Início do Conteúdo

Liga Acadêmica de Saúde e Espiritualidade do Cariri

Segundo a Constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS), em vigor desde 1946, a Saúde é definida como um “completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”. (OMS, 1946)
 
Todavia, um grande número de estudiosos da construção do processo saúde-doença humana identificaram a espiritualidade como fator tão influente quanto as dimensões física, mental e social nesse completo bem-estar. (PERES et al, 2007. PANZINI et al, 2007. GUIMARÃES; AZEVUM, 2007). Essas evidências suscitaram, inclusive, propostas de inclusão da dimensão espiritual ao conceito de saúde pela OMS. (WHO, 1998)
 
Espiritualidade pode ser definida como um impulso natural do ser humano no sentido da busca do significado da vida por conceitos que transcendem o tangível: uma relação com algo que é maior que si, que pode ou não incluir aspectos religiosos (SAAD; MASIERO; BATTISTELLA, 2001). A espiritualidade relaciona-se a busca individual por um significado para a própria existência, isto é, o homem em busca do sentido da vida.
 
Na área da Saúde, está documentado em diversos artigos que a espiritualidade contribui para uma maior facilidade de enfrentamento de situações graves, como doença e morte, e tomada de decisões; contribui para um melhor funcionamento do sistema cardiovascular e está definitivamente associada a melhores índices quantitativos e qualitativos de qualidade de vida.
 
  • Facebook: facebook.com/liase.cariri
  • Instagram: instagram.com/liasecariri
  • Flickr: flickr.com/liasecariri
  • E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
  • Youtube: youtube.com/liasecariri1
  • Site: liasecariri.ufca.edu.br
 
Coordenador: José Maurício Pereira Lopes