus Brejo Santo. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível A2 - campus Crato. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível B2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às quintas-feiras, das 13h às 17h30.     Idioma sem Fronteiras   O IsF é um programa do governo federal que objetiva internacionalizar o ensino superior brasileiro. Entre suas várias ações, está a promoção de cursos presenciais de idiomas em diversas instituições federais de ensino cadastradas. Uma delas é a UFCA, que realiza as formações por meio do Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA).     Serviço Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221-9245
Na última sexta-feira (15/02), a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), publicou o edital e a Lista de Espera do Sisu 2019.1.   Os candidatos convocados devem acompanhar todas as informações dispostas no edital e precisam preencher a ficha cadastral até 25/02, disponibilizada na Plataforma Forms da UFCA. Qualquer problema técnico relacionado ao preenchimento da ficha cadastral deve ser relatado para a Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI/UFCA), através do serviço de atendimento da instituição. Todos os documentos referentes à Lista de Espera Sisu 2019.1 podem ser encontrados na aba documentos do site.   A entrega de documentos para solicitação de matrícula será realizada nos dias 19, 20, 21, 22 e 25 de fevereiro, nos campi de Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Apenas os candidatos convocados podem realizar a entrega de documentos. Os candidatos podem comparecer em qualquer um dos dias descritos no edital, mas, para auxiliar na entrega da documentação, a solicitação de matrícula foi organizada em dias preferenciais para cada curso.   Confira abaixo os locais, datas e horários para a entrega da documentação preferencial por curso:   Campus Juazeiro do Norte   Local: Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte - Av. Ten. Raimundo Rocha, 1639 - Cidade Universitária, Juazeiro do Norte - CE, 63048-080   Data: 19/02   Horários: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h Cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Medicina   Data: 20/02   Horários: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h Cursos: Agronomia, Design, Filosofia (Bacharelado e Licenciatura)   Data: 21/02   Horários: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h Cursos: Administração, Administração Pública e Letras-Libras   Data: 22/02   Horários: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h Cursos: Biblioteconomia, Música, Jornalismo   Data: 25/02   Horários: 09:00h às 12:00h e das 14:00h às 16:00h Cursos: Ciências da Computação, Matemática Computacional, Ciências Contábeis   Campus Brejo Santo   Datas: 19, 20, 21, 22 e 25/02 Local: Rua Olegário Emídio de Araújo, S/N, Bairro Centro, Brejo Santo - CE   Horários: 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 16:00h Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática   Serviço: Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) Sala i205, 2o andar Av. Ten. Raimundo Rocha, 1639 - Cidade Universitária, Juazeiro do Norte - Ce Telefone: (88) 3221-9263 E-mail: \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras Unidade Acadêmica responsável: Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte - IISCA   Coordenação do curso: Prof. Roger Lineira Prestes - coordenador Prof. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira - vice-coordenador (Portaria CONSUNI 560/2018)   Objetivos do curso: Oportunizar a formação de profissionais para atuarem como tradutores e interpretes da Língua Brasileira de Sinais, nos diferentes espaços da sociedade, contribuído para a aprendizagem, o uso e a difusão de Libras, promovendo a qualificação de profissionais e ampliando a sua inserção no mercado de trabalho e na escola.   Perfil do egresso: Profissionais para atuarem como tradutores e interpretes da Língua Brasileira de Sinais, nos diferentes espaços da sociedade.   Forma de ingresso no curso:  Processo seletivo, por meio de edital aberto especificamente para este fim.   Requisitos: Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento, e que sejam profissionais tradutores e intérpretes em Libras inseridos no contexto da sociedade, a partir das suas práticas nos mais diversos âmbitos (profissionais, tradutores e intérpretes, e atuação em Libras).   + - Editais de seleção Processo seletivo para pós-graduação lato senso: Curso de Especialização em Libras Edital 07/2018/IISCA Retificação I Retificação II Resultado final
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promoveu, no dia 12 de fevereiro, mais uma colação de grau especial. Na UFCA, o último evento do tipo havia sido no dia 22 de janeiro, quando doze estudantes anteciparam a conclusão de seus cursos - a maioria para ingressar em programas de mestrado. Já a colação especial da última terça-feira reuniu oito concludentes. Sete deles também passaram em seleções de mestrado e outro recebeu propostas de emprego na iniciativa privada.   A colação de grau especial exige um motivo significativo de seus participantes que justifique a impossibilidade de aguardo da cerimônia formal de colação de grau, como aprovação em cursos de pós-graduação, aprovação em concurso público ou contratação em empresas.    Dos sete estudantes aprovados em cursos de mestrado, seis são egressos do curso de Biblioteconomia. São eles: Antonio Marcos Ribeiro Frutuoso, Arysa Cabral Barros, Bárbara Larissa Alexandre Filgueira, Fabíola da Silva Costa, Hemerson Soares da Silva e Victória Lopes Félix. Com exceção de Victória - que vai ingressar no Mestrado em Ciências da Informação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - todos vão cursar o Mestrado Profissional em Biblioteconomia oferecido pela própria UFCA.    Já o egresso do curso de Engenharia de Materiais Carlos Henrique Barbosa Queiroz foi aprovado no Mestrado oferecido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Federal do Ceará (UFC).   Fechando a lista dos participantes da última colação especial está o egresso do curso de Engenharia Civil Carlos Henrique de Araújo Pereira, que recebeu uma proposta de emprego de uma construtora em Tauá. Segundo o estudante, ele também analisa propostas de construtoras locais.     Serviço Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9327 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A coordenação do curso de Especialização em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) abriu novo edital para ingresso na formação. Antes, a seleção ofertava 30 vagas, mas só 8 foram preenchidas. Assim, as 22 restantes serão oferecidas pelo novo edital: 4 para pessoas surdas, 15 para ouvintes e 3 para servidores da UFCA.   Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento, acompanhados de pelo menos uma das seguintes comprovações específicas na área de Tradução e Interpretação da Libras:   - Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras (PROLIBRAS – MEC) - Certificação de Curso Técnico em Tradução e Interpretação da Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 1.200h/a - Certificação de Curso de Formação em Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 240h/a.   Nos dois últimos casos, a seleção para a Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA vai aceitar declarações que comprovem a frequência de candidatos em formações ainda em andamento, com carga horária já cursada de pelo menos 240h/a.   As inscrições vão até amanhã (14), pela internet, na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA).      Especialização em Tradução e Interpretação de Libras A formação objetiva qualificar profissionais com conhecimento em Libras para atuação como tradutores e intérpretes dessa língua. Ao todo, o curso tem duração prevista de 18 meses, com aulas práticas e teóricas, previstas para ocorrerem às sextas-feiras (das 18 às 22h) e, quinzenalmente, aos sábados (das 8h às 12h e das 13h às 17h). As aulas estão previstas para começar no próximo dia 15 de março, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.     Serviço Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras Sala 51, Bloco C, Piso Inferior - campus Juazeiro do Norte (88) 3521-9531 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
*Atualizada às 12h17   Começou nesta segunda-feira (11) o período de inscrições para o Segundo Encontro de Avaliação Institucional da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O encontro vai ocorrer no próximo dia 14 de março, das 9h às 17h, no Auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), em Barbalha. Os interessados deverão se inscrever pela internet, na página do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia do encontro.   A realização do Segundo Encontro de Avaliação Institucional da UFCA está a cargo da Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação da universidade, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento (Cimai-Proplan/UFCA). Segundo a titular da  Divisão de Informações e Fomento da Cimai-Proplan/UFCA, professora Jaqueline Dourado, o encontro é voltado para a comunidade acadêmica da UFCA e também para representantes das chamadas Instituições de Ensino Superior (IES): "isso porque todas as IES precisam obrigatorialmente ter uma comissão própria de avaliação. Então, para as outras instituições convidadas, discutir o tema é sempre interessante, já que [instalar uma comissão de avaliação] é algo que ainda precisa ser efetivado", explica.    De acordo com a Cimai-Proplan/UFCA, confirmaram presença representantes da Universidade Federal do Tocantins (UFT), da Universidade Federal da Bahia (UFBA)  e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ainda segundo a coordenadoria, os inscritos da comunidade acadêmica no campus Juazeiro do Norte - que concentra maior número de pessoas - poderão se deslocar até o campus Barbalha em um ônibus destacado pela universidade.       Serviço Segundo Encontro de Avaliação Institucional da UFCA Quando: dia 14 de março de 2019, das 9h às 17h Onde: Auditório da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA) Endereço: Rua Divino Salvador, 284 - Alto do Rosário, Barbalha-CE   Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA) Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional (Cimai-Proplan/UFCA) (88) 3221.9355 ou 3221.9350 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 342