Trocar para transformar: Repensando a Comunidade do Gesso em Crato - Ce

O Projeto pretende testar uma nova modalidade de intervenção em comunidades marginalizadas, lançando mão de recursos artísticos e criativos, envolvendo uma rede de sujeitos institucionais e, assim  oferecendo visibilidade e facilitando ao acesso a alguns serviços básicos. Ele contribuirá com o processo de mobilização e empoderamento da comunidade do Gesso realizando oficinas que promovam o potencial criativo dos moradores. Inserirá a comunidade no arcabouço teórico-prático da “Cidade Educadora” para aumentar o potencial transformador das ações realizadas. Promoverá o contato dos alunos da UFCA, com ações práticas da sua futura profissão, estimulando a aquisição de uma ótica sensível à complexidade social e humana. Identificará caminhos integrativos para diagnóstico e planejamento participativo do desenvolvimento das Comunidades. Testará os efeitos da utilização da arte e cultura como metodologia integrativa, com propósito de sistematizar cientificamente seus efeitos. Por fim, integrará a universidade com a sociedade civil para a melhoria da qualidade de vida das Comunidades.