Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia

O presente programa está direcionado para os segmentos mais pobres da agricultura familiar nos municípios das regiões de Inhamuns, Cariri Alto e médio Jaguaribe. A escolha das regiões  se deu em função dos baixos índices de desenvolvimento municipais (IDM). A metodologia a ser utilizada é a integração universidade – comunidade com ações voluntárias do Grupo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia do curso de Agronomia da UFCA em parceria com as respectivas prefeituras municipais. Visa contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre instituições de ensino, governos locais e comunidades carentes, na realização de diagnósticos socioeconômico-ambientais, formulação de soluções para os problemas e necessidades detectados, realização de cursos, oficinas, palestras, captar recursos para implantar unidades produtivas, realizar a integração das diversas áreas da cadeia produtiva para garantir uma regularidade na renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida dos envolvidos. Possibilitar aos estudantes extensionistas da UFCA a oportunidade de uma melhor formação profissional e humanitária.