Interlocuções Foucaultianas traz Vladimir Safatle para o Cariri

Quinta, 28 Março 2019 15:08
Interlocuções Foucaultianas traz Vladimir Safatle para o Cariri Foto: Henrique Almeida/Agecom/UFSC
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) promove, entre os próximos dias 2 e 5 de abril, o primeiro Colóquio Interlocuções Foucaultianas. Uma iniciativa de grupos de pesquisa nos cursos de Filosofia e de Jornalismo da UFCA, o evento vai reunir pesquisadores de todo país para investigar configurações de subjetividade a partir de interlocuções com o pensamento do célebre pensador francês Michel Foucault (1926-1984). Toda a programação será realizada no campus Juazeiro do Norte.

Entre os conferencistas convidados estão o filósofo húngaro radicado no Brasil Peter Pál Pelbart, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e o também filósofo Vladimir Safatle, professor chileno-brasileiro da Universidade de São Paulo (USP) e colunista da Folha de S. Paulo.

A abertura do colóquio será às 19h30, no auditório Beata Maria de Araújo. A conferência de abertura terá como tema "Foucault, o pensador da coragem da verdade e do enfrentamento político", a ser proferida pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Thelma Lessa, com mediação da professora do curso de Filosofia da UFCA, Regiane Collares.

A conferência "Foucault, Hegel e a loucura" - com Vladimir Safatle e mediação do professor de Filosofia da UFCA, Fernando Gimbo - vai encerrar a programação. Essa conferência está prevista para as 19h.

Primeiro Colóquio Interlocuções Foucaultianas
Quando: de 2 a 5 de abril de 2019