Vem aí o International Day na UFCA

Sexta, 10 Maio 2019 09:33
Vem aí o International Day na UFCA Divulgação: SCI/UFCA

Atualizado em 10 de Maio 2019, 16:30

Interessados em fazer um intercâmbio devem ficar atentos à data da segunda edição do International Day na Universidade Federal do Cariri (UFCA). O evento - com palestras, seminários, conferências e debates sobre internacionalização da Educação - será no próximo dia 6 de junho, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte. As inscrições para participação serão abertas em breve, na plataforma Forms. A organização solicita aos participantes a doação de 1 kg de alimento, a ser revertido a instituições de caridade. A programação completa está disponível na página do evento.

O International Day é uma iniciativa da Secretaria de Cooperação Internacional da UFCA (SCI/UFCA) e, nesta edição, tem como objetivos principais apresentar as oportunidades e os procedimentos que agências governamentais - como a Campus France  (França) e a Education USA (Estados Unidos) - oferecem a estudantes para realizar um intercâmbio internacional. O International Day também vai debater o atual cenário de internacionalização da UFCA, considerando o tema “Internacionalização em Casa”, que é a política de internacionalização da Educação Superior de caráter interno.

O encontro vai reunir profissionais de instituições renomadas do Brasil e do Exterior, como a já citada Education USA:  rede do Departamento de Estado norte-americano com mais de 400 centros de orientação para estudantes internacionais, em mais de 170 países. A entidade vai estar representada no International Day na UFCA por Lina Sena, orientadora do escritório na Universidade de Fortaleza (Unifor). A Campus France Brasil, por sua vez, será representada por Letícia Pontes, representante da agência em Recife.

O evento tem como convidada de honra a presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), Maria Leonor Maia, que abrirá a programação da tarde do International Day falando sobre a experiência da Internacionalização em Casa nas Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Além das agências de fomento à internacionalização, estudantes da UFCA que realizaram intercâmbio foram convidados a contar suas experiências no exterior.

Monitoria Voluntária

No último dia 8 de maio, a SCI/UFCA lançou edital para seleção de monitores para o International Day. Os voluntários terão atividades como organizar e acompanhar a realização de palestras, participar da logística do evento, organizar credenciais e dar suporte a convidados estrangeiros. Podem se inscrever estudantes de graduação de instituições locais com noções básicas de informática e com disponibilidade para participar de treinamentos e reuniões. As inscrições estão abertas até o dia 15 de maio, também pela plataforma Forms.

Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA)
Sala 401, bloco I - campus Juazeiro do Norte
+55 (88) 3221.9455