Início do Conteúdo

Olhar na Infância

O projeto Olhar na Infância tem como um dos seus pilares, a triagem para realização de diagnóstico precoce de crianças que apresentem déficits visuais, os quais uma vez que corrigidos precocemente, proporcionará a essa criança o desenvolvimento cognitivo e intelectual adequado. Além disso, visa orientar pais e professores sobre como suspeitar de tal problema, esclarecer o quanto ele pode prejudicar o desenvolvimento da criança, pois em muitos casos, o atraso de aprendizagem é relacionado a outras condições patológicas, que não à oftalmológica, e esta, muitas vezes sendo de fácil resolução.
 
Em relação à pesquisa, é meta do projeto a realização de questionários para se realizar estatísticas do percentual de crianças que são acometidas por algum déficit visual, além de mensurar quantas dessas, possuem diagnóstico tardio e comprometimento do aprendizado, além de presença de fatores de risco para diminuição da acuidade visual. Isso poderá servir de base estatística para apresentar a relevância desse problema, que atinge a sociedade e muitas vezes são negligenciadas pela não orientação adequada. Também se faz jus mencionar, a capacitação dos alunos da Faculdade de Medicina que comporão o projeto, tendo um contato mais próximo com oftalmologia, aprofundando mais os seus conhecimentos teóricos na prática.
 
Coordenador: Paulo Maurício Callou Sampaio ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )