IX Congresso Artefatos da Cultura Negra tem início próxima terça (18) na UFCA

Sexta, 14 Setembro 2018 18:26

Nos próximos dias 18 a 22 de setembro, a Universidade Federal do Cariri (UFCA), a Universidade Regional do Cariri (URCA),  o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais (NEGRER) e o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), realizam a nona edição do Congresso Artefatos da Cultura Negra e a primeira Mostra de Cinema Africano no Cariri.

O Congresso , que teve sua primeira edição em 2009, permanece em diálogo com instituições de ensino superior do Estado do Ceará, movimentos negros, estudantes, educadores e pesquisadores vinculados às questões da população negra no Brasil e em outros países, e tem se configurando enquanto espaço de formação e produção acadêmica na temática.

A abertura ocorre na próxima terça (18), no campus Juazeiro do Norte da UFCA, às 9h, com a palestra "O que eu faço contra o racismo?",  da Profa. Dra. Sônia Guimarães. Primeira mulher negra professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos-SP, onde leciona até hoje, Sônia é Conselheira Fundadora da ONG Afrobras, mantenedora da Univesidade Zumbi dos Palmares, Conselheira de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), da Presidência da República e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de São José dos Campos e membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN.

Também participa do evento a professora de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),  Giovana Xavier, colunista do Nexo Jornal e organizadora do catálogo “Intelectuais Negras”, rede que congrega feministas negras de diferentes áreas para a produção de conhecimentos e ações com foco em comunidades negras.

Pautando a necessidade de construção de uma educação antirracista, o evento assume um caráter interdisciplinar e de diálogo estreito com os grupos que preservam a concepção de mundo africana no Cariri cearense. Em sua IX edição, o Artefatos da Cultura Negra promove debates, feiras, oficinas, minicursos, lançamentos de livros, atividades culturais, apresentações de trabalhos de pesquisa e relatos de experiências. A I Mostra de Cinema Africano do Cariri Cearense, também compõe a programação, com exibições de documentários acompanhadas de rodas de conversa em várias comunidades da Região.

Mais informações acesse a programação completa e o site do evento.

IX Artefatos da Cultura Negra e I Mostra de Cinema Africano – Aquilombar é preciso!

18 a 22 de setembro, em Crato e Juazeiro do Norte