Início do Conteúdo

Liga Acadêmica de Parasitologia Médica - LIPAM

A proposta essencial da LIPAM é o aprofundamento da temática de parasitologia com vistas a melhorar a compreensão dos problemas de saúde prevalentes na região, servindo de base para a formação médica voltada às necessidades da população caririense. Neste contexto, objetiva-se propiciar condições para aquisição de conhecimento, competências e habilidades, melhorando à atenção da população que se encontra sob maior risco parasitário. A equipe de trabalho será formada por uma comissão central constituída pelos membros que estejam envolvidos em projetos de extensão, monitoria ou pesquisa na área da parasitologia clínica. Neste contexto a LIPAM pretende:
 
(a) estimular as atividades de pesquisa na comunidade acadêmicas, ressaltando a Leishmaniose visceral, a Dengue, a Doença de Chagas e as helmintoses intestinais;
 
(b) realizar um evento durante a Semana Nacional de Combate à Leishmaniose e no dia nacional de Combate à Dengue;
 
(c) elaborar um Atlas Virtual de Parasitologia Medica com acesso online;
 
(d) fomentar a produção científica com envio de artigos para revistas;
 
(e) promover atividades educacionais em escolas públicas, enfocando a importância da higiene pessoal e de medidas de profilaxia que possam evitar a proliferação de parasitoses, empregando uma abordagem multidisciplinar através de oficinas, filmes e palestras, com linguagem acessível.
 
Coordenadora: Maria Socorro Vieira ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )