Início do Conteúdo

Programas

Os programas institucionais da PROCULT têm periodicidade regular e promovem debates, experimentos, pesquisas, formações, além de fruição artístisca. Alguns desses programas são realizados em parceria com outras instuições culturais que atuam na região do Cariri, como o Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri (CCBNB Cariri) e a Escola de Saberes de Barbalha (ESBA). Essas parcerias foram estabelecidas por meio de um esforço da Pró-Reitoria em estabelecer uma rede de interlocução e atuação cultural na região.

I) Acorde Instrumental

O programa Acorde Instrumental traz ao Cariri nomes da música instrumental para apresentações no teatro do Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri e realiza ações pedagógicas com os estudantes do Curso de Música da UFCA. Este programa ocorre em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste no Cariri.

II) Artes Híbridas

O programa Artes Híbridas realiza ações transversais nas diversas linguagens artísticas, para que se possa refletir e debater o hibridismo no campo das artes e produzir intervenções mullinguíscas. A ideia do Programa de Artes Híbridas surgiu a parr do entendimento de que, apesar dos cruzamentos de linguagens e hibridismos de pensamento em Arte e Cultura promovidos à exaustão na contemporaneidade, ainda se anuncia ou se reivindica para as obras, ou resultados artísticos, o mote de uma unicidade de linguagem, seja na dança, na música, no cinema etc. Em seu primeiro ano, 2015, foram realizados, por exemplo, o grupo de discussão em arte e hibridismo e a publicação Baldio, que traz texto-imagem-palavra e intervenção na cidade de Juazeiro do Norte. Em 2016, foi lançado o segundo número da revista Baldio e está em fase de produção um documentário sobre os colevos artísticos do Cariri.

III) Birô Cariri

O Birô Cariri é um programa da PROCULT que fomenta a economia do Cariri por meio da qualificação da produção cultural, auxiliando os produtores a gerarem renda a partir da produção cultural. O Birô realiza mensalmente a Feira Cariri Criavo, que leva ao Largo da Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), no Crato, produtores criativos e apresentações artístiscoculturais de várias linguagens.

IV) Circulô

O programa Circulô promove a circulação da produção artístico-cultural da Universidade pelos campi da UFCA. O programa foi criado em 2016 e já realizou apresentações com grupos formados por discentes, docentes e membros da comunidade externa.

V) Cinema Nordeste

Programa em que um realizador do audiovisual nordestino é convidado para falar sobre sua produção, seu trabalho e todas as histórias relacionadas aos filmes realizados. A ideia é conhecer a cena audiovisual que não é acompanhada com facilidade pelos meios de comunicação de amplo acesso. Cineastas da região do Cariri cearense, da Paraíba e cearense radicado no Rio de Janeiro já estiveram no Cinema Nordeste.

VI) Conversas Filosóficas

O Conversas Filosóficas é um programa da PROCULT, em parceria com o Curso de Filosofia (UFCA) e o CCBNB Cariri, que tem por objevo refler filosoficamente sobre um tema contemporâneo, com a mediação de um palestrante convidado. A programação do Conversas Filosóficas visa à divulgação do debate filosófico para um público amplo.

VII) Cordas Brasileiras

O Programa Cordas Brasileiras traz ao Cariri grandes nomes das cordas dedilhadas, músicos de competência comprovada por seus currículos e performances, para realizarem ações artísticas e pedagógicas na região. As apresentações ocorrem nos espaços da UFCA e do CCBNB Cariri. Os convidados, além da apresentação musical, também realizam workshops e masterclasses.

VIII) Cultura e Sustentabilidade

O programa visa à discussão de temas ligados à sustentabilidade, com destaque para aqueles que se relacionam com a temática da permacultura, bem como a realização de práticas e ações que visem à disseminação da cultura da sustentabilidade na UFCA e nos seus territórios de impacto. O programa se estrutura em torno de três eixos centrais de ações:

a) Realização de debates, palestras ou seminários sobre as temáticas correlatas, a partir da vinda de convidados de renome nessas áreas;

b) Realização de oficinas temáticas práticas, envolvendo as tecnologias sociais ligadas à permacultura, abertas aos mais diversos públicos, especialmente fomentando os grupos locais que trabalham a temática;

c) Qualificação das ações de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) da UFCA e contribuição para a criação de uma cultura de sustentabilidade na Universidade.

IX) Histórias do Fazer

Reconhecendo a importância das várias práticas culturais existentes no Cariri, a PROCULT pensou em valorizar os processos que dão concretude a essas experiências e trazê-las para o cotidiano da Universidade. Por meio de encontros temáticos, em formato de roda de conversa, tem-se por objetivo trazer mestres e guardiões de saberes populares para, em diálogo horizontal, explanar sobre tais práticas e tais saberes. A ideia é pôr a comunidade acadêmica em contato com os mestres, e que desses encontros possa surgir uma maior compreensão acerca da vida desses guardiães e de como funcionam as práticas e manifestações vividas por eles.

X) Mediações Culturais

Promove reflexões e debates de ideias sobre temas relacionados aos eixos de atuação da PROCULT. A ideia é trazer periodicamente um conhecedor de assuntos ligados à Cultura para falar sobre temas da contemporaneidade. Partidos políticos, resistência feminista no Cariri cearense, fotografia, museus, poesia e arquivos foram alguns dos temas abordados nas edições já realizadas.

XI) Música e Educação

O programa Música e Educação consiste no fomento de grupos do Curso de Música da UFCA. Recebem apoio da PROCULT os seguintes grupos: Ancestrália, Camerata de Violões da UFCA, Coral da UFCA, Elas Sax, Escola de Música do Cariri (EMUC), Grupo de Percussão, Grupo de Saxofones, Grupo de Sopro (Banda de Música), Núcleo de Flauta Doce, Orquestra Sinfônica da UFCA, Teatro Musical.

XII) Na Trilha do Vinil

O programa Na Trilha do Vinil tem como objevo trazer ao público audições e conversas temáticas, abordando pontos que envolvem a criação e a produção dos discos de vinil, mídia surgida no final da década de 1940 para a reprodução musical. O programa, que tem seus encontros realizados no CCBNB Cariri, convida artístas e especialistas para apresentações de álbuns historicamente importantes, emblemácos de gerações e culturas diversas.

XIII) Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais

O Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais é um grupo que pesquisa os fenômenos culturais no Cariri cearense, aprofundando as reflexões sobre a cultura na região. Em 2015, o Observatório Cariri lançou sua primeira publicação, que é resultado da primeira pesquisa realizada pelo grupo: o livro Mostra SESC Cariri de Culturas 2014 – Perfil do Público. O Observatório também realizou outras pesquisas, como o mapeamento dos equipamentos culturais na região do Cariri, o mapeamento de pesquisas realizadas sobre Cultura na UFCA, e o mapeamento dos setores de cultura das universidades federais. Em 2018, está em andamento a aplicação do Censo de Cultura da comunidade acadêmica da UFCA, a fim de contribuir com a construção da política cultural desenvolvida pela PROCULT.

XIV) PROCULT Apresenta

PROCULT Apresenta é um programa criado para realizar ações culturais esporádicas, e abrange os nove eixos da Pró-Reitoria, possibilitando abrigar as ações que não se encaixam nos demais programas da PROCULT.

XV) Terça Musical

O Terça Musical consiste em uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Música da UFCA e o CCBNB Cariri, através da Pró-Reitoria de Cultura da UFCA. A ação movimenta o palco do CCBNB, em Juazeiro do Norte, com apresentações musicais de grupos formados por alunos e professores. O evento é realizado em uma terça-feira de cada mês, estabelecendo o contato da comunidade em geral com uma produção musical diversificada, gerada no ambiente das práticas e projetos do Curso de Música.

XVI) Projeto Terreiros

O Projeto Terreiros se constui como espaço de experimentação de novas metodologias de ensino, aproximando as vivências e o conhecimento acadêmico com as práticas e saberes próprios das tradições. Nesse sentido, o projeto pretende estabelecer o encontro entre uma disciplina, em seu conteúdo programáco, como uma experiência da Cultura e seus mestres.