Imprimir esta página

Perguntas Frequentes

Data da última atualização: Junho de 2015 

Admissão de Graduados

O que é a Admissão de Graduados?

 A admissão de graduados é o preenchimento de vagas ociosas por pessoas com título de graduação e é regido por edital semestral específico lançado no portal da UFCA em data determinada pelo Calendário Acadêmico.

Há uma prova específica para graduados?

 Não. Conforme os últimos editais da Pró-reitoria de Ensino (Proen), o processo de seleção para graduado exige que o candidato tenha realizado o último Enem, utilizando sua nota para tal.

Ajuste de Matrícula

O que é o ajuste de matrícula?

 O ajuste é uma oportunidade de realizar a matrícula, caso o discente ainda não a tenha realizado no período comum, ou alterar (incluir/excluir) alguma disciplina depois de encerrado o período comum de matrícula. O período de ajuste está previsto no calendário acadêmico, disponível no portal www.ufca.edu.br. Se realizado na Diap, ao final do ajuste o(a) aluno(a) recebe um atestado de matrícula como comprovante. 

Como posso realizar o ajuste de matrícula?

O ajuste de matrícula pode ser realizado pelo(a) próprio(a) aluno(a) por meio do seu acesso ao SIGAA, por meio de solicitação a qualquer servidor das DIAPs ou, ainda, requisitado à coordenação do seu curso. Esta solicitação deve ser realizada pessoalmente ou por procuração.

Aluno Especial

O que é o aluno especial?

 O(a) aluno(a) especial é aquele que cursa disciplinas em cursos da UFCA sem ter passado pelos processos de ingressos comuns da Universidade.

Quem pode solicitar matrícula como aluno(a) especial?

 Alunos(as) de graduação de outras instituições (públicas ou privadas) e graduados.

Como faço para solicitar o ingresso como aluno especial?

 É aberto o período semestralmente para solicitações de matrícula especial, definido no Calendário Acadêmico.Os interessados devem procurar a coordenação do curso de interesse para acordar sobre as disciplinas que poderão ser cursadas e o(a) coordenador(a) assinará o requerimento, que deverá ser entregue na Diap, que encaminhará à Proen.

Quantas disciplinas poderei cursar como aluno especial?

 É permitido um limite máximo de 5 disciplinas no decorrer de 4 semestres consecutivos ou não. 

Onde encontro o formulário para inscrição?

O formulário pode ser encontrado no portal da UFCA nesse link ou solicitado à Diap.

Aproveitamento de Estudos

O que é o Aproveitamento de Estudos?

 Quando o(a) aluno(a) solicita o Aproveitamento de Estudos e este é deferido não será mais necessário cursar a disciplina aproveitada, ou seja, sua nota e frequência serão aproveitadas em seu histórico escolar. O parecer quanto ao pedido é dado por uma comissão de análise formada pela Coordenação do curso.

Como posso solicitar o aproveitamento de estudos?

O aluno deve apresentar, nas DIAPs, os seguintes documentos:Histórico escolar do(a) aluno(a) da instituição de origem.Programa da Disciplina que deseja aproveitar.Declaração de Reconhecimento do curso (geralmente já consta no histórico, não é necessário apresentar a Declaração neste caso).

Em quanto tempo o aproveitamento constará em meu histórico escolar?

Sua nota e frequência estarão em seu histórico em até 60 dias, a contar da data da solicitação, se o parecer da Comissão for favorável.

Como posso me informar sobre o parecer do Aproveitamento de Estudos?

As DIAPs informam por e-mail sobre o parecer do aproveitamento assim que recebem o processo da Comissão de Análise de Aproveitamentos. O(a) aluno(a) também poderá requisitar a informação pessoalmente nas DIAPs, por telefone ou e-mail.

Atestado de Matrícula

O que é o atestado de matrícula?

O Atestado de Matrícula poderá ser gerado através do SIGAA pelo próprio aluno em Ensino > Atestado de Matrícula ou por algum servidor das DIAPs. É um documento que comprova que o aluno está matriculado na UFCA.

Para que serve o atestado de matrícula?

O Atestado de Matrícula é requisitado pelos setores da UFCA, em situações como quando o(a) aluno(a) deseja concorrer a bolsas ou entregar documentação de estágio, por exemplo.

Atividades Complementares

O que são Atividades Complementares?

As atividades complementares são atividades adicionais às demais atividades acadêmicas e são consideradas parte integrante do currículo, sendo obrigatórias para a efetivação da graduação do(a) aluno(a).

Quando devo entregar minhas Atividades Complementares?

O período de entrega das Atividades Complementares para os(as) alunos(as) formandos é definido pela Coordenação do Curso e informado diretamente aos discentes. No entanto, caso o(a) aluno(a) já tenha completado suas Atividades Complementares antes do último semestre poderá apresentar os documentos a qualquer momento.

O que devo apresentar ao entregar as Atividades Complementares?

O(A) aluno(a) deverá apresentar os certificados originais e cópias na Diap, preenchendo o requerimento fornecido pelo setor. Se o certificado for digital (online), o(a) aluno(a) deverá apresentar apenas este impresso.

Aonde devo entregar minhas Atividades Complementares?

As Atividades Complementares devem ser entregues na Diap, que encaminhará à Coordenação do curso para análise.

Como sei se minhas Atividades Complementares foram deferidas?

A Diap lança as Atividades Complementares no histórico do(a) aluno(a) e o informa por e-mail.

Atualização e Correção de Dados Cadastrais

Verifiquei que meus dados do SIGAA estão incorretos, desatualizados, ou faltando informação, como faço para alterar?

Se você verificou que no SIGAA existe algum dado pessoal incorreto ou desatualizado você deverá entregar à DIAP algum documento comprobatório para a alteração, preenchendo também um requerimento informando o que deseja alterar.

Certidão de Colação de Grau

O que é uma certidão de colação de grau?

A certidão de colação de grau é um documento emitido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen), no entanto o aluno o solicita à DIAP. Consiste num documento que atesta que o(a) aluno(a) já colou grau e que pode fazer as vezes do Diploma enquanto este não é recebido pelo aluno(a).

Para quê serve uma certidão de colação de grau?

A certidão de colação de grau é utilizada para qualquer momento em que a pessoa necessite provar que possui nível superior, como quando toma posse em cargo público, participa de seleção de pós-graduação ou entrevista de emprego.

Em quanto tempo minha certidão de colação de grau ficará pronta?

O prazo para a entrega do documento é de até 48 horas.

Colação de Grau

O que é a Colação de Grau?

A Colação de Grau é um ato oficial, de caráter obrigatório, em que o(a) reitor(a), em sessão solene a cada fim de semestre, confere aos concluintes dos cursos o respectivo grau, com declaração de título.

Qual o procedimento para solicitar a Colação de Grau?

A solicitação para de Colação de Grau é de inteira responsabilidade do(a) aluno(a), através do link forms.ufca.edu.br em período determinado pela Pró-reitoria de Ensino. Posteriormente a Proen publica a relação dos alunos com solicitação deferida, que estão aptos a participar da cerimônia de colação de grau.

O que é colação de grau especial?

A colação de grau especial ocorre quando o(a) discente formando(a) necessita colar grau antecipadamente por motivos como aprovação em pós-graduação, aprovação em concurso público, contratação em empresas etc. Para solicitá-la são necessários: formulário, documento que comprove a urgência da colação de grau especial (declaração, resultado, etc), cópia de documento de identificação com foto, cópia do cpf e cópia da certidão de nascimento. A data de colação é definida na Pró-reitoria de Ensino e informada ao solicitante.

Confirmação presencial de matrícula de alunos ingressantes via Sisu

O que é a Confirmação Presencial de Matrícula de alunos ingressantes?

A Confirmação Presencial de Matrícula consiste apenas no ato da assinatura da Ata de Confirmação de Matrícula pelo(a) aluno(a) que ingressou na Universidade, atestando sua intenção em fazer parte da instituição, em período definido pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) em edital, sendo que os discentes omissos perdem o direito a ingressar na UFCA. Esta confirmação é realizada nas DIAPs.

Declaração de Matrícula

O que é a Declaração de Matrícula?

A Declaração de Matrícula é um documento emitido apenas pelas DIAPs que comprova que o aluno é realmente matriculado em curso de Graduação ligado à UFCA no semestre atual.

Para quê serve uma Declaração de Matrícula?

A Declaração de matrícula é utilizada para a abertura de conta universitária junto a bancos, confecção de carteira de estudante e para comprovações gerais de vínculo institucional e inclui dados pessoais do aluno. Geralmente é utilizada em ambientes externos à UFCA.

Somente o(a) próprio(a) aluno(a) pode solicitar a Declaração de Matrícula?

Caso esteja impossibilitado(a), o(a) aluno(a) poderá ser representado por procurador(a) para esta solicitação.

Quantas Declarações de Matrícula posso solicitar?

O(A) aluno(a) pode solicitar quantas declarações necessitar ao longo do semestre.

Depósito de Monografia

Onde deposito minha monografia?

O depósito da monografia é realizado na Diap.

Quantas monografias e mídias devo entregar à Diap?

Consulte a coordenação do seu curso para se informar a quantidade de material a depositar.

Desistência definitiva de curso

O que é a desistência definitiva do curso?

A desistência de curso/vaga é a desvinculação total do aluno com o curso e com a UFCA, solicitada pelo aluno ou seu representante legal, bastando assinar o requerimento na Diap e apresentar documento de identidade com foto.

Estágio

Onde entrego a documentação do meu estágio?

O(a) aluno(a) deverá entregar a documentação de seu estágio nas Diaps, caso estude nos demais campus que não o de Juazeiro do Norte. Aqueles que estudam no campus sede devem entregar a documentação na Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade (DIARI), que funciona no Centro Multiuso e também na UFCA de Juazeiro do Norte.

Tenho dúvidas com relação aos documentos do meu estágio, com que setor posso me informar?

Para sanar dúvidas relativas ao estágio, o(a) aluno(a) deverá entrar em contato com a Diretoria de Articulação e Relações Institucionais com a Comunidade (DIARI) através do telefone (88) 3572-7217.

Como faço a matrícula na atividade de Estágio?

O(a) aluno(a) deverá solicitar à DIAP um termo de aceite de orientação em estágio. Após seu orientador(a) assinar, o discente deve entregar o documento à Diap, que fará sua matrícula.

Há um período para se matricular em Estágio?

O aluno(a) poderá realizar sua matrícula a qualquer momento dentro do período letivo atual em qualquer DIAP, no entanto toda a documentação referente ao Estágio é entregue na DIARI.

Expedição de Diploma

Acabei de colar grau, recebo meu diploma automaticamente ou preciso solicitá-lo?

Se você colou grau deve solicitar imediatamente o seu diploma em qualquer unidade da DIAP de quaisquer campus.

Quais documentos preciso entregar à DIAP para receber o meu diploma?

Cópia de um documento de identidade com foto (RG, CNH, CTPS, etc.); Cópia do CPF ou Comprovante de Situação Cadastral no CPF; Cópia de carteira de Reservista (somente no caso dos homens); Cópia do título de eleitor; Certidão de quitação eleitoral (acessível na página http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/... ou nas unidades do TRE); Declaração de Nada Consta da Biblioteca; Recibo de depósito de TCC e Certidão de Nascimento ou Casamento.

Em quanto tempo e onde recebo o meu diploma?

O prazo mínimo para recebimento do diploma é de 90 dias corridos.

E se neste período de 90 dias de aguardo do diploma eu precisar comprovar que colei grau, como faço?

Você poderá solicitar uma certidão de colação de grau à DIAP, a qual é emitida pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) em até 48 horas após o pedido. O aluno recebe a certidão na própria DIAP.

Como fico sabendo se meu diploma já está disponível para recebimento na UFCA?

Você receberá um e-mail avisando que o seu diploma já está disponível, mas também poderá verificar no portal da UFCA na aba “Diplomas” em http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/proen/documentos-oficiais ou ainda entrar em contato com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) pelo telefone (88)3572-7241 ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

E se eu perder o meu diploma ou ele for furtado, como faço para pedir a segunda via?

Todos os documentos para solicitação do diploma deverão ser entregues novamente à DIAP, incluindo o Boletim de Ocorrência Policial que mencione a perda ou roubo do seu Certificado.

Histórico Escolar

O que é o histórico escolar?

O histórico escolar é um documento que o(a) aluno(a) poderá gerar em seu SIGAA ou solicitar às DIAPs em que consta as disciplinas cursadas pelo aluno e as disciplinas pendentes, incluindo notas, freqüências, trancamentos, enfim, todo o registro acadêmico do discente.

Para quê serve o histórico escolar?

O histórico escolar muitas vezes é solicitado por setores da UFCA ao promover seleção de bolsas, mas também poderá ser requisitado por outras instituições de ensino para que o(a) aluno(a) solicite o aproveitamento de disciplina(s) cursada(s) na UFCA, ou ainda poderá ser utilizado em empresas e órgãos públicos para efeito de estágio, por exemplo.

Já colei grau, mas preciso de um histórico escolar, consigo emitir pelo SIGAA?

Não. Neste caso o histórico será emitido exclusivamente pela DIAP.

Matriz Curricular

Como faço para obter a matriz curricular do meu curso?

Nas Diaps você tem acesso à matriz curricular do seu curso.

Matrícula

Sou novato(a), preciso realizar matrícula?

Não. Se você acabou de ingressar na Universidade automaticamente estará, em regra, matriculado(a) em todos os componentes do 1º semestre do curso. No entanto, se verificar que há algo errado em sua matrícula, o(a) aluno(a) deverá procurar imediatamente a Diap.

Sou aluno veterano, como faço minha matrícula?

O período de matrícula é definido no calendário acadêmico e está disponível no portal da universidade: www.ufca.edu.br. A matrícula pode ser realizada pelo(a) próprio(a) aluno(a) por meio do seu acesso ao SIGAA ou pode ser solicitada a qualquer servidor(a) da DIAP. Esta solicitação deve ser realizada pessoalmente ou por procuração a cada semestre. O discente recebe o atestado de matrícula ao final da operação.

Há algum impedimento para realizar minha matrícula?

Sim. Caso você tenha pego livro emprestado à Biblioteca e esteja com a devolução pendente, sua matrícula não será efetivada até a regularização junto à Biblioteca.

Como me matricular através do SIGAA?

Acesse o SIGAA pelo endereço www.si3.ufc.br.Clique em MatrículasClique em Solicitar matrícula para aluno ativoClique em Selecionar as disciplinas requisitadas pelo alunoClique em Confirmar a matrículaImprima o seu comprovante

Mobilidade Acadêmica

O que é a mobilidade acadêmica?

A mobilidade acadêmica ocorre quando o discente que cursa graduação em Universidade Federal deseja cursar por um período na UFCA. O(A) aluno(a) continua com matrícula institucional na instituição de origem e as disciplinas aprovadas são automaticamente aproveitadas no histórico do(a) aluno(a).

Quanto tempo pode durar a mobilidade acadêmica?

Pode durar até 2 semestres, prorrógavel por mais um semestre.

Mudança de Curso

O que é a Mudança de Curso?

A Mudança de Curso é a oportunidade que o aluno da UFCA possui de passar de um curso para o outro através de um processo seletivo. A mudança ocorre entre os cursos ministrados pela mesma Unidade Acadêmica (Centro, Instituto ou Faculdade) e também entre os cursos de diferentes Unidades Acadêmicas.

Como posso participar do processo seletivo para mudar de curso?

Para mudar de curso o(a) aluno(a) deverá seguir as regras divulgadas no edital lançado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) no portal da UFCA. A data de lançamento deste edital é determinado pelo Calendário Acadêmico.

Pré-Requisito de Disciplina

O que é pré-requisito de disciplina?

Algumas disciplinas, para serem cursadas, precisam de aprovação em outra, anteriormente cursada pelo aluno em outro semestre, por tratar-se de uma sequência de conteúdo. Estas disciplinas são chamadas de pré-requisitos.

Por que não consigo me matricular numa disciplina que tem pré-requisito?

Certamente porque o(a) aluno(a) não cursou a disciplina exigida como pré-requisito para cursá-la.

Existe alguma alternativa para cursar a disciplina mesmo tendo pré-requisito não cursado?

Sim. O (A) aluno(a) pode solicitar à Coordenação de seu curso que realize a quebra do pré-requisito.

Programas das Disciplinas

Como faço para obter os programas das disciplinas do meu curso?

Nas Diaps você tem acesso aos programas das disciplinas do seu curso, as quais podem ser utilizadas em outras instituições de ensino para o Aproveitamento de Estudos.

Prorrogação de prazo de Conclusão de Curso

O que é a Prorrogação do Prazo de Conclusão de Curso?

Com a Prorrogação do Prazo de Conclusão de Curso, o(a) aluno(a) tem a oportunidade de solicitar à coordenação do seu curso que autorize estender o tempo máximo para concluir o curso, autorizando a matrícula do(a) aluno(a).

Como sei qual o prazo para concluir o meu curso?

O prazo para concluir o curso poderá ser consultado no histórico escolar, através do SIGAA.

Quebra de Pré-Requisito

O que é quebra de pré-requisito?

A quebra de pré-requisito consiste na solicitação do(a) aluno(a) para ser dispensado de cursar um pré-requisito de uma disciplina que ele deseja cursar no atual semestre. O(A) coordenador(a) do curso avaliará o pedido do aluno e emitir parecer favorável ou não. A matrícula no componente que o discente deseja é realizado pela coordenação do curso ou pela Diap.

Como proceder para solicitar a quebra de pré-requisito?

Solicite à Diap o requerimento e preencha. A Diap encaminhará o pedido ao(à) coordenador(a) para a emissão do parecer. Caso seja favorável, a Coordenação ou a Diap efetivam a matrícula.

Reabertura de Matrícula

O que é Reabertura de Matrícula?

Quando o(a) aluno(a) reprova por falta quatro disciplinas no mesmo semestre ou não, ele terá sua matrícula cancelada. Nesta situação o(a) aluno(a) deverá solicitar a reabertura da sua matrícula na Diap no período estipulado no Calendário Acadêmico, observando as regras divulgadas pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) em seu edital de Reabertura de Matrícula.

Posso retornar às aulas imediatamente após a Reabertura de Matrícula?

Não. Em regra o(a) aluno(a) retorna às aulas no próximo semestre em relação ao semestre em que está solicitando a reabertura. Na reabertura de matrícula o(a) aluno(a) entrega um Plano de Estudo realizado com o coordenador do seu curso, em que constam todas as disciplinas e atividades que serão realizadas em cada semestre futuro até a colação de grau. Este processo é regulado por edital lançado no portal da UFCA em data determinada no Calendário Acadêmico.

Regime Especial

O que é o Regime Especial?

No regime especial o(a) aluno(a) solicita cursar as disciplinas em que está matriculado(a) em seu domicílio, por um período determinado, devido a impedimento de saúde, apresentando atestado médico.

Como solicito o Regime Especial?

Para solicitar o Regime Especial procure a Diap. A Diap repassa o pedido à Perícia Médica da Universidade e, logo em seguida, para a Coordenação do curso para que os(as) professores(as) das disciplinas que o(a) aluno(a) cursa fiquem cientes e entrem em contato com o(a) aluno(a).

Revisão de Nota

O que é a revisão de nota?

A revisão de nota é o direito do(a) aluno(a) de apresentar recurso de nota de avaliação que o docente entende que deve ser mantida.

Qual o prazo para solicitar a revisão de nota?

O(A) aluno(a) poderá solicitar em até 10 dias corridos da data do conhecimento da nota pelo aluno(a).

Como é definida minha nota final?

Para definir a nota final do(a) aluno(a) é montada uma Comissão com o professor da disciplina mais 2 professores indicados pela Coordenação do curso. A Diap dá ciência ao requerente do resultado de sua nota via e-mail.

Segunda Chamada

O que é a Segunda Chamada?

A Segunda Chamada é a solicitação do(a) aluno(a) para realizar avaliação de disciplina que não foi possível ser feita na data marcada pelo(a) professor(a) inicialmente, com apresentação obrigatória de justificativa pelo discente.

Quando e onde posso solicitar a Segunda Chamada?

O(A) aluno(a) pode solicitar a Segunda Chamada à Diap do seu campus até 3 dias úteis após a realização da avaliação regular. A Diap encaminha a solicitação para o(a) professor(a) da disciplina e o discente se apresenta na data marcada pelo(a) professor(a) para realizar a avaliação.

Quando será a data da avaliação da Segunda Chamada?

A divulgação da data, horário e local, bem como a realização da Segunda Chamada fica totalmente a cargo do docente da disciplina.

Trancamento Parcial de Matrícula

O que é o trancamento parcial de matrícula?

O trancamento parcial de matrícula ocorre quando o(a) aluno(a) solicita à Diap que sua matrícula em determinada(s) disciplina(s) seja cancelada, no entanto continua cursando aquele semestre com outra(s) disciplina(a) ou atividade(s).

Quando posso solicitar o trancamento parcial de matrícula?

Você poderá solicitar o trancamento parcial de matrícula no período estipulado no Calendário Acadêmico.

O trancamento parcial de matrícula afeta o IRA?

Sim, o trancamento parcial de matrícula afeta o IRA.

Trancamento Total de Matrícula

O que é o trancamento total de matrícula?

O trancamento total consiste na suspensão da matrícula em determinado semestre. O(A) aluno(a) pode requerê-lo independentemente de justificação, caso esteja cursando pelo menos seu segundo semestre na UFCA. Se o(a) aluno(a) está no primeiro semestre só poderá realizar o trancamento nos casos determinados por lei.

Qual o procedimento para realizar o trancamento total de matrícula?

O(A) aluno(a) deve solicitar o preenchimento do requerimento à Diap dentro prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico, apresentando cópia de documento de identidade com foto.

O trancamento total de matrícula afeta o IRA?

Não, o trancamento total não afeta o IRA.

Transferência de Outras Instituições de Ensino Superior -IES

O que é a transferência de outras IES?

A transferência de outra IES ocorre quando o discente ingressa na UFCA através de edital lançado para preencher vagas ociosas, estando o aluno matriculado em outra IES. O edital é semestral e a data de lançamento é divulgada no calendário acadêmico no portal da UFCA.

Há uma prova específica para transferidos?

Não. Conforme os últimos editais lançados pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) é utilizada a nota do último Enem na seleção.