Gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos de processo industrial e lixo tecnológico

Este projeto visa apresentar alternativas para a resolução do problema ambiental existente em torno do setor industrial e ao descarte de lixo tecnológico em Juazeiro do Norte. Em parceria com o setor industrial espera-se viabilizar o gerenciamento dos resíduos, estabeleça-se uma sistemática periódica e eficaz de coleta da borra e de soluções descartáveis, determine-se o perfil físico e químico da água residual das empresas, baixe custos de produção e intermediemos discussão com os órgãos fiscalizadores para a adequação da forma de cobrança com a especificidade de cada empresa.

Em parceria com a associação de catadores do município espera-se proporcionar uma utilização de um passivo existente de material coletado e a alternativa de geração de renda para a comunidade. Além disso, prevê-se a participação de alunos de diversos cursos da universidade neste projeto viabilizando uma discussão interdisciplinar e promovendo um mecanismo de informação e conscientização sociedade, em geral, no município de Juazeiro do Norte em relação aos aspectos ambientais envolvidos no descarte de resíduos.