Liga Caririense de Estudos Cardiológicos - LICEC

A Liga Caririense de Estudos Cardiológicos (LICEC) pretende auxiliar os alunos que cursaram ou estão cursando o módulo de Cardiologia da Faculdade de Medicina do Cariri no estudo aprofundado da disciplina, através da delimitação de temas específicos para discussão e debate em reuniões semanais, da realização de práticas médicas (acompanhadas e instruídas pelo médico responsável) e do incentivo a pesquisas relacionadas às áreas de cardiologia e cirurgia cardiovascular. O público destinado são estudantes de Medicina e a população da cidade de Barbalha.

Com a atuação da LICEC, espera-se que seus membros efetivos tenham um maior conhecimento teórico-prático sobre as principais afecções cardíacas, e tenham um maior envolvimento na comunidade. Além disso, espera-se também que a população atingida, seja beneficiada pelo atendimento voluntário e gratuito que eles fazem diretamente a ela, tanto em situações em que haja pacientes com alguma enfermidade, tanto em situações de palestras preventivas e educativas.

Diante de tudo isso é perceptível a importância da LICEC na vida acadêmica dos estudantes e membros da Liga, com um maior aprendizado sobre as principais afecções do aparelho cardiovascular, visando uma abordagem clínica geral, assim como é importante para a comunidade, a ação social que os membros exercem através de uma contato direto com a população, seja na forma de estágio voluntário no Hospital do Coração do Cariri, seja na forma de atividades extras, como atuações em campanhas de prevenção das doenças cardiovasculares. A relevância do projeto de extensão apresentado está na importância de agravos à saúde decorrentes de hábitos se vida inadequados e na elevada incidência de doenças cardiovasculares na população mundial. Assim sendo, é imprescindível que os alunos em formação médica saibam lidar com esse contexto social, atuando diretamente com a população- alvo.

Coordenadora: Isaura Elaine Gonçalves Moreira ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )