Secretário dos Direitos das Pessoas com Deficiência discute "acessibilidade" na UFCA

Sábado, 29 Março 2014 21:00

Com o auditório da Universidade Federal do Cariri – UFCA,  repleto de representantes de instituições e associações dos deficientes do Cariri, a Coordenadoria de Acessibilidade da UFCA promoveu, na última sexta-feira, dia 21 de março, uma roda de conversas sobre Acessibilidade.

O encontro, que contou com a participação do Secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, promoveu debate sobre as políticas de acessibilidade a serem desenvolvidas na UFCA e na região do Cariri cearense. Durante a reunião que durou cerca de quatro horas, o representante do Governo Federal mostrou-se solícito às demandas apresentadas, colocando-se favorável a apresentar soluções para parte das reivindicações feitas pelo Instituto Transformar - INTRA, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Centro Educativo do Cariri de Apoio às Pessoas com Deficiência Visual – CEC e intérpretes de Libras da região.

A coordenadora de Acessibilidade, Professora Adriana Barroso Botelho, assinalou que a Universidade vem “desenvolvendo várias ações para melhorar o acesso das pessoas com deficiência”. Segundo a docente, está sendo estudada a implantação dos cursos de Pedagogia Bilíngue e o de Letras-Libras. A professora anunciou ainda a realização do concurso com duas vagas para professores de Libras (veja edital). “O apoio do Secretário Nacional foi de suma importância para sensibilizar os pró-reitores e mostrar, de fato, o quão importante é a criação do curso e de disciplinas para formação de profissionais atuantes exclusivamente na área”, opinou a coordenadora.

Ao lado da coordenadoria especial de políticas públicas para idosos e pessoa com deficiência do Governo do Estado, representada por Isabel Pontes, o secretário nacional, Antônio José Ferreira, anunciou a criação do programa “Viver sem Limite 2”, previsto para o ano de 2015. Por meio de ações estratégicas em educação, saúde, inclusão social e acessibilidade, o Plano tem como objetivo promover a cidadania e o fortalecimento da participação da pessoa com deficiência na sociedade, promovendo sua autonomia, eliminando barreiras e permitindo o acesso e o usufruto, em bases iguais, dos bens e serviços disponíveis à população.

Docentes, técnico-administrativos, alunos e bolsistas da UFCA também estiveram presentes no encontro, que contou ainda com a participação de representantes da Secretaria de Educação de Araripe, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Crato e do Centro Educativo do Cariri.