Início do Conteúdo

Administração Pública

Segunda, 10 Setembro 2012 16:12

Gestão Acadêmica

Estruturas Administrativas e Acadêmicas


 

  • Unidade / CampusJuazeiro do Norte
  • Centro: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA)
  • Coordenação: Prof. Dr.  Wendell de Freitas Barbosa
  • Vice-Coordenação: Profa. Dra. Victória Régia Arraes de Paiva
  • Chefe de Apoio Administrativo: José Eldo Elvis Pinheiro Morais

 

Proposta do Curso

O Curso de Administração Pública foi criado em setembro de 2010 pela Resolução do CONSUNI/UFC n° 28, de 30/09/2010. O início das atividades ocorreu no segundo semestre de 2011. Atualmente integra o CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFCA. Tem entrada anual e está organizado para ser oferecido em 9 semestres (4 anos e meio) ao longo do qual o estudante percorre disciplinas obrigatórias e eletivas (entre optativas ou livres) podendo orientar a sua formação mais para a Gestão Social ou para a Gestão Pública. Além das disciplinas, o estudante precisa cumprir o Estágio em Residência Social e as Atividades Complementares, somando o equivalente a três mil horas, como orientam as DCN,s de Administração Pública (Resolução CNE/CES Nº 1 de 13 de Dezembro de 2014)

O Curso insere-se dentro do “Campo de Públicas” que traz, em sua essência, uma perspectiva multidisciplinar, bebendo na fonte das ciências humanas, das ciências sociais e das ciências sociais aplicadas, uma vez que faz uso de um vasto conteúdo teórico produzido por outras ciências ao passo que tem desenvolvimento, ao longo dos últimos anos, categorias, conceitos e metodologias próprias e diferenciadas dentro do próprio Campo.

Considerando o contexto territorial, o Curso cumpre o papel de se alinhar a análise dos problemas regionais, assumindo o desafio de por em prática uma metodologia voltada para desenvolver a capacidade de compreender as diversas características diferenciadoras da Política, da Economia, do Meio-Ambiente e da Cultura no Cariri, sem ouvidar a perspectiva global relacionada às praticas e teorias de governança publica mundial, da economia internacional e do desenvolvimento sustentável do planeta.

Sumarizando, o curso afirma-se a partir de três elementos principais:

  • - Uma transformação estrutural no campo da produção da ação pública e de governo que pede inovação nos moldes formativos de profissionais e pesquisadores da área.
  • - O atendimento da demanda na região do Cariri, por novos administradores /gestores capazes de atender as exigências de eficácia/eficiência/justiça social e ética nas relações na esfera pública.
  • - A consciência de que o campo da ação pública é crucial para alcançar um processo de transformação regional autônomo e pautado na valorização do potencial local, sem nunca esquecer do dialogo com o debate nacional e global.

Define, como seu objetivo geral:

“Contribuir com a formação técnico-política e ética de profissionais e pesquisadores qualificados para atuarem como administradores públicos e/ou gestores sociais, capacitados para interpretar os desafios da contemporaneidade, críticos em relação às transformações sociais e comprometidos com a busca de percursos de desenvolvimento sustentável local e global”.

 E eleva como objetivos específicos:

  • - Estimular uma visão transdisciplinar dos processos de desenvolvimento globais e locais.
  • - Incentivar uma cultura organizacional inovadora, empreendedora, participativa, solidária e cooperativa,
  • - Primar por uma formação acadêmica dialógica que favoreça a integração entre teoria e prática por meio da integração das ações de ensino, pesquisa, extensão e cultura;
  • - Promover uma postura proativa, criativa, autônoma, participativa e crítica no estudante.
  • - Contribuir para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências gestoras para atuar na esfera pública ampliada.
  • - Fomentar a discussão de questões relevantes para a Região do Cariri conectado com as questões globais.
  • - Contribuir com a produção de programas e projetos relevantes para o contexto regional.

O egresso do Curso de Administração Pública deverá ser capaz de compreender as questões humanas, relacionais, científicas, técnicas, sociais, econômicas e culturais que permeiam os campos da Gestão Pública e da Gestão social, bem como de realizar o seu gerenciamento sistêmico.

 Com isto, ele deve ser um profissional capaz de pensar e selecionar tecnologias apropriadas para a gestão de instituições governamentais e sociais em nível local, regional e global, atuando como sujeito eticamente determinado e estrategicamente orientado à promoção de processos de empoderamento e desenvolvimento de pessoas, comunidades e coletividades, bem como elaborando e empreendendo programas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento socioterritorial, podendo atuar nas mais diversas áreas e funções que envolvem o setor público governamental (ou não governamental), nas organizações da sociedade civil, incluíndo negócios sociais ou empresariais que contemplem programas voltados para o bem comum.

 

Classificação e Duração

Classificação


  • Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas
  • Nível/Grau: Graduação
  • Modalidade: Bacharelado
  • Tipo: Presencial
  • Turno: Noturno
O Curso de Administração Pública obteve o conceito 4 (sendo o máximo 5), na avaliação de Cursos in loco, realizada pelo MEC/INEP em 2014. Veja  o relatório completo aqui.
 

Duração


  • Carga-horária Mínima para Conclusão:  3000 horas
  • Duração Mínima:  9 semestres (4,5 anos)
  • Duração Máxima: 14 semestres (7 anos)

Contato

Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha S/N - Bairro Cidade Universitária  Juazeiro do Norte - Ceará, CEP 63048-080 (88)
Bloco II (Rosa) - Piso superior,  Sala 37-A

Telefone: +55 (88) 3221-9743

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fanpagehttps://www.facebook.com/groups/UFCAADMPUBLICA/?fref=ts