Representantes dos municípios do Cariri cearense realizarão plenária territorial

Terça, 26 Abril 2016 08:40

Representantes de instituições públicas municipais, estaduais, federais, de organizações e movimentos da sociedade civil dos vinte e nove municípios do Cariri cearense estarão reunidos na manhã do próximo dia 27, no auditório do GeoPark Araripe, na cidade do Crato, para a primeira plenária do Colegiado do Território da Cidadania do Cariri em 2016.

Criado em 2008, o Programa Territórios da Cidadania foi concebido como uma estratégia de desenvolvimento regional sustentável e de garantia de direitos sociais voltada às regiões do país que mais precisam. O objetivo é levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. O Programa integra ações dos governos federal, estaduais e municipais.

Em cada território, um Colegiado Territorial composto pelas três esferas governamentais e pela sociedade, indica a cada período um plano de desenvolvimento e uma agenda pactuada de ações. Os territórios foram definidos com base em conjuntos de municípios com características econômicas e ambientais comuns e com identidade e coesão social, cultural e geográfica.

O Território da Cidadania do Cariri reúne, atualmente, vinte e oito municípios que juntos somam 17.040,7 km², onde vivem 930.928 habitantes (IBGE/Censo Demográfico 2010). O município de Lavras da Mangabeira, recém incorporado ao Cariri de acordo com a nova divisão administrativa adotada pelo Governo do Estado de Ceará, deverá decidir se deseja integrar também o Território da Cidadania, mas já está sendo convidado para o evento do dia 27.

"Estamos em um momento muito especial de retomada das atividades da estratégia territorial no Cariri e um importante passo nessa direção será dado no dia 27 de abril, com a realização da primeira Plenária do nosso Colegiado em 2016", destaca Juliana Sarafim, que integra o atual núcleo dirigente do Território.

A plenária do dia 27 terá início às oito horas e tratará de questões importantes como a apresentação das ferramentas de comunicação (blog, página do facebook e e-mail) criadas recentemente para dar visibilidade ao Território. Esse trabalho faz parte da assessoria prestada ao Colegiado e ao núcleo dirigente do Território da Cidadania do Cariri pelo Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), vinculado ao Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Outra pauta do encontro será a recomposição do Colegiado Territorial. A ideia é que os primeiros encaminhamentos nessa direção sejam dados já no dia 27 e para isso está sendo solicitado que cada instituição ou organização interessada em compor o Colegiado apresente um Termo de Adesão disponibilizado pelo núcleo dirigente do Território, informou a professora Waléria Menezes, coordenadora do NEDET Cariri.

Outras informações sobre o evento poderão ser obtidas através da página do Território da Cidadania do Cariri no facebook.com/tccariri, do e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  ou do telefone (TIM/WhatsApp) 88 9 9953-0610.

Fonte: Nedet Cariri