Início do Conteúdo

Notícias de Ensino de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Extensão, Cultura, Assistência Estudantil, Cooperação Internacional etc.

A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou, nesta terça-feira (19), termo aditivo ao Edital 10/2018/Procult, que altera os prazos para recebimento de propostas de Ações de Iniciativa da Comunidade Acadêmica para concessão de Bolsas de Cultura para o ano de 2019. Confira as alterações no cronograma. 
O programa Idioma sem Fronteiras (IsF), do governo federal, está recebendo inscrições para aulas gratuitas e presenciais de inglês na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Serão ofertadas turmas nos campi Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato e Brejo Santo. O período de inscrições vai até o próximo dia 14 de março, na página do My English Online (MEO) - que é o curso on line de inglês ofertado pelo IsF. Após acessar a área restrita, clique no botão azul "Aulas Presenciais".   Os interessados precisam apresentar ou resultado do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), obtido pelo IsF, ou resultado do teste de nivelamento do MEO.    Abaixo os locais, dias, horários, níveis e tipos de cursos ofertados na UFCA:   Curso: TOEFL ITP preparatório Nível B1 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível B1 - campus Barbalha. Horário: às segundas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral interações acadêmicas Nível A2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às terças-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Interações cotidianas em Língua inglesa Nível A1 - campus Brejo Santo. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível A2 - campus Crato. Horário: às quartas-feiras, das 13h às 17h30.   Curso: Produção oral: interações acadêmicas Nível B2 - campus Juazeiro do Norte. Horário: às quintas-feiras, das 13h às 17h30.     Idioma sem Fronteiras   O IsF é um programa do governo federal que objetiva internacionalizar o ensino superior brasileiro. Entre suas várias ações, está a promoção de cursos presenciais de idiomas em diversas instituições federais de ensino cadastradas. Uma delas é a UFCA, que realiza as formações por meio do Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA).     Serviço Núcleo de Idiomas e Culturas Estrangeiras da Pró-Reitoria de Cultura (NucLi-Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. (88) 3221-9245
A coordenação do curso de Especialização em Tradução e Interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) abriu novo edital para ingresso na formação. Antes, a seleção ofertava 30 vagas, mas só 8 foram preenchidas. Assim, as 22 restantes serão oferecidas pelo novo edital: 4 para pessoas surdas, 15 para ouvintes e 3 para servidores da UFCA.   Poderão se inscrever brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, graduados em qualquer área do conhecimento, acompanhados de pelo menos uma das seguintes comprovações específicas na área de Tradução e Interpretação da Libras:   - Certificação de Proficiência no Uso e Ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras (PROLIBRAS – MEC) - Certificação de Curso Técnico em Tradução e Interpretação da Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 1.200h/a - Certificação de Curso de Formação em Tradutor Intérprete de Libras – Língua Portuguesa de no mínimo 240h/a.   Nos dois últimos casos, a seleção para a Especialização em Tradução e Interpretação de Libras da UFCA vai aceitar declarações que comprovem a frequência de candidatos em formações ainda em andamento, com carga horária já cursada de pelo menos 240h/a.   As inscrições vão até amanhã (14), pela internet, na página do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA).      Especialização em Tradução e Interpretação de Libras A formação objetiva qualificar profissionais com conhecimento em Libras para atuação como tradutores e intérpretes dessa língua. Ao todo, o curso tem duração prevista de 18 meses, com aulas práticas e teóricas, previstas para ocorrerem às sextas-feiras (das 18 às 22h) e, quinzenalmente, aos sábados (das 8h às 12h e das 13h às 17h). As aulas estão previstas para começar no próximo dia 15 de março, no campus Juazeiro do Norte da UFCA.     Serviço Curso de Especialização em Tradução e Interpretação de Libras Sala 51, Bloco C, Piso Inferior - campus Juazeiro do Norte (88) 3521-9531 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Já podem ser consultadas as listas de inscritos externos nas disciplinas livres que serão ofertadas neste semestre pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA). A Pró-Reitoria divulgou, nesta segunda-feira (11), os nomes dos interessados em cursar as disciplinas Direitos Humanos; Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira e Tópicos Especiais em Cidades. Além dessas, a Procult/UFCA vai ofertar a disciplina "História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)", mas apenas para estudantes da universidade.   A Procult ressalta que, após a inscrição pela internet, as(os) interessadas(os) deverão também confirmar a solicitação de matrícula presencialmente, de 14 a 18 de fevereiro, na sala 204, Bloco I, campus Juazeiro do Norte, em horário comercial. Os participantes externos vão receber certificado, emitido pela Pró-Reitoria, reconhecendo presença em “Curso de Cultura”.   Todas as formações serão ministradas no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Abaixo, detalhes das disciplinas oferecidas:   História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016) 40 vagas (apenas para o público interno da UFCA) Carga horária: 64 horas Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h, Professora: Amanda Teixeira da Silva    Direitos Humanos 30 vagas para estudantes da UFCA e outras 10 vagas para o público externo Carga horária: 32 horas Aulas: às segundas-feiras, das 14 às 18h Professor: João Adolfo Ribeiro Bandeira    Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira 25 vagas voltadas para alunos da UFCA e 10 outras vagas para o público externo Carga horária: 64 horas Aulas: às terças-feiras, das 14 às 18h Professor: Reginaldo Ferreira Domingos    Tópicos Especiais em Cidades Carga horária: 64 horas          Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h          Professores: Ricardo Rigaud Salmito, Raniere Moreira, Ary Ferreira da Silva     Serviço Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte (88) 3221-9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) publicou o edital 01/2019/PRPI/FUNCAP, do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), que trata da seleção de propostas para apoio financeiro a projetos de iniciação à pesquisa científica ou tecnológica coordenados por servidores da UFCA, em qualquer área do conhecimento. Idealizado como componente de uma política institucional de fomento e amparo à pesquisa, o edital foi viabilizado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) visando a concessão de bolsas a estudantes de graduação para participação em projetos de iniciação científica ou tecnológica na UFCA.  Para submeter propostas ao edital é necessário ser pesquisador(a) portador(a) do título de doutor(a), devidamente cadastrado em seu currículo Lattes e fazer parte do quadro permanente de servidores da UFCA, em efetivo exercício, seja como docente em regime de dedicação exclusiva ou 40 horas, ou como servidor técnico-administrativo, também em regime de 40 horas. Maiores informações em http://prpi.ufca.edu.br ou pelo e-mail  \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Terça, 05 Fevereiro 2019 11:31

Plataforma e-Books ganha novas publicações

A Plataforma e-Books, que reúne publicações eletrônicas relacionadas à atividade acadêmica da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ganhou novos oito exemplares digitais. As novas publicações são anais de encontros e congressos, cartilhas e coletâneas de artigos. Os novos itens já estão disponíveis para visualização e download e, com isso, o público passa a ter à disposição 22 publicações digitais. A plataforma é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA), mantida pela Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA). A equipe é responsável por viabilizar a produção e a publicação de obras de natureza científica, cultural e técnica da universidade – o que envolve serviços como revisão ortográfica, tradução de textos (do português para o inglês), normalização, diagramação, solicitação de identificadores internacionais ISBN e ISSN e a própria publicação na Plataforma e-Books. Todos os servidores ativos da UFCA com publicações a serem realizadas no âmbito das suas atividades na instituição podem solicitar os serviços da Ceap-PRPI/UFCA, pelo e-mail \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Cada um dos serviços necessários à publicação terá um prazo específico, que varia de acordo com a complexidade da solicitação e com a demanda atual do setor.   Números ISBN e ISSN Todos os livros eletrônicos oficiais recebem uma identificação internacional: o International Standard Book Number (ISBN). O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais. No Brasil, é a Agência Brasileira ISBN a responsável por atribuir o ISBN a uma publicação, supervisionada pela Biblioteca Nacional em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes – organização sem fins lucrativos de apoio à pesquisa e à leitura. A identificação internacional difere a publicação oficial eletrônica de uma publicação comum, exportada de editores de texto sem formalidade. Especificamente as publicações seriadas, como as revistas científicas, recebem outra identificação: o International Standard Serial Number (ISSN), mantido pela ISSN Network – uma organização intergovernamental representada por 89 centros nacionais e regionais, em todo o mundo, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, com sede em Paris. No Brasil, quem atribui o código ISSN a uma publicação seriada é o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).   Serviço Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação (Ceap-PRPI/UFCA) Sala 302, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9325 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
 Atualizada no dia 01.02.2019, às 10:47 A Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (Procult/UFCA) vai ofertar quatro disciplinas livres no semestre 2019.1. As disciplinas "História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016)"; "Direitos Humanos; Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira" e "Tópicos Especiais em Cidades" serão todas ministradas no campus Juazeiro do Norte da UFCA. Com exceção de “História do Brasil Contemporâneo”, as disciplinas citadas vão permitir matrícula do público externo. As inscrições começam nesta quinta-feira (31) e seguem até o próximo dia 4 de fevereiro. Estudantes da UFCA devem solicitar matrícula pelo Sistema de Integração de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa/UFCA). Já a comunidade externa deve se inscrever por formulário eletrônico.  Além da inscrição pela internet, as(os) interessadas(os) deverão também confirmar a solicitação de matrícula presencialmente, de 14 a 18 de fevereiro, na sala da Procult/UFCA (204, Bloco I), em horário comercial. Os participantes externos vão receber certificado, emitido pela Pró-Reitoria, reconhecendo presença em “Curso de Cultura”. Abaixo, detalhes das disciplinas oferecidas:   História do Brasil Contemporâneo: Nova República (1985-2016) 40 vagas (apenas para o público interno da UFCA) Carga horária: 64 horas Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h, Professora: Amanda Teixeira da Silva   Direitos Humanos 30 vagas para estudantes da UFCA e outras 10 vagas para o público externo Carga horária: 32 horas Aulas: às segundas-feiras, das 14 às 18h Professor: João Adolfo Ribeiro Bandeira   Educação, Cultura, História Africana e Afro-Brasileira 25 vagas voltadas para alunos da UFCA e 10 outras vagas para o público externo Carga horária: 64 horas Aulas: às terças-feiras, das 14 às 18h Professor: Reginaldo Ferreira Domingos   Tópicos Especiais em Cidades Carga horária: 64 horas          Aulas: às quartas-feiras, das 14 às 18h          Professores: Ricardo Rigaud Salmito, Raniere Moreira, Ary Ferreira da Silva   Serviço Pró-Reitoria de Cultura (Procult/UFCA) Sala 204, Bloco I – campus Juazeiro do Norte (88) 3221-9245 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
No período de 27/11/2018 a 08/01/2019 a Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu 85 submissões de propostas ao Edital 05/2018/PROEX, que trata da concessão de bolsas de extensão a projetos para o ano de 2019 e programas para 2019 e 2020.  Das propostas consideradas aptas, 61 eram referentes a projetos e 22 a programas de extensão. As propostas aprovadas nesta fase ainda seguem para as avaliações de mérito (2ª fase). Os projetos concorrerão a 60 bolsas com vigência de abril a dezembro de 2019, enquanto os programas concorrerão a 38 bolsas com vigência de abril de 2019 a dezembro de 2020. Os proponentes devem verificar o documento com detalhamento da sua avaliação na 1ª fase. As ações que foram "aprovadas com ressalvas" deverão realizar os ajustes necessários no formulário de cadastro e/ou plano de trabalho dos bolsistas dentro do mesmo prazo e encaminharem através da plataforma de cadastro de ações acadêmicas. As propostas estão dispostas em ordem alfabética, pois nesta fase ainda não há classificação. A Proex destaca que prazo para interposição de recursos será de 31 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019, conforme orientações do edital. Acesse o resultado.   
  A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri, através do Edital SCI 02/2019 , está com as inscrições abertas até o dia 10 de fevereiro, para estudantes estrangeiros interessados em concorrer a Bolsa Mérito do Ministério das Relações Exteriores. Para concorrer a bolsa, os estudantes estrangeiros do Programa Estudante Convênio Graduação (PEC-G) devem demonstrar desempenho acadêmico excepcional, estar regularmente matriculados na UFCA, ter concluído pelo menos o primeiro e segundo semestre do curso no qual está matriculado, não apresentar reprovações, não ser beneficiário de outros programas ou auxílios financeiros, manter o visto de estudante (VITEM-IV) e o registro nacional de estrangeiro (RNE) atualizados, e estar com cadastro atualizado na SCI. O valor de benefício é de R$ 622,00, durante o período de seis meses, de fevereiro a julho. As inscrições são realizados por meio da plataforma Forms da UFCA.   O resultado final da seleção será publicado no dia 14 de fevereiro.     Serviço Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) Sala i402 Bloco i Campus Juazeiro do Norte Universidade Federal do Cariri (UFCA) Telefone: +55 88 3221-9455 http://internacional.ufca.edu.br
A Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Cariri (Seace/UFCA) traduziu - da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) - o edital 2019.1 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na UFCA. Com isso, a comunidade surda - que tem o português como segunda língua - poderá compreender todas as  informações pertinentes ao ingresso de novos estudantes na UFCA descritas no edital. De acordo com a intérprete de Libras da Seace/UFCA, Rute Leandro, a tradução do edital do Sisu em Libras segue a Lei Brasileira de Inclusão: "essa lei determina que instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas ou privadas, traduzam completamente o edital de processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos, inclusive retificações", explica. Além de Rute, participaram da tradução o professor do curso de Licenciatura em Letras-Libras da UFCA, Roger Prestes, e os intérpretes de Libras da universidade Francisco Andrade e Ana Maria Fernandes. Assista à tradução no vídeo abaixo:       Curso de Letras-Libras A disponibilidade do edital do Sisu 2019.1 em Libras é especialmente importante dada a oferta inédita, na UFCA, da Licenciatura em Letras-Libras, que é um dos novos cursos lançados pela instituição este ano. No caso específico do curso de Letras-Libras, voltado para a formação de professores de Libras, a UFCA optou por aumentar em 20% as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) obtidas por estudantes surdos que desejem ingressar na formação por ampla concorrência: "o público prioritário desse curso são as pessoas surdas. Então, é importante que elas compreendam, na sua primeira língua, como será o processo de ingresso", afirma Rute. As notas do Enem são usadas pelo Sisu para selecionar estudantes para as instituições de ensino superior que aderiram à seleção, em substituição aos antigos vestibulares.   Além da Licenciatura, a UFCA também oferta, a partir de 2019, uma Especialização em Tradução e Interpretação de Libras. O resultado da seleção do curso tem divulgação prevista para 15 de fevereiro e as aulas devem começar em 15 de março.   Serviço Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) Coordenadoria de Controle Acadêmico Sala 205, Bloco I - campus Juazeiro do Norte (88) 3221.9267   Licenciatura em Letras-Libras - UFCA Sala 51, Bloco C, Piso Inferior - campus Juazeiro do Norte (88) 3521-9531 \n O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  
«IniciarAnt12345678910PróxFim»
Pagina 1 de 85