Estudantes do IFE/UFCA colam grau nesta sexta-feira (8)

Sábado, 09 Março 2019 02:31
Estudantes do IFE/UFCA colam grau nesta sexta-feira (8) Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA
*Atualizada em 10/03/2019, às 14h08.

25 estudantes do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri (IFE/UFCA) colaram grau na noite desta sexta-feira (8), no Cineteatro Professor Júlio Macêdo Costa, em Brejo Santo. O IFE é responsável pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), que oferece aos estudantes dois ciclos: o primeiro, uma formação geral em Física, Química, Biologia e Matemática, com duração de três anos; e o segundo, uma formação específica em uma dessas quatro áreas, com duração de um ano e meio. Do total de formandos, 22 concluíram o primeiro ciclo e os demais terminaram a formação específica em Biologia.

Compuseram a mesa da cerimônia de colação de grau o Reitor da UFCA, Ricardo Ness, o Vice-Reitor e também Pró-Reitor de Planejamento, Juscelino Pereira; o Pró-Reitor de Graduação, Plácido Andrade; a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin; a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Laura Hévila; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ledjane Sobrinho; o Pró-Reitor de Cultura, Robson de Almeida; o Diretor do IFE, Rodrigo Lacerda; o Coordenador da LICN, Edson Otoniel Silva; o Coordenador do curso de Biologia, Samuel Cardozo e - representando a Prefeitura de Brejo Santo - a Secretária de Educação da cidade, Ana Jacqueline Mendes. Também estiveram presentes na cerimônia o Prefeito de Mauriti, Mano Morais, autoridades locais de Educação e professores do IFE.

Discursos

Como a colação de grau dos cursos no campus Brejo Santo ocorreu no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, os estudantes acordaram que todos os oradores, discentes e docentes, seriam mulheres, lembrando a importância de dar vez às vozes femininas, por vezes silenciadas.

Assim, a primeira a discursar foi a oradora discente da turma de formandos da LICN, Maria Suzana Oliveira. Suzana destacou que os seus colegas de IFE são "mulheres e homens fortes", cada um com realidades diferentes, mas com um mesmo objetivo, "vencer". A jovem também lembrou o Dia da Mulher: "Hoje é um dia de relembrar atos heróicos das mulheres que vieram antes de nós, de destacar nosso papel na sociedade e de lembrar que silêncio mata", disse, citando em seguida a estatística levantada pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), segundo a qual, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil.

Na sequência, a oradora docente da LICN, Iracema Pinho, ressaltou que "ser mulher significa lutar e o exercício docente não é diferente", desejando sucesso aos agora recém-formados professores.

A terceira fala programada foi a da oradora dos formandos em Biologia Natália da Silva Jorge, que de última hora conseguiu estar apta a colar grau. Inicialmente indicado como juramentista, seu colega de turma, Rívio Fabrício Furtado, fora escalado para substituí-la, mas - ao saber que Natália poderia colar grau - o rapaz cedeu o seu discurso, que foi proferido pela colega. O texto citava o escritor e jornalista brasileiro Fernando Sabino, segundo quem "de tudo, ficarão três coisas: a certeza de que estamos começando, a certeza de que é preciso continuar e a certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar. Façamos da interrupção um caminho novo; da queda, um passo de dança; do medo, uma escada; do sonho, uma ponte; da procura, um encontro".

A oradora docente dos novos licenciados em Biologia foi a professora Vanessa Erica Coutinho, que aproveitou a oportunidade para aconselhar os formandos: "nunca desistam, nunca parem de estudar. Lembrem-se de fazer a diferença, sendo profissionais com ética e dedicação". Durante a cerimônia de colação de grau, foram homenageados pelos formandos o Diretor do IFE, Rodrigo Lacerda, e o colaborador terceirizado Danúbio Edgar Pereira.

Reforma e Ampliação do campus Brejo Santo

As aulas do IFE/UFCA vinham ocorrendo no Liceu Professor José Teles de Carvalho, no bairro São
Francisco, enquanto o campus Brejo Santo passava por obras de reforma e ampliação. Na sua criação, em 2014, o campus foi instalado na antiga sede da tradicional Escola Balbina Viana Arrais, que foi cedida pelo Estado do Ceará para a UFCA até 2036. Foi preciso, no entanto, adequar o espaço às necessidades de uma universidade. As intervenções na estrutura do prédio iniciaram em novembro de 2017.

Após a outorga do grau aos estudantes que participaram da cerimônia de colação desta sexta-feira, o Reitor Ricardo Ness lembrou o discurso que proferiu na primeira colação de grau do IFE, há dois anos: "Naquela ocasião, eu pedi desculpas pelo fato de a UFCA não proporcionar as melhores condições de infraestrutura para os nossos estudantes, mas falei que havia a expectativa de assinatura da ordem de serviço para obras de reforma e ampliação do campus Brejo Santo. Hoje, posso dizer que as obras foram concluídas e que o novo campus será entregue neste semestre. Somando a obra, o mobiliário e os equipamentos, foram investidos cerca de R$ 5 milhões", disse. Com a inauguração da reforma, prevista para o próximo dia 22 de março, as aulas do IFE voltarão a ocorrer no prédio do campus.

Colações de Grau 2019.1

As próximas cerimônias de colação de grau da UFCA ocorrerão nos dias 14 e 15 de março, em Juazeiro do Norte, e no dia 22 de março, em Icó. No próximo dia 14, colarão grau os estudantes dos cursos de Jornalismo, Design, Filosofia, Música, Administração, Administração Pública e Biblioteconomia. No dia seguinte, será a vez dos concluintes dos cursos de Agronomia, de Engenharia de Materiais e de Engenharia Civil. Em Icó, colarão grau estudantes de História.

Instituto de Formação de Educadores - UFCA
Rua Olegário Emídio de Araújo, s/n - Aldeota, Brejo Santo