Início do Conteúdo

Notícias de Ensino de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Extensão, Cultura, Assistência Estudantil, Cooperação Internacional etc.

  Interessados em artes cênicas terão a oportunidade de participar de um curso de teatro oferecido na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Por iniciativa de uma ação do Centro de Estudos Musicais do Cariri, ligado ao Instituto Interdisciplinar de Cultura e Arte da UFCA (Cemuc-IIsca/UFCA), qualquer pessoa que queira participar da formação artístisca, seja ligada à UFCA ou não, poderá se inscrever no Curso Prático de Teatro. As inscrições estão abertas, por meio de formulário eletrônico, até o próximo dia 25 de abril.   Serão ofertadas duas turmas, cada uma com 25 vagas. A primeira turma terá encontros às terças-feiras, de 10h às 12h, com início previsto para o próximo dia 30 de abril. Já a segunda turma deve iniciar seus trabalhos no dia 2 de maio, com encontros às quintas-feiras à tarde, entre 14h e 16h. Todas as aulas serão no campus Juazeiro do Norte, em espaço a definir.   O Curso Prático de Teatro é uma ação do Laboratório Cênico do Cemuc-IIsca/UFCA, criado em 2017. Naquele ano, o Laboratório Cênico realizou o musical infantil A Lenda do Beija Flor e, agora em 2019, pretende montar um novo espetáculo. No ano passado, o Laboratório inscreveu o projeto "Sonho de Uma Noite de Verão" no Edital 10/2018/PROCULT, realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA). O edital - que selecionou ações culturais de iniciativa da comunidade acadêmica para apoio - aprovou a proposta, idealizada pela servidora e também estudante de Jornalismo da UFCA, Cleiviane Vasconcelos, sob tutela do professor do IIsca/UFCA, Márcio Mattos. Sonho de Uma Noite de Verão é uma obra clássica do dramaturgo inglês William Shakespeare, escrita no fim do século XVI.    A frequência em pelo menos 75% das atividades do curso será certificada com carga horária de 20h.    Serviço Curso Prático de Teatro Inscrições: até 25 de abril de 2019 Informações: Laboratório Cênico (Cemuc-IIsca/UFCA) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulgou o resultado final do primeiro lote do Auxílio Emergencial e do Auxílio Óculos. Para que a concessão dos auxílios seja efetivada, os estudantes que não informaram os dados bancários ou que não entregaram o termo de compromisso deverão apresentar a cópia do cartão do banco e o termo até o dia 28 de abril. Para visualizar os objetivos dos programas e os critérios para concorrer, acesse as resoluções que regulamentam os programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos.   Acesse os resultados.    Serviço Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil= E-mail:  
Segunda, 15 Abril 2019 16:28

Cineclube UFCA estreia nesta terça (16)

Nesta terça, 16 de abril, acontece a sessão de estreia do Cineclube UFCA, com a exibição especial do filme “Clube da Luta” e debate. As sessões serão realizadas todas as terças-feiras às 13h30 na sala g112, do campus Juazeiro do Norte. Vinculado à Pró-Reitoria de Cultura(Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), o Cineclube UFCA é uma ação de iniciativa da comunidade acadêmica, idealizado pelo estudante de Jornalismo, Paulo Rossi, com a tutoria do docente Ricardo Salmito. Paulo Rossi destacou a importância do projeto para a troca de conhecimentos entre estudantes e comunidade externa, além do debate sobre assuntos de relevância acadêmica e acontecimentos mundiais. “O Cineclube pretende realizar sessões em todos os campi da instituição, além de momentos itinerantes na Região do Cariri”, afirmou. As sessões são abertas ao público e gratuitas. Sugestões de temas e filmes podem ser enviadas pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Serviço Cineclube UFCA UFCA – Juazeiro do Norte Toda terça-feira às 13h30 Sala G112
Começa hoje (15) o período de inscrições para estudantes de graduação da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participarem do Programa de Intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal. Os interessados devem se candidatar até o próximo dia primeiro de maio, pela plataforma Forms.   De acordo com o edital, o convênio entre a UFCA e a instituição portuguesa prevê a isenção das taxas acadêmicas (matrícula e mensalidades), mas os candidatos ao intercâmbio precisam custear as demais despesas, como obtenção de passaporte e visto, passagens aéreas, alojamento, alimentação e seguro-saúde.   Para as candidaturas aprovadas, o intercâmbio na Universidade do Porto será entre setembro de 2019 a fevereiro de 2020. Os candidatos devem ter concluído, na data de inscrição, no mínimo 25% e no máximo 85% do currículo previsto para o seus respectivos cursos de graduação; não ter mais que 12 créditos de reprovações no histórico escolar e ter Média de Conclusão (MC) maior ou igual a 7,0.   Segundo a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), a aprovação no processo seletivo da UFCA não garante o intercâmbio do aluno, cabendo exclusivamente à Universidade do Porto a aprovação final do candidato.   Serviço Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA) Sala 402, Bloco I - campus Juazeiro do Norte +55 (88) 3221-9455 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
 A Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários – (ITEPS), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), seleciona estagiários voluntários para atuar nas ações do programa, de acordo com edital divulgado nesta segunda (15).   O estágio destina-se a estudantes de nível superior, de diversas áreas de atuação e instituições de nível superior da Região para atuar em ações da Incubadora. O objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento da economia solidária no Cariri através da atuação articulada entre pesquisa, extensão e ensino e da incubação de cinco grupos de economia solidária na Região. Os empreendimentos incubados no projeto atuam nos seguintes eixos de Agroecologia, Comercialização Solidáriae Cultura e Sustentabilidade. O edital irá selecionar voluntários para dar apoio aos projetos de cada eixo, realizando atividades de acompanhamento nas atividades em campo, participando de reuniões e elaborando relatórios técnicos parciais e final das atividades realizadas. Além disso serão selecionados voluntários para atuar nos setores de Comunicação e Administrativo, realizando atividades de apoio geral à incubadora. A carga horária será de 12 semanais horas e o período de vigência da bolsa voluntária será de maio a dezembro de 2019. As inscrições deverão ser realizadas através da plataforma forms.ufca.edu.br até o dia 22 de abril. Para mais informações acesse o edital completo.                  
O Programa de extensão Edifique Ações, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), está com inscrições abertas para selecionar 50 (cinquenta) estudantes da rede pública de ensino, concludentes e/ou egressos do ensino médio da Região do Cariri, para o Edificar, um  curso intensivo preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O cursinho é completamente gratuito e destinado exclusivamente para alunos de escolas públicas. A ação surgiu do interesse de estudantes da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em contribuir com o desenvolvimento socioeducativo e a formação cidadã de estudantes da Região. As aulas acontecerão de segunda à sexta, das 18h às 21h40, no campus da UFCA – Juazeiro do Norte, ministradas por professores voluntários (estudantes de graduação da UFCA). O processo seletivo, regido pelo Edital 02/2019, pode ser acessado na página do programa.  As inscrições serão realizadas no período de 13/04/2019 a 22/04/2019, pelo formulário online.  Serviço Edifique Ações \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.      
  Começa na próxima terça-feira (16) o período de inscrições para o segundo lote dos programas Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos, oferecidos pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) a seus estudantes de graduação. O Auxílio Emergencial concede, por até 4 meses, R$ 400,00 mensais para os estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário-mínimo que não recebem apoio financeiro da UFCA. Já o Auxílio Óculos concede R$ 450,00 a estudantes também em vulnerabilidade socioeconômica para aquisição de óculos com lentes corretivas, para que o beneficiário não tenha queda no desempenho acadêmico pela simples ausência de óculos.   Os interessados devem se inscrever nos programas pela plataforma Forms até o próximo dia 24 de abril. Essa data também limita o prazo para entrega dos documentos necessários à inscrição. Os candidatos de Juazeiro do Norte podem entregar esses documentos na sala da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae/UFCA). Já os inscritos dos demais campi devem procurar a Secretaria de Documentação e Protocolo (Sedop/UFCA) para entregá-los. Conforme cronograma, o resultado preliminar da seleção deve ser divulgado em 15 de maio. Especificamente os beneficiários do Auxílio Óculos deverão comprovar a aquisição do acessório, pela plataforma Forms, em até 30 dias úteis contados a partir do recebimento do benefício.   Serviço Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis  Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (Caie-Prae/UFCA) Sala 201, Bloco I – campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9364 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
  A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), por meio da Coordenadoria de Atenção e Integração Estudantil (CAIE), divulgou nesta quarta-feira, 10, o resultado preliminar dos programas Auxílio Emergencial e Óculos. O resultado final será divulgado no dia 22 de abril de 2019. Veja abaixo as orientações para os estudantes indeferidos que desejam interpor recurso: O estudante que tiver sua solicitação indeferida poderá interpor recurso por meio da plataforma forms nos dias 11 e 12 de abril; O recurso deverá ser acompanhado de comprovação das alegações feitas. O estudante que entrar com recurso poderá sanar as irregularidades que causaram o indeferimento da solicitação, entregando os comprovantes e/ou documentos pendentes solicitados pelo Serviço Social. Os comprovantes e/ou documentos pendentes devem ser entregues no Serviço Social (sala 26, Bloco A, subsolo) , no período diurno, ou na Sedop do respectivo campus nos dias 11 e 12 de abril; O estudante inadimplente com qualquer programa de bolsa ou auxílio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em relação à devolução de recursos públicos indevidamente recebidos ou utilizados, deverá regularizar sua situação e entrar com recurso, comprovando que sanou a inadimplência. Acesse o resultado preliminar do programa Auxílio Emergencial e Auxílio Óculos.   Dúvidas sobre o resultado: Serviço Social – Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221.9364
O Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs) – grupo de pesquisa interdisciplinar na Universidade Federal do Cariri (UFCA) com foco em questões urbanorregionais, sustentabilidade e políticas públicas – divulgou, nesta segunda-feira (8), edital de um concurso para produção e escolha de um logotipo para o projeto.   O logotipo escolhido será adotado como a marca oficial do Laboratório, com sede no campus da UFCA em Juazeiro do Norte, onde funciona o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA). O trabalho será usado nas mais variadas peças e meios de comunicação, impressos ou digitais, a critério do Laurbs.    Poderão participar do concurso quaisquer pessoas físicas ou jurídicas interessadas em criar o logotipo do Laurbs em conformidade com o edital.   Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá preencher o Termo de Cessão dos Direitos Autorais, anexo ao edital, e enviá-lo - junto aos arquivos digitais referentes ao logotipo (também especificados no edital) - pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Os arquivos deverão ser enviados até o dia 8 de maio de 2019.   O(a) idealizador(a) do melhor trabalho receberá R$ 200,00 e um certificado registrando o primeiro lugar no concurso. A premiação será entregue em evento de lançamento do Laurbs, previsto para junho de 2019.   Serviço Laboratório de Estudos Urbanos, Sustentabilidade e Políticas Públicas (Laurbs-CCSA/UFCA) Campus Juazeiro do Norte - UFCA (88) 3221.9541 (secretaria CCSA/UFCA) \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Na próxima quarta-feira (10), as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) promovem campanha de vacinação contra a Hepatite B e Tétano no campus Barbalha. A vacinação ocorre das 8h às 11h no pátio central do campus. As vacinas estarão à disposição de estudantes, servidores e colaboradores da instituição, e, para receber as doses é necessário apresentar o documento de identidade e, se houver, o cartão de vacinação. A campanha visa apoiar a promoção da saúde na comunidade acadêmica proporcionando imunização para Hepatite B e Tétano, conforme recomenda o Ministério da Saúde para o Calendário Vacinal dos Adultos.   Serviço Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento Discente (PRAE/UFCA) E-mail:    \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 88