Termina às 23h59 do próximo domingo (23), horário de Brasília, o prazo para inscrição de propostas no edital de apoio à participação de pesquisadores internacionais visitantes, edição 2018, promovido pela Secretaria de Cooperação Internacional da Universidade Federal do Cariri (SCI/UFCA). As inscrições no edital começaram em 27 de agosto deste ano. O objetivo é trazer pesquisadores internacionais para a UFCA, por período determinado.

De acordo com o secretário de cooperação internacional da UFCA, prof. Dr. Davi Vieira, o edital atende demanda de estudantes e professores da UFCA "que tem contato com professores de renome que ofertem conteúdo em outro idioma, favorecendo o desenvolvimento da proficiência linguística dos nossos discentes e docentes e também estimulando possíveis intercâmbios futuros". Ainda de acordo com Vernon, essa troca de experiências e a possibilidade de divulgar as pesquisas realizadas na UFCA para a comunidade internacional podem elevar a inserção dos nossos pesquisadores em atividades científicas no exterior.

Poderão submeter propostas para o edital docentes pesquisadores representando núcleos/grupos de pesquisa e/ou programas de pós-graduação com vínculo com a UFCA e com projetos de pesquisa cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa. Ao todo, serão contemplados até 5 projetos, com valor máximo de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) para cada um, a serem distribuído entre passagens aéreas nacionais e internacionais, seguro viagem obrigatório e diárias para hospedagens com alimentação.

Os projetos aprovados deverão solicitar todas as passagens e reservas de hotel impreterivelmente até o próximo dia 26 de outubro. Os recursos deverão ser executados ainda no exercício financeiro de 2018.

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, em extensão PDF, via Forms UFCA. Para participar, o proponente deverá preencher o Formulário de Inscrição e anexá-lo ao formulário com a proposta.

Para outras informações, acesse o Edital SCI nº 11/2018 .

Secretaria de Cooperação Internacional
Telefone: +55 (88) 3221-9455

Publicado em Notícias da UFCA

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA), torna público o edital de apoio à participação de pesquisadores internacionais visitantes, edição 2018.

O objetivo é selecionar propostas para apoio financeiro, visando promover a formação de novas redes de cooperação científica de caráter nacional e internacional, com a participação direta de pesquisadores internacionais nas atividades de Ensino, Pós-Graduação e Pesquisa da UFCA.

As incrições ocorrem no período de 27/08 a 23/09/2018. Poderão submeter propostas docentes pesquisadores representando núcleos/grupos de pesquisa e/ou programas de pós-graduação com vínculo com a UFCA e com projetos de pesquisa cadastrados na Pró-Reitoria de Pesquisa.

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, via Forms UFCA. Para participar o proponente deverá preencher o Formulário de Inscrição e anexá-lo ao formulário com a proposta.

Para mais informações, acesse o Edital SCI nº 11/2018 .

Acesse também o aditivo I ao edital nº 11/2018.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulga resultado final do Edital SCI nº 10/2018, que trata da seleção para concorrer à Bolsa Mérito na UFCA.

O auxílio financeiro é concedido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), pelo período de seis meses, e é destinado aos estudantes estrangeiros, participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

A Secretaria de Cooperacao Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna público o resultado final do edital de seleção para o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES). O Projeto é destinado aos estudantes estrangeiros, participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), na UFCA.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulga resultado das inscrições do Edital SCI nº 10/2018, que trata da seleção para concorrer à Bolsa Mérito na UFCA.

Confira aqui.

Para mais informações, acesse aqui o edital.

Acesse aqui o forms da UFCA.

A Secretaria de Cooperacao Internacional (SCI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna público o resultado das inscrições no edital de seleção para o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES). O Projeto é destinado aos estudantes estrangeiros, participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), na UFCA.

Confira aqui

Para mais informações acesse o Edital SCI nº 09/2018.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/UFCA) divulga o resultado final da seleção para intercâmbio acadêmico na Universidade do Porto, conforme o edital SCI Nº 07/2018.

Acesse aqui o resultado.

A Secretaria de Cooperação Internacional da Universidade Federal do Cariri (SCI-UFCA) torna público o resultado final da seleção para candidatura do intercâmbio no curso de Estudos Musicais Teóricos e Pedagógicos (ministrado em inglês) da Academia de Música Gheorghe Dima, na Romênia.

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), torna público a abertura do Edital SCI nº 08/2018 destinado aos estudantes da UFCA interessados em realizar intercâmbio internacional na Universidade de Lisboa, em Portugal, de setembro de 2018 a fevereiro de 2019.

As inscrições estarão abertas, através da Plataforma Forms, de 29 de maio a 7 de junho de 2018. O objetivo do programa é promover a cooperação entre as universidades e enriquecer a qualidade da formação de estudantes de graduação.

A aprovação no processo seletivo da UFCA não garante o intercâmbio do estudante. Caberá exclusivamente à Universidade de Lisboa a aprovação final do candidato, dependendo da quantidade de vagas que são abertas a todos os países da América Latina.

Para mais informações acesse o edital.

Acesse aqui a Ficha de Candidatura

Plano de Estudos