Hospitais e Redes de Saúde

A região do Cariri possui uma boa rede de hospitais e clínicas, com investimentos tanto do setor público como de caráter particular, que funcionam como rede complementar.

A cidade de Barbalha se destaca como Importante pólo regional de saúde, respondendo pela cobertura de várias cidades da região sul do Ceará e estados vizinhos. Os hospitais públicos de Barbalha integram a rede de assistência médica de alta complexidade do SUS e do governo do estado e dão suporte ao Hospital Regional do Cariri (HRC).

O Governo do Ceará construiu em Juazeiro do Norte o Hospital Regional do Cariri (HRC), com uma área de abrangência de atendimento de 150 quilômetros, em média, o que serve para desafogar os hospitais de Fortaleza que atualmente recebem pacientes de todo o estado. O hospital ainda atua como centro de formação atendendo a estudantes da área da saúde.

Com o desenvolvimento do centro universitário, sobretudo os cursos na área de saúde, alguns hospitais tornaram-se hospitais escolas, possuindo programas de residência médica.