NUGEP: Núcleo em Gestão de Pessoas

O Núcleo em Gestão de Pessoas – NUGEP se propõe a atuar de forma estratégica no desenvolvimento regional através da qualificação de profissionais para o mercado de trabalho, sejam discentes da Universidade ou membros da comunidade. Neste intuito, os discentes são preparados e instrumentalizados para oferecerem serviços de capacitação e educação continuada à comunidade caririense. Atua de forma interdisciplinar e integrativa, trabalhando o homem em sua qualidade de vida pessoal e profissional. Outra justificativa corroborada por Lacombe (2005) se baseia na necessidade de desenvolver competências complexas através da utilização eficaz e combinada de habilidades psicomotoras, afetivas e cognitivas, proporcionando o aumento da empregabilidade através da educação permanente e treinamento freqüente.

O NUGEP além de se propor a investir no T, D & E, prepara seus integrantes para serem gestores de treinamento. A equipe planeja cada etapa do treinamento e o implementa, inclusive preparando material didático-pedagógico, escolhendo as dinâmicas de grupo adequadas ao conteúdo e procedendo ao relatório avaliativo. A importância gerencial se observa na pesquisa do SEBRAE (2005), pois a falta de habilidade gerencial é apontada como um das causas da mortalidade das empresas.