II Encontro de Iniciação Científica da UFCA premia nove trabalhos de pesquisa

Segunda, 27 Junho 2016 10:30
O estudante Cícero Jr e o professor Paulo Cajazeira recebem menção honrosa entregue pela professora Regiane Collares O estudante Cícero Jr e o professor Paulo Cajazeira recebem menção honrosa entregue pela professora Regiane Collares Foto: Márcio Silvestre

Durante o I Fórum de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA - foram apresentados  trabalhos científicos selecionado pelo II Encontro de Iniciação Científica da UFCA – II IC. Participaram estudantes de cursos de graduação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica – PIBITI. Eles concorreram à premiação e menção honrosa.

A premiação, ocorrida no dia 17 de junho, sexta-feira, foi prestigiada pelos professores Abraão F. Saraiva (UFC), Afrânio Aragão Craveiro (PADETEC), Mario Gurjão (FIEC) e Tereza Mota (Faculdade Luciano Feijão). Antes eles falaram  sobre Ambientes de Inovação e Empreendedorismo e sua importância para efetivação de uma Economia Criativa. Na ocasião, Tereza Mota destacou a importância de inovar respeitando a cultura regional. Ressaltou, ainda, a feira Cariri Criativo e o Funaré no Beco, duas iniciativas empreendedoras que transformam o mercado Caririense, enaltecendo a cultura regional.

Francisco José de Paula Filho, pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação – PRPI UFCA, avaliou o Fórum de forma positiva. Segundo ele, foram alcançados os objetivo de aproximar as diversas áreas de conhecimento da universidade e possibilitar o diálogo de estudantes e pesquisadores com o setor produtivo. “A importância do I Fórum de Inovação e Empreendedorismo para UFCA, reside no fato de que a gente começou a dar visibilidade às ações empreendedoras na universidade. Já vínhamos trabalhando com os grupos e projetos de pesquisa e neste ano resolvemos focar na questão do empreendedorismo, levando em conta a atual situação do país. Temos na inovação e no empreendedorismo uma maneira de driblar as dificuldades associadas à crise econômica nacional”.

Dentre os 63 trabalhos encaminhados ao II Encontro de Iniciação Científica, receberam menção honrosa os três primeiros colocados de cada área e o primeiro lugar ganhou o prêmio de continuação do projeto, através de novas bolsas,  para o período 2016/2017. Confira os trabalhos premiados.

Área 1: Ciências Agrárias, ciências exatas e da terra, engenharias.

1º Qualidade da água da rede de drenagem natural de microbacias no município de Juazeiro do Norte- CE.

Autores: Camila Viana Nunes /Levi de Brito Ximenes/Maria Gorethe de Sousa Lima

2ºViabilidade do Reuso de resíduos da indústria galvânica de Juazeiro do Norte – CE

Autores: Cícero Lucas Martins de Oliveira / Francisco José de Paula Filho

3º Propriedades Estrutrais da Hexafertia BaXSr1-XFe12019 dopada com Sio2 e CaO obtida por reação em estado sólido.

Autores: Cláudio Henrique Araújo Pereira/ Yuri Mikael dos Santos Alves/ Francisca Maria Martins Pereira

Área 2: Ciências Biológicas e Ciências da Saúde.

1º Caracterização da prevalência da mortalidade por cardiopatia chagásica diagnosticada em serviço de referência na região do Cariri.

Autores: Victor Hugo Gonçalves Lopes/ Dora Almeida Maurício de Alencar/ Maria do Socorro vieira dos Santos

2º Levantamento Etino Botâncio de plantas medicinais utilizadas no sítio Timbaúbas, Brejo, Ceara: Com foco na atividade antimicrobiana.

Autores: Rivio Fabrício de Figueiredo Furtado/ Jacqueline Cosmo Andrade

3º Estudo de Proteínas Vegetais com atividades biológicas: Estado da arte e perspectiva.

Autores: Clarisse Almeida Alves/ Micael Rodrigues de Lima/ Francisco Nascimento Pereira Júnior

Área 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

1º A utilização de mapas conceituais em atividades de pesquisa no lócus de uma escola de ensino fundamental.

Autores: Francisca Cinthia Oliveira Nascimento / Maria Iracema Pinho de Sousa

2º A cultura digital na formação em jornalismo: do analógico ao digital.

Autores: Cicero de Sousa Ferreira Júnior / Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

3º Auditoria de Imagem organizacional e a construção social de território local de atuação para a biblioteca pública no Cariri.

Autores: Lucia Helena de Oliveira Ramos/ Maria Palloma Barros Ferreira Alves

Premiação Iniciação Científica