Núcleo de Discussões em Inglês Médico

Aprender Inglês é importante, pois significa facilidade de acesso a uma vasta gama de conhecimentos e informações não disponíveis em outra língua. Na vida acadêmica, este aprendizado é especialmente importante quando se sabe que a maioria dos novos conhecimentos, mesmo que produzidos em lugares que não tem inglês como língua materna, são primeiramente publicados em inglês e com considerável atraso traduzidos para outras línguas. Como já foi destacado, observa-se a iminente necessidade do aprendizado da língua inglesa para se tornar parte de um contingente diferenciado de indivíduos que estão aptos a comunicar-se internacionalmente. Essa necessidade se vê ainda mais real no campo da Medicina, em que conhecimentos atuais são inevitavelmente publicados em inglês.

Os discentes participantes do Projeto se reunirão quinzenalmente para a realização do Núcleo de Discussão em Inglês Médico - NDIM. Tem por objetivo principal difundir a prática e o aprendizado da Língua Inglesa entre os estudantes da Faculdade de Medicina da UFCA. No NDIM, serão realizadas discussões, em inglês, de textos, também escritos nessa língua, voltados para a área médica. Todos os membros do Projeto participarão dos encontros, que serão quinzenais e abordarão um texto por vez.

Dos resultados esperados, o principal é a aprendizagem das quatro habilidades da Língua Inglesa (Reading, Writing, Speaking and Listening - Ler, Escrever, Falar e Ouvir) pelos discentes participantes, o que será medido por meio de avaliações no decorrer do Projeto. Em 2012 e 2013 conseguiu-se perceber a maior facilidade e desenvoltura ao falar a língua inglesa. Os alunos não se sentiam tão intimidados com novos termos e mostraram grande interesse, ao trazer sempre matérias novas e cada vez mais recentes ao encontro. Foi notável o grande avanço entre os participantes, o que proporciona a certeza que com o prévio conhecimento de possíveis táticas de aproximação, as turmas novas terão ainda maior êxito em 2014.