Início do Conteúdo

DAE

A Diretoria de Assistência Estudantil busca trabalhar de forma planejada e integrada, a partir de uma proposta sintonizada com as ações de Assistência Estudantil representadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto nº 7.417/2010, que apoia a permanência de estudantes, com base em critérios socioeconômicos, matriculados em cursos de graduação presencial das IFES.  

Vem atuando no desenvolvimento de programas que visam garantir além da permanência, o bem-estar, a melhoria do desempenho acadêmico e o êxito na conclusão da graduação dos alunos da Universidade Federal do Cariri, com especial atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica e aos que ingressaram na Universidade por meio de ação afirmativa. Neste sentido, estabelece parcerias com outras unidades para disponibilizar serviços que possam intervir em situações que dificultam a concretização do processo de ensino-aprendizagem. 

Dentre as principais ações da DAE pertinentes ao desenvolvimento do PNAES, destacam-se os programas de bolsas e auxílios como: auxilio moradia, auxilio alimentação, auxílio emergencial, auxílio creche, auxílio óculos, auxílio transporte, auxílio financeiro a eventos, bolsa de iniciação acadêmica e bolsa permanência/MEC. Além destas modalidades, a DAE é responsável pelo Refeitório Universitário (RU), que oferece refeições balanceadas do ponto de vista nutricional e com valores acessíveis aos estudantes e demais membros da comunidade acadêmica. A Diretoria oferece também o serviço de atendimento psicológico e pedagógico com o objetivo de apoiar o desempenho acadêmico e o desenvolvimento psicossocial do público discente.  A fim de desenvolver a melhoria da qualidade de vida no ambiente universitário, a DAE realiza ações de acolhimento e cuidado ao estudante por meio de eventos tais como recepção aos discentes; Dia D da Saúde do Estudante, Dia A da Alimentação Estudantil e Dia E do Estudante. 

PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Os programas da DAE listados abaixo destinam-se prioritariamente aos estudantes  que apresentam situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada: 

AUXÍLIOS

AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO

O Programa Auxílio Alimentação visa atender aos discentes dos campi onde ainda não exista refeitório universitário, viabilizando recursos para que os estudantes possam ter hábitos alimentares mais saudáveis.

AUXÍLIO-CRECHE

O Programa Auxílio-Creche tem por objetivo disponibilizar ajuda financeira aos estudantes, buscando contribuir com a obtenção de um desempenho acadêmico satisfatório, bem como reduzir a evasão acadêmica decorrente da maternidade ou paternidade.

AUXÍLIO-MORADIA

O Programa Auxílio Moradia tem por objetivo viabilizar a permanência de estudantes matriculados nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Cariri, que possuem família nuclear residindo em regiões distantes ou de difícil acesso à universidade, assegurando-lhes auxílio institucional para complementação de despesas com moradia e alimentação durante todo o período do curso ou enquanto persistir a mesma situação.

AUXÍLIO-ÓCULOS

O Programa Auxílio Óculos tem por objetivo contribuir com o desempenho acadêmico dos estudantes matriculados nos Cursos de Graduação da Universidade Federal do Cariri, assegurando-lhes subsídios na complementação das despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas, respeitando-se a periodicidade mínima de 12 (doze) meses para cada nova solicitação.

AUXÍLIO-TRANSPORTE

O Auxílio-Transporte tem por objetivo subsidiar a locomoção diária dos discentes, com transportes coletivos, no trajeto entre a residência e a Universidade, durante os dias letivos.

AUXÍLIO-EMERGENCIAL

O Programa Auxílio Emergencial destina-se aos estudantes que não foram beneficiados por nenhum outro auxílio ou bolsa dentre os programas de Assistência Estudantil da UFCA e encontram-se em situações emergenciais como: desemprego, problemas de saúde, violência doméstica, entre outros que venham a prejudicar seu rendimento escolar.

AUXÍLIO FINANCEIRO A EVENTOS

Será concedido preferencialmente para estudantes, que necessitem de apoio financeiro para participar de eventos extracurriculares de caráter acadêmico, esportivo, cultural ou sociopolítico.

BOLSAS

BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA

O Programa Bolsa de Iniciação Acadêmica tem por objetivo propiciar aos estudantes de Cursos de Graduação presenciais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), especialmente os de semestres iniciais, condições financeiras para sua permanência e desempenho acadêmico satisfatório, oportunizando o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares inseridas em projetos cadastrados na UFCA.

BOLSA PERMANÊNCIA / MEC

O Programa de Bolsa Permanência é uma ação do Governo Federal, cujo órgão responsável pelo pagamento da bolsa é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. A concessão de auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e contribuir para a permanência e a diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. De acordo com análise realizada pela DAE, dentre os cursos ofertados pela UFCA, o curso de Medicina é o que atende todos os critérios estabelecidos no referido programa. Além disso, poderão se inscrever no PBP os discentes indígenas e quilombolas, independente do curso no qual estejam matriculados. Uma das vantagens da Bolsa Permanência é a possibilidade de ser acumulável com outras modalidades de bolsas acadêmicas.

LINKS ÚTÉIS

Link dos programas assistenciais: http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/diretoria-de-assistencia-estudantil-dae/programas-de-assistencia-estudantil

Link dos formulários: http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/diretoria-de-assistencia-estudantil-dae/formulario

SERVIÇO SOCIAL / DAE

O serviço social tem dentre seus objetivos prestar orientação social aos estudantes com relação aos direitos, deveres e quanto à documentação necessária aos programas da diretoria;

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO (RU)

O RU tem por objetivo fornecer à comunidade universitária refeição balanceada, saudável e de baixo custo, apoiando o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão e cultura. São servidas refeições diariamente (almoço e jantar), com opção vegetariana, cardápio variado e orientado por uma nutricionista. Os restaurantes estão localizados nos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato. Para ter acesso às refeições no RU, é necessário apresentar a carteirinha de identificação estudantil. 

Link: http://www.ufca.edu.br/portal/a-ufca/organizacao-administrativa/diretoria-de-assistencia-estudantil-dae/refeitorio-universitario

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

O Serviço de Atendimento Psicológico abrange:

- Aconselhamento Psicológico: 

O objetivo desse serviço é promover o contato com as dificuldades e problemas enfrentados pelos discentes, buscando facilitar a adaptação às novas situações, promover o melhor uso dos recursos pessoais e o desenvolvimento da autonomia e do autoconhecimento.

- Escuta Psicológica

O serviço busca ouvir e acolher o estudante que apresenta sofrimento psicológico. A partir desse contato inicial os direcionamentos necessários serão realizados visando dar o suporte necessário ao mesmo.

- Aconselhamento Profissional

Atua no sentido de facilitar o processo de escolha da profissão, promover a autoavaliação da escolha feita pelo estudante, identificar e explorar habilidades e potenciais que podem ser desenvolvidos e apoiar a construção do plano de carreira profissional. O interessado em agendar uma consulta ou esclarecer dúvidas com a Psicóloga poderá realizar através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligar para 

DAE, telefone (88) 3572.7249. Havendo necessidade de atendimento em outros campi, o coordenador do curso deverá agendar com antecedência a visita da psicóloga.

ATENDIMENTO PEDAGÓGICO 

O pedagogo acompanha os Índices do Rendimento Acadêmico dos estudantes, bem como aconselha, orienta e ajuda na melhoria das aprendizagens dos alunos, exercendo a função mais especificamente de Orientador Educacional, analisando os problemas de aprendizagem, hábitos e competências viabilizando os relacionamentos interpessoais e de autoconhecimento, além de integrar mais ainda o aluno a Universidade. 

ACESSO À DIRETORIA

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Endereço: Av. Tenente Raimundo Rocha, s/nº - Bairro Cidade Universitária – CEP 63040-360 – Juazeiro do Norte/CE – (88) 35727203

Localização: Bloco I, subsolo, sala 26

Telefone: (88) 3572-7249 Diretoria; (88) 3572-7443 Serviço Social; (88) 3572-7418 Serviço Psicopedagógico

Horário de atendimento : 08:00 às 17:00h (A DAE está realizando estudo da demanda para ampliar o horário de funcionamento em alguns setores no período noturno).

Diretora de Assistência Estudantil: Cláudia Araújo Marco

Diretora Adjunta de Assistência Estudantil: Liana de A. Esmeraldo Pereira