GESTÃO HABITACIONAL APLICADA A POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA – ESCRITÓRIO DE TECNOLOGIA SOCIAL

A Gestão Habitacional promovida pelo Escritório de Tecnologia Social – ETECS tem como objetivo geral o desenvolvimento e assessoramento de projetos técnicos de engenharia direcionados a habitações populares e comunidades carentes e elaboração de laudos técnicos para processos de usucapião, servindo o projeto como veículo de integração entre universidade e sociedade, corroborando no processo evolutivo da gestão habitacional na região do cariri. A viabilidade do projeto assume a dimensão referente a difusão de conhecimentos teóricos e práticos em favor da capacitação dos profissionais na área de engenharia civil em favor do ambiente construído, gerenciamento dos recursos naturais da região, auxiliando na sustentabilidade ambiental e dirimindo questões relativas aos valores culturais, estéticos e econômicos nos municípios da região do Cariri.

Nesta dimensão o ETECS, apresenta viabilidade social e econômica, pela demanda efetiva existente na região nas questões voltadas a gestão habitacional, com justificativas explicitadas anteriormente. Outro destaque relevante do projeto é que o ETECS será um ambiente de aproximação da Academia com a sociedade na busca de solução e apoio as suas demandas construtivas e de gestão habitacional existentes no município. Espera-se que a as ações realizadas contribuam efetivamente com o processo de desenvolvimento sustentável e garanta a gestão habitacional da população de baixa renda, oferecendo a comunidades carentes uma melhor qualidade de moradia.