Imprimir esta página

Mestrado Profissional em Biblioteconomia (PPGB)

Mestrado Profissional em Biblioteconomia

Coordenação: Prof. Jonathas Carvalho; Profa. Cleide Rodrigues.

Objetivos: Fomentar novas fomas de produção de conhecimento e absorver novos tipos de pesquisas e pesquisadores.

Perfile do egresso: Compreender o conceito de informação e seu valor, reconhecendo a importância política, social, econômica e cultural da informação e sua relação com a práxis bibliotecária, permitindo assim, que, esse profissional seja proativo e capaz de desenvolver funções técnica, política e social com habilidades e competências para interpretar a realidade da sociedade no que concerne à informação e sua gestão, a fim de subsidiar o exercício da cidadania e a tomada de decisões nos diversos ambientes de informação.

Forma de ingresso: Avaliação do Anteprojeto; Prova Escrita Dissertativa; Prova Escrita de Compreensão de Texto em Língua Inglesa e Análise do Currículo.

Linhas de pesquisa: 

  • Linha 1: Informação, Cultura e Memória.
    Estudos voltados à articulação das práticas informacionais no âmbito das perspectivas culturais e da preservação da memória. Envolve estudos que articulem a organização e representação da informação, como também as linguagens documentárias à diversidade cultural. Práticas documentárias gerais e especializadas em ambientes de informação físicos e virtuais. Estudos e práticas sobre cultura popular, regional e políticas/ações culturais em ambientes de informação. Estudos sobre memória institucional, individual e coletiva uso e apropriação da informação para constituição e preservação da memória social.

 

  • Linha 2: Produção, comunicação e uso da informação
    Aborda as dinâmicas da informação nos contextos social, gerencial, tecnológico, histórico, filosófico e epistemológico. Estuda as mediações dos ambientes de informação nos processos de comunicação científica, incluindo estudos métricos de informação. Desenvolvimento de competências em informação e de práticas sócio-técnicas de mediação da informação e da leitura, considerando aspectos gerenciais e tecnológicos no desenvolvimento de processos, serviços, produtos e atividades para o uso e apropriação da informação.

 

Site do programa aqui.