Projeto "Por uma vida sem Catracas"

O projeto de extensão “Por uma vida sem catracas” é uma ação com natureza eminentemente educativa e de mobilização da comunidade em face do direito ao transporte. Queremos observar a cidade com olhar atento e curioso, compartilhar saberes e tecer críticas ao sistema socioeconômico capitalista que cada vez mais impõe barreiras à nossa vida cotidiana nas cidades. Queremos romper com a lógica do capital que reduz as cidades a palcos de transações comerciais. Percebemos o transporte público como uma questão transversal a diversas outras pautas urbanas (moradia, saúde, educação, lazer, etc.) e por isso o entendemos como direito fundamental à cidade. O projeto “Por uma vida sem catracas” surge como uma atividade de formação crítica oferecida pelo Coletivo Passe Livre Cariri e Universidade Federal do Cariri, com ações diretas e indiretas no cotidiano das cidades de Crato, Juazeiro e Barbalha. Vamos realizar no período de 10 meses: 01 grupo de estudos, 03 palestras em escolas públicas, 01 seminário aberto a comunidade e 01 Fanzine informativo sobre a temática do Direito ao Transporte.