Terceiro Fórum de Educação Inclusiva promove palestras no próximo dia 21

Quinta, 16 Maio 2019 08:33
Terceiro Fórum de Educação Inclusiva promove palestras no próximo dia 21 Foto: Lícia Maia - Dcom/UFCA
No próximo dia 21 de maio, o Terceiro Fórum de Educação Inclusiva da Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai promover debates sobre os desafios para a inclusão de todas as pessoas em ambientes educacionais. Organizado pela Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA), o evento será realizado no Auditório Beata Maria de Araújo (bloco H), a partir das 9h. Além de estudantes, servidores e de professores da UFCA, também a comunidade externa está convidada a participar do encontro. Os interessados em participar devem se inscrever na página do evento

A abertura do evento será com a palestra “Sobre ser docente e gestor na perspectiva inclusiva: desafios e perspectivas no Ensino Superior” ministrada pelo físico e professor adjunto do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Leonardo Cabral Amâncio, também docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da instituição.

À tarde, a partir das 14h, está programada a palestra “Maquetes e experimentos para o ensino de física numa perspectiva inclusiva: transformação ou adaptação curricular?”, facilitada pelo também físico e professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Éder Pires, que leciona disciplinas voltadas à inclusão escolar de alunos com deficiências.

A programação será traduzida, em tempo real, por intérpretes de Libras, tornando o evento acessível à comunidade surda.

Segundo o intérprete de Libras da Seace/UFCA, Francisco Andrade, alguns professores têm dificuldades em orientar estudantes com algum tipo de deficiência: “A maioria dos professores não recebeu instruções de como atender alunos que possuam algum tipo de deficiência. O Fórum abordará metodologias que ajudarão tanto professores quanto alunos a colaborar, para construirmos uma universidade verdadeiramente inclusiva", explica.

Secretaria de Acessibilidade (Seace/UFCA)
Sala 2 - Bloco A, campus Juazeiro do Norte.
(88) 3221.9374 / 9375