Início do Conteúdo

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA), divulgou o resultado do lote 12 do programa Auxílio Emergencial e o lote 10 do programa Auxílio Óculos. Acesse aqui os resultados. Para que possa ser efetivada a concessão dos auxílios, os estudantes deferidos deverão: 1. Entregar cópia do cartão do banco ou de extrato de conta corrente em nome do estudante; 2. Entregar Termo de Compromisso (apenas para auxílio emergencial)  3. Apresentar originais (para conferência): - Das Carteiras de Trabalho e Previdência Social do candidato e de todos os membros do núcleo familiar - Do documento de identificação do candidato e de todos os membros do núcleo familiar, caso não tenham apresentado as cópias da Carteira de Trabalho, no processo seletivo.   A conferência é necessária para que possa ser efetivada a concessão do benefício e ocorrerá nos campi a seguir: Campus Juazeiro do Norte: Data: 05 a 19 de novembro Segunda : 8h às 11h e 13:30 às 20h. Terça a sexta: : 8h às 11h e 13:30h às 17h Local: PRAE (sala 201, bloco I)    Campus Brejo Santo: Data: 05 a  19 de novembro Horário: 17h às 22h Local: Sedop    O beneficiário que deixar de entregar o Termo de Compromisso e/ou os documentos originais para conferência, nos locais citados e dentro do prazo, ficará com o pagamento do benefício suspenso.    Auxílio Óculos  Após receberem o benefício, os estudantes contemplados com o Auxílio Óculos terão que comprovar a aquisição de óculos, por meio de nota fiscal em nome do beneficiário, no prazo de até 30 dias  úteis.  Indeferidos  Os estudantes indeferidos podem interpor recurso até 22 de outubro pela plataforma forms. Se o indeferimento  foi em razão de documentação incompleta, poderá realizar nova inscrição também pela Plataforma Forms e entregar a documentação pendente, entre 24 e 31 de outubro de 2018.    Dúvidas sobre o resultado: Serviço Social – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221.9364 Saiba mais sobre os Programas de Assistência Estudantil da Prae. Acesse a documentação para solicitação dos auxílios.
Teve início nos últimos dias 08 e 09 de outubro, nos Campi Crato e Barbalha, o II Fórum de Qualidade de Vida do Estudante e Dia A da Alimentação promovidos pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).   Com enfoque na importância da alimentação saudável e a prática de atividade física para elevar a qualidade de vida, o evento continua até a próxima quinta (11) nos Campi Brejo Santo e Juazeiro do Norte. A atividade é gratuita e aberta à comunidade acadêmica interna e externa, profissionais da área da saúde, servidores e professores.    As inscrições podem ser feitas on-line na plataforma Even3, é necessário realizar cadastro prévio para acessar. O participante deverá se inscrever tanto no evento quanto nas atividades nas quais deseja participar. Para mais informações, entre em contato pelo email:  
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, durante o mês de outubro, os Grupos Operativos de Promoção da Saúde Mental do Estudante, com atividades e rodas de conversa onde os estudantes podem avaliar questões referentes à sua saúde mental e ao seu dia-a-dia na universidade. Os Grupos estão sendo realizados ao longo do semestre 2018.2 no campus Juazeiro do Norte e tem início na próxima terça (09). A iniciativa pretende trabalhar com enfoque na promoção da saúde mental, do fortalecimento de vínculos e do desenvolvimento de apoio mútuo, questões que perpassam a vida do estudante universitário durante a sua formação, e assim ampliar as possibilidades de lidar com situações desafiadoras e prevenir o adoecimento psíquico no público discente. As reuniões dos grupos acontecem às terças e quintas, das 14h às 16h30. Nos encontros acontecem rodas de conversa, atividades de relaxamento, dinâmicas de grupo e outras atividades. Confira a programação do mês de outubro:            
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulga o lote 11 do programa Auxílio Emergencial e o lote 9 do programa Auxílio Óculos. Os lotes são referentes ao resultado das análises de quem entrou com recurso e das entrevistas realizadas pelo Serviço Social da PRAE. Para que possa ser efetivada a concessão dos auxílios, os estudantes deferidos deverão: 1. Entregar cópia do cartão do banco ou de extrato de conta corrente em nome do estudante 2. Entregar Termo de Compromisso (apenas para auxílio emergencial)  3. Apresentar originais (para conferência): - Das Carteiras de Trabalho e Previdência Social do candidato e de todos os membros do núcleo familiar, caso não tenham apresentado cópias autenticadas dos originais no processo seletivo. - Do documento de identificação do candidato e de todos os membros do núcleo familiar, caso não tenham apresentado as Carteira de Trabalho, ainda que cópias, no processo seletivo. A conferência é necessária para que possa ser efetivada a concessão do benefício e ocorrerá nos campi a seguir: Campus Juazeiro do Norte: Data: até o dia 19 de outubro Segunda : 8h às 11h e 13:30 às 20h. Terça a sexta: : 8h às 11h e 13:30h às 17h Local: PRAE (sala 201, bloco I)   Campus Crato: Data, local e horário serão comunicados por e-mail Campus Barbalha: Data, local e horário serão comunicados por e-mail   O beneficiário que deixar de entregar o Termo de Compromisso e/ou os documentos originais para conferência, nos locais citados e dentro do prazo, ficará com o pagamento do benefício suspenso.   Auxílio Óculos  Após receberem o benefício, os estudantes contemplados com o Auxílio Óculos terão que comprovar a aquisição de óculos, por meio de nota fiscal em nome do beneficiário, no prazo de até 30 dias dias úteis, sob pena de não receberem mais qualquer tipo de bolsa ou auxílio oferecido pela Prae. Além disso, os beneficiários que não comprovarem a aquisição deverão restituir o valor recebido da UFCA, por meio de pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU).   Indeferidos  Os estudantes com pedido indeferido em razão de documentação incompleta poderão realizar nova inscrição pela Plataforma Forms e entregar a documentação pendente, entre 25 de setembro e 2 de outubro de 2018.    Dúvidas sobre o resultado: Serviço Social – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221.9364  Saiba mais sobre os Programas de Assistência Estudantil da Prae. Acesse a documentação para solicitação dos auxílios.
De 08 a 11 de outubro, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) realiza, nos campi Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo, o II Fórum de Qualidade de Vida do Estudante e Dia A da Alimentação.   As atividades pretendem aprofundar o diálogo nas temáticas que envolvem a saúde do estudante, abordando temas como alimentação e desenvolvimento físico. Abrindo espaço para o diálogo e esclarecimento de dúvidas, o evento inclui na sua programação momentos de avaliação nutricional, mesas redondas e rodas de conversa, além de um aulão de Fitdance no encerramento.   Promover ações relacionadas  ao bem estar global do indivíduo tornam-se pertinentes no meio acadêmico devido à realidade, muitas vezes desgastante, da rotina estudantil. Nesse sentido, a PRAE atua para atender a diversidade de público presente na UFCA e facilitar o desenvolvimento acadêmico e pessoal do corpo discente.    O evento é gratuito e aberto à comunidade externa, profissionais da área da saúde, servidores e professores. As inscrições podem ser feitas on-line na plataforma Even3, é necessário realizar cadastro prévio para acessar. O participante deverá se inscrever tanto no evento quanto nas atividades nas quais deseja participar. Para mais informações, entre em contato pelo email:  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   Confira a programação completa.     
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA) divulgou nesta sexta (14), a convocação do cadastro reserva dos programas auxílio-moradia e auxílio-transporte. Foram convocados 50 alunos do auxílio-transporte e 20 alunos do auxílio-moradia, totalizando uma chamada de 70 alunos. Acesse aqui a lista dos convocados e documentação necessária.   Para que possa ser efetivada a concessão dos programas, os estudantes deferidos nas vagas deverão até o dia 19 de outubro:   • 1. Entregar o Termo de Compromisso, a cópia do cartão do banco/ extrato da conta-corrente (em nome do estudante); 2. Apresentar Originais para conferência: • Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada do candidato e de todos os residentes, no mesmo domicílio, maiores de 18 anos. • Documento de identificação ( No caso dos candidatos que não apresentaram Carteira de Trabalho e Previdência Social durante o processo seletivo)   A entrega do Termo e conferência dos originais ocorrerá nos campi a seguir:   Campus Juazeiro do Norte: Data: até o dia 19 de outubro Horário: Segunda : 8h às 11h e 13:30 às 20h. Terça a sexta: : 8h às 11h e 13:30h às 17h Local: PRAE (sala 201, bloco I)   Campus Brejo Santo: Data: até o dia 19 de outubro Horário: 17h às 22h Local: Sedop   Campus Icó: Data: até o dia 19 de outubro Horário: 13h às 22h Local: Biblioteca   Campus Crato Data: 28 de setembro Horário: a confirmar por e-mail Local: sala 28 Campus Barbalha Data e horário a confirmar por e-mail.
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFCA), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), lançou, nesta quarta (12), o Edital Unificado-2018/PRAE para concessão de Auxílio-alimentação, Auxílio-creche, Auxílio-transporte, Auxílio Moradia e isenção do pagamento das refeições no Refeitório Universitário da UFCA. Os graduandos têm direito a concorrer em mais de um dos programas previstos no edital vigente. Serão disponibilizadas 215 vagas para o programa Auxílio-transporte, 190 vagas para o programa Auxílio-alimentação, 100 vagas para isenção no Refeitório Universitário, 15 vagas para o programa Auxílio Moradia e 10 vagas para o programa Auxílio-creche. A inscrição deve ser realizada no período de 12 a 21 setembro de 2018 e ocorrerá em duas etapas: Primeira Etapa – Preenchimento obrigatório do formulário de inscrição, disponível na plataforma forms. Segunda Etapa – Entrega do questionário socioeconômico impresso, das cópias dos documentos exigidos (item 14 do Edital Unificado-2018/PRAE) e do comprovante de inscrição do forms. As duas etapas são obrigatórias e o não cumprimento gera indeferimento da solicitação. O candidato que concorreu a um dos programas da PRAE, no ano de 2018, e que preenche os requisitos do Edital Unificado pode solicitar aproveitamento da documentação enviada, no ato da inscrição. Ainda que solicite o aproveitamento,  o discente deverá entregar: Questionário Socioeconômico do Edital Unificado-2018; Comprovante de inscrição da plataforma forms; Documentos complementares (se necessário); Caso tenha ocorrido alteração na condição socioeconômica familiar, o aluno deverá, também, anexar documentos que comprovem as alterações ocorridas;   Mais informações: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – (PRAE) Telefone:  +55 (88) 3221 9363
Com o objetivo de fomentar a discussão sobre a educação em direitos humanos na universidade, a Ouvidoria Geral da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança este mês o projeto “Direitos Humanos em Quadrinhos”. O projeto propõe a criação e o compartilhamento de materiais que estimulem atitudes e comportamentos decorrentes de uma cultura de respeito à dignidade humana, utilizando a linguagem das histórias em quadrinhos para trazer à tona questões de visibilidade sobre grupos minoritários, tendo como foco a promoção de uma cultura de respeito às diferenças. Ao pensar na utilização das histórias em quadrinhos, o projeto propõe também novas perspectivas de acesso à informação dentro da Universidade, pensando o componente visual proporcionado pelo formato como um elemento facilitador da comunicação. As histórias em quadrinhos serão publicadas todas as quartas-feiras nos canais oficiais de comunicação da UFCA, acompanhadas por um texto explicativo que contextualize o tema abordado nas imagens. Confira a primeira história, lançada nesta segunda-feira. Você já ouviu falar sobre direitos humanos? Aposto que a sua resposta foi afirmativa. Contudo, o mais provável é que tenha lhe chegado a noção genérica de que eles abarcam todos os seres humanos, ou, ainda, o entendimento raso – e equivocado – de que só se destinam aos “bandidos”. Apesar desses entendimentos estarem incompletos ou equivocados, eles não estão errados: o errado é achar que direitos humanos se resumem a isso. E pior, imaginá-los como um mecanismo de merecimento ou pertencimento, como algo a ser barganhado. Séculos atrás um grupo de pessoas se reuniu contra um governo abusivo e mostrou o que a força do posicionamento e da cidadania poderia fazer, propiciando a criação da “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”, a primeira declaração de direitos, que visava abarcar toda a humanidade e defendia a igualdade entre todos os seres humanos. Foi uma verdadeira revolução, a Revolução Francesa. E em diversos eventos posteriores, a procura por condições básicas à humanidade continuou de forma intensa, ainda que essa busca, por si só, seja contraditória, pois dignidade humana deveria – e é – intrínseca ao ser humano. Pois é, falar sobre direitos humanos é complexo, mas ao mesmo tempo incrivelmente simples: óbvio até. Eles estão infiltrados nos nossos dias. Sabe aquela situação de não proporcionar aos reclusos um ambiente digno, com trabalho, educação e saúde e, portanto, não oferecer oportunidades para uma ressocialização? Aquele enfermo que busca assistência? Aquele travesti da novela retratando a realidade de quem tem 35 anos de média de vida no nosso país? Tudo isso representa a busca por dignidade, por respeito aos mais básicos pilares da existência. Por que, então, o oferecimento destes ainda peca pela falta em tantas realidades? Por que, então, falar sobre eles é tão limitado, quase um tabu? Por que eles sempre são remetidos a parcelas, digamos, “marginalizadas” da sociedade, e sempre com um teor pejorativo? Exatamente porque os direitos que são polemizados, que causam estranheza, são aqueles quase nunca pensados, nunca levados em consideração. Já pararam para pensar nisso? E pior: a forma como reagimos a eles diz muito sobre como as pessoas a quem eles se destinam são enxergadas. Expressa quão humanas elas são consideradas dentro desses direitos para humanos. É aquele questionamento que causa embrulho no estômago: “Direitos humanos para quais humanos?”! Eles pertencem a todos, sem distinção! Mas é perceptível que certas parcelas são mais mencionadas ou causam mais polêmicas que outras. E isso existe porque, enquanto para uma parte da população os direitos são tão naturalizados ao ponto de se tornarem quase que imperceptíveis, pra outras eles causam estranheza, comoção, choque. É quase como se a gente fizesse um ranking de quem é mais humano e menos humano. E isso é perturbadoramente assustador. E é por isso que a luta deve continuar.      
Entre os dias 12 e 27 de setembro, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), será realizado o II Fórum Itinerante de Saúde Mental no Ensino Superior. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Com o tema "acolhimento e intervenção na saúde mental do estudante", a programação será composta de palestras, cine debates e oficinas sobre técnicas de relaxamento nos campi Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha e Brejo Santo. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 27 de setembro no site do evento. Promovido pela Pró-reitora de Assuntos Estudantis (PRAE), o II Fórum Itinerante de Saúde Mental tem como objetivo discutir questões relacionadas à saúde mental do estudante universitário, abordando formas de lidar com os sofrimentos e dificuldades gerados pela demanda da vida acadêmica e contribuindo para desenvolver a consciência para o autocuidado e atitudes saudáveis. Na UFCA os estudantes  também podem contar com atendimento psicológico gratuito, que pode ser solicitado a qualquer momento através dos e-mails \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . De acordo com Ana Virgínia, psicóloga da UFCA, as exigências e desafios que o estudante encontra no próprio curso são muitas vezes naturalizadas, sendo necessário  direcionar uma maior atenção para isto. "Haverá a colaboração de profissionais da área de saúde mental, trazendo informações atualizadas sobre essa questão, a fim de promover a qualidade de vida do estudante e agir de forma preventiva ao suicídio", afirma.   Confira abaixo a programação completa do evento.    
A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) promove, mensalmente, encontros do Grupo Operativo de Promoção à Saúde Mental do Estudante. Os encontros abordam diferentes temas, promovendo a saúde mental, o fortalecimento de vínculos e buscando debater em grupo as questões que perpassam a vida do estudante universitário. No mês de setembro, os encontros ocorrem nas terças e quintas-feira, das 14h às 16h30, através de rodas de conversa, dinâmicas de grupo, atividades de relaxamento, entre outras.   Confira a programação:  
«IniciarAnt12345678PróxFim»
Pagina 1 de 8