Quinta, 14 Março 2019 17:48
Terceirizados da UFCA participam de encontro para prevenção do abandono de animais Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA

Prestadores de serviços terceirizados que exercem atividades nas áreas comuns do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram de encontro para prevenção do abandono de animais. A prática é um crime ambiental previsto pela Lei 9.605/98, que determina de três meses a 1 ano de detenção a quem praticar abuso ou maus-tratos contra animais. Apesar disso, o abandono é recorrente e, em Juazeiro do Norte, o campus da UFCA vem sendo utilizado para o delito.

O encontro com os colaboradores terceirizados veio após o registro de uma manifestação sobre abandono de animais junto à Ouvidoria Geral da UFCA. O evento teve participação ativa do projeto de extensão UFCão - que leva a estudantes do ensino médio de escolas públicas palestras sobre a causa animal. O evento ocorreu no fim de fevereiro passado, com o objetivo de que os profissionais terceirizados da UFCA colaborem com a prevenção ao abandono dentro do campus, comunicando ocorrências do tipo aos órgãos competentes.

UFCA não é lar temporário para animais abandonados

Na ocasião, foram abordadas legislações sobre a proteção aos animais nas esferas nacional e local. Além disso, os presentes tiveram instruções sobre como proceder ao flagrar crimes de maus-tratos. O momento foi conduzido pela estudante de Administração da UFCA, Fernanda Bastos, que é voluntária do UFCão. Fernanda destacou pontos importantes sobre o escopo de atuação do projeto, como o fato de que o UFCão não oferece lar temporário nas dependências do campus e também não realiza resgates. Segundo a voluntária, o papel do UFCão é dar condições mínimas de saúde, higiene e de alimentação aos cães que chegam até o campus, independente da forma como chegaram. De acordo com Fernanda, o trabalho de castração desses cães já evitou o nascimento de 150 filhotes, em média.

O encontro com os terceirizados da UFCA contou ainda com a presença da vereadora do município de Juazeiro do Norte, Jacqueline Gouveia, e da integrante da Associação Protetora dos Animais Carentes (Apac Cariri), Mariângela Bandeira. Segundo Mariângela, são crimes de maus-tratos: envenenar animais, agredir animais, manter animais presos por muito tempo sem comida ou sem contato com seus responsáveis; deixar animais em lugar impróprio e anti-higiênico ou abandonar animais, sendo este último o mais recorrente entre os citados.

Caso presencie algum crime de maus-tratos aos animais, ligue 190 e denuncie.

Ouvidoria Geral - UFCA
(88) 3221.9485