Sexta, 15 Março 2019 22:44
39 concluintes participam da segunda noite de colação de grau no campus Juazeiro Foto: Emanoella Callou - Dcom/UFCA
39 formandos da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram da segunda cerimônia de colação de grau de 2019 no campus Juazeiro do Norte, realizada na noite desta sexta-feira (15). Os novos profissionais vieram dos cursos de Agronomia (21 concluintes), de Engenharia Civil (14 concluintes) e de Engenharia de Materiais (4 concluintes). Ontem (14), colaram grau egressos dos cursos de Administração, Administração Pública, Biblioteconomia, Design de Produto (Habilitação em Calçados e em Joias), Filosofia (Bacharelado e Licenciatura), Jornalismo e Música.

Compuseram a mesa cerimonial o Reitor da UFCA, Ricardo Ness; o Vice-Reitor e Pró-Reitor de Planejamento, Juscelino Pereira, os titulares de outras 5 Pró-Reitorias - Plácido Andrade (Graduação), Fabiana Lazzarin (Extensão), Laura Hévila (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação), Ledjane Sobrinho (Assuntos Estudantis) e Robson de Almeira (Cultura) -, os coordenadores dos cursos dos formandos - Felipe Thomaz da Camara (Agronomia), Maria Silvana Alcântara Costa (Engenharia Civil) e Laédna Souto Neiva (Engenharia de Materiais) - e também os diretores dos centros acadêmicos responsáveis pelos cursos: o Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Ary Ferreira da Silva, e o  Vice-Diretor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade (CCAB/UFCA), José Valmir Feitosa.

Acesse a galeria de imagens do evento.

Discursos

A oradora discente da noite, Cícera Allane Rodrigues, é egressa do curso de Agronomia. Em sua fala, Allane refletiu sobre finais: "Hoje dizemos adeus a tudo que é familiar, a tudo que é confortável. Estamos seguindo em frente. Porém, mesmo ao estarmos partindo - e isso doi -, há pessoas que fazem tanta parte de nós que estarão conosco não importa o que houver. Elas são o nosso chão, a nossa estrela, e as vozes dos nossos corações estarão conosco para sempre", declarou.

Já o corpo docente foi representado pela professora Maria Silvana Alcântara. A professora do curso de Engenharia Civil destacou o papel da família na educação, afirmando que nossos pais foram nossos "primeiros professores": "Com eles, aprendemos as primeiras palavras, a dar os primeiros passos, a andar de bicicleta. Com eles, aprendemos o que é respeito e o que é honestidade: a respeitar pessoas independente da cor, da religião ou do gênero, a respeitar pessoas com necessidades educacionais [especiais] ou com deficiência física, a respeitar os mais velhos", disse.

Os formandos elegeram dois colaboradores terceirizados para o momento de homenagens. O CCAB/UFCA indicou o colaborador Iraucílio Aureliano, o Garotinho, que atua na limpeza do campus Crato. Já o CCT/UFCA indicou o terceirizado Tácito Lima, auxiliar administrativo do curso de Engenharia de Materiais.

Antes da outorga de grau pelo Reitor, os concluintes proferiram o juramento padrão. A juramentista da noite foi a formanda Lara Maria Macêdo, do curso de Engenharia de Materiais.

Ao fim da cerimônia, o Reitor, Ricardo Ness, a exemplo da professora Silvana Alcântara, comentou sobre a importância do ensino para a sociedade: "Em um evento alusivo ao dia do professor, no Instituto Federal de Juazeiro do Norte, fiz a seguinte pergunta, dirigindo-me aos professores presentes: 'mas afinal, o que faz um professor?' E a resposta: 'na pior das hipóteses, toda a diferença!' Tratava-se de uma charge que circulava na internet. Mas agora dirijo-me a vocês e estendo o fazer a diferença a cada um e a cada uma que aqui estão. Continuemos incansáveis nesse momento de futuro incerto. Mais do que nunca, resistentes, fazendo sempre toda a diferença, para que nossos jovens ergam livros e não armas", afirmou.

Colações de Grau 2019.1

A colação de grau desta sexta-feira encerra as cerimônias do primeiro semestre de 2019 em Juazeiro do Norte. O ciclo de colações de grau começou em Brejo santo, no último dia 8, na qual se formaram 25 estudantes. Em Icó, 15 estudantes de História colarão grau no próximo dia 22. Ao todo, 154 egressos da UFCA devem colar grau nessas cerimônias.

Campus Juazeiro do Norte – UFCA
Avenida Tenente Raimundo Rocha, 1639, Cidade Universitária, Juazeiro do Norte-CE