Início do Conteúdo

Desenvolvimento e implantação de metodologias de incubação à partir da ITEPS/UFCA

A presente proposta corresponde ao desenvolvimento de metodologias de incubação e ao fortalecimento da ação da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS), da UFCA, em funcionamento desde o ano de 2009. Esta ação se refere ao apoio ao desenvolvimento de empreendimentos de economia solidária na região do Cariri Cearense, que assumem uma diversidade de ações e identidades.
 
Serão nove empreendimentos a serem incubados, sendo eles divididos em cinco frentes de trabalho, que representam quatro redes territoriais ou setoriais e mais um que se insere num eixo transversal de trabalho. São eles:
 
a) Rede Local de Economia Solidária no Bairro Timbaúbas, em que serão incubados os empreendimentos Banco Comunitário de Desenvolvimento e Infocentro Comunitário.
 
b) Rede de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis da Região Metropolitana do Cariri, que será composta por três empreendimentos. Entretanto, ele será computado como apenas um empreendimento, já que a ação de incubação irá se focar na organização da rede, e não especificamente nas associações de catadores que a compõem.
 
c) Rede de Empreendedores Criativos da Região do Cariri, em que serão incubadas a rede como um todo (similarmente à Rede de Catadores citada anteriormente), bem como um empreendimento juvenil que trabalha com o reaproveitamento de materiais recicláveis, o Reciclart.
 
d) Fomento à Agricultura Familiar de Base Agroecológica da Região do Cariri, cujo trabalho de incubação se concentrará na organização da rede em si (Rede de Agricultores Familiares Agroecológicos do Cariri), bem como de duas Hortas Comunitárias no Bairro Alto da Penha, município do Crato, associado ao trabalho da rede.
 
e) Núcleo de Assessoria de Comunicação em Economia Solidária: o oitavo empreendimento a ser incubado se constituirá a partir da articulação transversal de todos os demais empreendimentos, e será uma agência de comunicação de economia solidária.
 
Em todas essas frentes de trabalho, a incubação será construída a partir de uma concepção dialógica, em que os empreendimentos são desenvolvidos a partir das suas próprias capacidades, combinadas com os conhecimentos trazidos pela universidade, num processo em que ambos os atores envolvidos apreendem.  Especificamente neste programa pretende-se realizar a incubação, agrupados em redes temáticas ou territoriais. Para cada um destes grupos são pensadas ações específicas, que envolvem elementos como o diagnóstico, o planejamento, a formação e o acompanhamento, definidos conforme as particularidades do momento e demandas específicas de cada empreendimento.
 
Facebook: ITEPS UFCA
 
Coordenador: Augusto de Oliveira Tavares ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )