Abordagem da Criança e do Adolescente com Diabetes Mellitus Tipo 1

O diabetes tipo 1 vem comprometendo de forma crescente crianças e adolescentes em todo o mundo. Trata-se de uma doença de evolução crônica, de tratamento dispendioso e de alto custo social. Traz conseqüências, para o indivíduo/família, exigindo mudanças no estilo de vida, exposição a injeções diárias múltiplas de insulina e restrições alimentares. Objetiva-se estimular o desenvolvimento de atitudes e habilidades no acadêmico para uma abordagem adequada ao paciente, bem como para o estabelecimento de proposta terapêutica.  O aluno bolsista participará do atendimento ambulatorial semanal da criança e do adolescente no Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão de Barbalha, de sessões de planejamento alimentar, de encontro com pais, de oficinas sobre atividade física, insulinoterapia e preparo de alimentos para diabéticos. Organizará ainda, um portfólio com situações problemas, relatos de experiência e fichamentos de textos. A seleção para aluno bolsista será por ordem de inscrição. Serão mobilizados componentes da Liga de Pediatria para as oficinas citadas. O acadêmico fará autoavaliação com base nas atividades planejadas e será avaliado pela docente, conforme os objetivos propostos.