Início do Conteúdo

  Interessados em artes cênicas terão a oportunidade de participar de um curso de teatro oferecido na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por iniciativa de uma ação do Centro de Estudos Musicais do Cariri, ligado ao Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte da UFCA (Cemuc-IIsca/UFCA), qualquer pessoa que queira participar da formação artístisca, seja ligada à UFCA ou não, poderá se inscrever no Curso Prático de Teatro. As inscrições estão abertas, por meio de formulário eletrônico, até o próximo dia 25 de abril.   Serão ofertadas duas turmas, cada uma com 25 vagas. A primeira turma terá encontros às terças-feiras, de 10h às 12h, com início previsto para o próximo dia 30 de abril. Já a segunda turma deve iniciar seus trabalhos no dia 2 de maio, com encontros às quintas-feiras à tarde, entre 14h e 16h. Todas as aulas serão no campus Juazeiro do Norte, em espaço a definir.   O Curso Prático de Teatro é uma ação do Laboratório Cênico do Cemuc-IIsca/UFCA, criado em 2017. Naquele ano, o Laboratório Cênico realizou o musical infantil A Lenda do Beija Flor e, agora em 2019, pretende montar um novo espetáculo. No ano passado, o Laboratório inscreveu o projeto "Sonho de Uma Noite de Verão" no Edital 10/2018/PROCULT, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O edital - que selecionou ações culturais de iniciativa da comunidade acadêmica para apoio - aprovou a proposta, idealizada pela servidora e também estudante de Jornalismo da UFCA, Cleiviane Vasconcelos, sob tutela do professor do IIsca/UFCA, Márcio Mattos. Sonho de Uma Noite de Verão é uma obra clássica do dramaturgo inglês William Shakespeare, escrita no fim do século XVI.    A frequência em pelo menos 75% das atividades do curso será certificada com carga horária de 20h.    Serviço Curso Prático de Teatro Inscrições: até 25 de abril de 2019 Informações: Laboratório Cênico (Cemuc-IIsca/UFCA) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
Segunda, 15 Abril 2019 16:28

Cineclube UFCA estreia nesta terça (16)

Nesta terça, 16 de abril, acontece a sessão de estreia do Cineclube UFCA, com a exibição especial do filme “Clube da Luta” e debate. As sessões serão realizadas todas as terças-feiras às 13h30 na sala g112, do campus Juazeiro do Norte. Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura(Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Cineclube UFCA é uma ação de iniciativa da comunidade acadêmica, idealizado pelo estudante de Jornalismo, Paulo Rossi, com a tutoria do docente Ricardo Salmito. Paulo Rossi destacou a importância do projeto para a troca de conhecimentos entre estudantes e comunidade externa, além do debate sobre assuntos de relevância acadêmica e acontecimentos mundiais. “O Cineclube pretende realizar sessões em todos os campi da instituição, além de momentos itinerantes na Região do Cariri”, afirmou. As sessões são abertas ao público e gratuitas. Sugestões de temas e filmes podem ser enviadas pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Serviço Cineclube UFCA UFCA – Juazeiro do Norte Toda terça-feira às 13h30 Sala G112
A décima primeira edição do projeto Andanças Culturais levará a comunidade surda da Universidade Federal do Cariri (UFCA) até o Geossítio Riacho do Meio, em Barbalha, no próximo dia 12 de abril. O Andanças Culturais é uma iniciativa do Programa de Educação Tutorial do curso de Administração da UFCA (PETADM-UFCA) que promove caminhadas em localidades com relevância história para o Cariri. Por se tratar de uma edição especial com a comunidade surda, o projeto - em vez de abrir inscrições para interessados em participar - convidou diretamente pessoas surdas ligadas à universidade, com o auxílio de intérpretes da Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA).    Um dos pontos interessantes no Geossítio Riacho do Meio é a Pedra do Morcego, que serviu de abrigo e esconderijo para os "Marcelinos" - como eram chamados os cangaceiros que atuavam no bando de Lampião. Além disso, o geossítio tem fontes de água natural, trilhas interligando essas nascentes e é também um ponto de observação de pássaros.   O termo "geossítio" identifica uma localidade de grande valor científico, histórico, cultural e ambiental presente em um geoparque. Geoparque, por sua vez, é um reconhecimento internacional – concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – a áreas essenciais para a história da Terra e sua preservação. Essas localidades, em todo o mundo, formam a rede Global Geopark Networks. No Cariri, uma região de 6 municípios na Chapada do Araripe (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri) foi a primeira nas Américas a ser reconhecida pela Unesco como um geoparque.    Edições Anteriores Na última edição do Andanças Culturais, em 23 de outubro de 2018, pessoas surdas, cegas ou com mobilidade reduzida puderam participar de uma trilha cultural promovida pela iniciativa no Parque Estadual Sítio Fundão, no Crato - que é uma Unidade de Conservação (UC) sob responsabilidade da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O Andanças Culturais também já esteve em locais como o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e o Memorial do Padre Cícero/Colina do Horto, em Juazeiro do Norte.   Serviço Programa de Educação Tutorial - curso de Administração da UFCA (PETADM-UFCA) Sala 72 - Bloco C, piso superior (88) 3752 7219 (coordenação do curso) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
Desde 2017 em construção, foi publicada, nesta sexta-feira (5), a primeira versão do Plano de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Segundo a Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA), o texto reúne a política de Cultura, Artes e Esportes da instituição, com orientações para ações na área a serem implementadas nos próximos 5 anos.    Com a publicação do Plano de Cultura, a comunidade poderá apreciar o texto e sugerir melhorias. Para reunir as sugestões, a Procult/UFCA elaborou um formulário, que poderá ser respondido pelos interessados até o próximo dia 24 de abril. Além da comunidade acadêmica, o público externo à UFCA também está convidado a participar. Após a consulta, a Procult/UFCA poderá acatar as sugestões feitas e, assim, alterar o texto do documento.   Plano de Cultura O Plano de Cultura da UFCA foi construído considerando documentos na área de Cultura já publicados no país, como o Plano Nacional de Cultura (PNC), o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Estadual de Cultura, bem como documentos que orientam as ações da UFCA, como a Carta de Princípios da UFCA, o Estatuto da UFCA, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI).   Serviço Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte (88) 3221-9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) lança, nesta segunda-feira (1º), edital de seleção para bolsas de arte do programa Música e Educação. O programa fomenta projetos permanentes que consolidam o trabalho dos grupos musicais da UFCA e também os espaços públicos de educação musical. Ao todo, serão 3 bolsas para o projeto Escola de Música (Emuc) e outras 3 bolsas para o Grupo de Saxofones da UFCA. As oportunidades são remanescentes de seleção anterior.   Poderão concorrer às bolsas estudantes de graduação da UFCA que atendam às exigências de cada projeto, conforme edital. Cada uma delas vai conceder R$ 400,00 mensais a seus respectivos bolsistas, durante 8 meses - entre maio e dezembro de 2019. A carga horária semanal do bolsista será de 12h, sem prejuízo de suas atividades acadêmicas. Além das bolsas remuneradas, serão concedidas 12 vagas para membros voluntários, divididas igualmente entre os dois já citados projetos.   Os interessados deverão se inscrever na seleção até às 16h do dia 11 de abril de 2019, por meio de formulário eletrônico. O resultado das inscrições será divulgado em 16 de abril - na fanpage da Procult no facebook e também no Portal da UFCA. Já o resultado final da seleção está previsto para o dia 26 de abril.   Serviço Pró-Reitoria de Cultura Sala 204, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) divulgou, na última sexta-feira (29), as listas com os classificados e os classificáveis na chamada pública que está selecionando grupos musicais e artistas para a programação anual do Programa de Circulação Artística da UFCA - Circulô 2019. As listas são as mesmas divulgadas no resultado parcial da última terça-feira.   Classificados   1 – VocalSet 2 – ElasSax 3 – Nuverse 4 – Cariri Roda de Choro 5 – Magnetar 6 – Sorrisos de Elis 7 – Antigar 8 – Davi Martins   Classificáveis   1 – Tiê: Tributo a Ivone Lara 2 – Felipe e os Outros 3 – Rafael Di Ângelo 4 – Cortejo Cabaçal     A chamada pública para o Circulô é uma iniciativa da Procult/UFCA e do Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri (CCBNB). De acordo com o Núcleo de de Produção Cultural da Procult/UFCA, os classificados deverão assinar o termo de compromisso, até esta segunda-feira (1º), de acordo com aditivo 01 da Chamada Pública.   No ato da assinatura, o proponente deverá entregar foto para divulgação e mapa de palco, ambos em formato digital, além de repertório com a duração de cada música, de modo que o tempo total seja de 30 a 60 minutos.    Serviço Núcleo de Produção Cultural - Procult/UFCA Sala 204, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Quarta, 27 Março 2019 09:32

Rodando Tangos seleciona participantes

O projeto Rodando Tangos pelo Cariri - vinculado à Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) - está selecionando participantes para o Curso de Formação 2019.1. Ao todo, serão oferecidas 20 vagas: 10 para leva (condutor) e 10 para segue (conduzido). Os encontros terão início no próximo dia 5 de abril, no Auditório Bárbara de Alencar da UFCA (sala 89), das 12h30 às 13h30. O término do curso está previsto para o dia 30 de junho de 2019.   A formação é inteiramente gratuita e aberta ao público externo, coordenada pela professora do Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte (Iisca/UFCA), Natacha Muriel. Os interessados devem preencher formulário on line e aguardar convocação por e-mail.    Serviço Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
Foram divulgadas, nesta terça-feira (26), as listas com os classificados e os classificáveis na chamada pública que está selecionando grupos musicais e artistas para a programação anual do Programa de Circulação Artística da UFCA - Circulô 2019.   A chamada pública é encabeçada pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) e pelo Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri (CCBNB). O resultado parcial da Chamada Pública 01/2019/PROCULT/UFCA – CCBNB divulgou os seguintes nomes:   Classificados 1 – VocalSet 2 – ElasSax 3 – Nuverse* 4 – Cariri Roda de Choro 5 – Magnetar 6 – Sorrisos de Elis 7 – Antigar* 8 – Davi Martins   *De acordo com o Núcleo de Produção Cultural da Procult/UFCA, os grupos Nuverse e Antigar precisam atualizar seus respectivos dados (lista de participantes), no prazo de recurso, de acordo com cronograma divulgado pelo Aditivo nº 01 da Chamada Pública.     Classificáveis 1 – Tiê: Tributo a Ivone Lara 2 – Felipe e os Outros 3 – Rafael Di Ângelo 4 – Cortejo Cabaçal     Serviço   Núcleo de Produção Cultural - Procult/UFCA Sala 204, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .
Prestadores de serviços terceirizados que exercem atividades nas áreas comuns do campus Juazeiro do Norte da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram de encontro para prevenção do abandono de animais. A prática é um crime ambiental previsto pela Lei 9.605/98, que determina de três meses a 1 ano de detenção a quem praticar abuso ou maus-tratos contra animais. Apesar disso, o abandono é recorrente e, em Juazeiro do Norte, o campus da UFCA vem sendo utilizado para o delito. O encontro com os colaboradores terceirizados veio após o registro de uma manifestação sobre abandono de animais junto à Ouvidoria Geral da UFCA. O evento teve participação ativa do projeto de extensão UFCão - que leva a estudantes do ensino médio de escolas públicas palestras sobre a causa animal. O evento ocorreu no fim de fevereiro passado, com o objetivo de que os profissionais terceirizados da UFCA colaborem com a prevenção ao abandono dentro do campus, comunicando ocorrências do tipo aos órgãos competentes.   UFCA não é lar temporário para animais abandonados Na ocasião, foram abordadas legislações sobre a proteção aos animais nas esferas nacional e local. Além disso, os presentes tiveram instruções sobre como proceder ao flagrar crimes de maus-tratos. O momento foi conduzido pela estudante de Administração da UFCA, Fernanda Bastos, que é voluntária do UFCão. Fernanda destacou pontos importantes sobre o escopo de atuação do projeto, como o fato de que o UFCão não oferece lar temporário nas dependências do campus e também não realiza resgates. Segundo a voluntária, o papel do UFCão é dar condições mínimas de saúde, higiene e de alimentação aos cães que chegam até o campus, independente da forma como chegaram. De acordo com Fernanda, o trabalho de castração desses cães já evitou o nascimento de 150 filhotes, em média. O encontro com os terceirizados da UFCA contou ainda com a presença da vereadora do município de Juazeiro do Norte, Jacqueline Gouveia, e da integrante da Associação Protetora dos Animais Carentes (Apac Cariri), Mariângela Bandeira. Segundo Mariângela, são crimes de maus-tratos: envenenar animais, agredir animais, manter animais presos por muito tempo sem comida ou sem contato com seus responsáveis; deixar animais em lugar impróprio e anti-higiênico ou abandonar animais, sendo este último o mais recorrente entre os citados.   Caso presencie algum crime de maus-tratos aos animais, ligue 190 e denuncie.   Serviço Ouvidoria Geral - UFCA (88) 3221.9485 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) realiza, nesta terça (12), a aula inaugural da disciplina livre “Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira”, a partir das 14 horas, na sala 03, bloco K, campus Juazeiro do Norte da UFCA.   Na aula inaugural será realizada mesa-redonda com a participação do servidor Gustavo Ramos, Pró-Reitor Adjunto de Cultura da UFCA, do professor Reginaldo Domingos, proponente da disciplina livre e docente do Instituto de Formação de Educadores (IFE), da professora Ana Karla Nascimento, também docente do IFE, do professor Francisco Silva (UFCA), que tratará o tema "Descolonizando Mentes e Mentalidades", e da professora Cícera Nunes (URCA) que abordará o tema "Políticas de Enfrentamento do Racismo no Ensino Superior".   A disciplina ofertada pretende promover o reconhecimento e a valorização das contribuições sociais, históricas, culturais, tecnológicas e educacionais legadas por africanos e afrodescendentes na formação da identidade nacional, bem como incitar práticas de pesquisa educacional voltadas às questões étnico-raciais e afrodescendentes.   A atividade é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição.   
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 19